Comunicar é aumentar a área de experiência comum. Ao fazê-lo, um líder costuma se socorrer de um dos mais ricos recursos da linguagem verbal: a metáfora. Considerada a linguagem dos deuses, a metáfora nos permite atingir o subconsciente de nossos interlocutores, impregnando-o com a visão e com as atitudes que deverão ser tomadas para alcançá-la.

Comunicar, acessar a mente de outro ser humano, é um processo que pressupõe integridade. Esta qualidade do líder é o cimento que mantém unidos os demais atributos da liderança. É a integridade que assegura comprometimento com a busca constante da excelência, garante abertura e transparência e gera credibilidade.

Ser íntegro significa guiar-se por um irrepreensível sistema de valores e dotar o grupo de trabalho, a empresa, enfim, de altos valores que a distingam das demais.

Um líder íntegro está sempre disponível para as pessoas; é sensível a suas necessidades, é generoso por natureza e preocupa-se com a integração de cada componente do grupo. Nele, os dois hemisférios cerebrais estão sempre em harmonia e ele pode, assim, criar um clima de harmonia geral, com otimização da energia vital.

Outro atributo indispensável à criação da visão é a intuição, conceituada como uma função do hemisfério cerebral direito que nos possibilita tomar decisões corretas a partir de dados incompletos. Esta maravilhosa habilidade tem sido reprimida sistematicamente pela visão mecanicista vigente durante todo o período de existência do paradigma newtoniano-cartesiano.

Felizmente, a quebra dos antigos padrões e a melhor compreensão do funcionamento da mente humana, está nos liberando para empregar este instrumento capaz de nos auxiliar na tarefa de “navegar” nas águas rápidas e caóticas da mudança. Afinal, a intuição tem sido historicamente a grande aliada dos navegadores- dos povos antigos aos grandes descobridores do ciclo das grandes navegações durante o Renascimento.

Um grupo de cérebros alinhados, pensando em conjunto, construindo uma poderosa egrégora, desenvolvendo um excelente processo de comunicação, demonstrando respeito mútuo e guiando-se pela intuição chegará a melhores resultados do que qualquer indivíduo sozinho.

Helena Gerenstadt
Historiadora E pesquisadora. Atua como Terapeuta Holística, com a Numerologia e o Tarô Egípcio. Publicou vários livros, como: Avalon e o Graal e outros Mistérios Arturianos, Cuidados Naturais para a Beleza e a Saúde, O Jogo Iniciático da Oca.

Email: gerenstadt@terra.com.br
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA