Urano se despede definitivamente de Áries e ingressa em Touro no dia 07/02/19. Urano já havia ingressado em Touro no dia 15/05/18, esteve em movimento retrógrado, revisitou Áries de 07/11/2018 a 06/03/2019. Permanecerá em Touro até abril de 2026. A rotação de Urano em torno do Sol dura aproximadamente 84 anos. Portanto, transita em cada signo numa média de 8 anos.

Na Astrologia, Urano representa inovação, liberdade e independência, mas também crises súbitas, rupturas, imprevistos, acontecimentos surpreendentes. É o espírito revolucionário, uma energia que vem para quebrar com a rigidez limitante e improdutiva. Urano está associado a grupos, à mente coletiva, eletricidade e tecnologia, fagulhas elétricas e relâmpagos que surgem do nada. Seu papel é fazer balançar as estruturas, trazer crises momentâneas, empreender mudanças e estimular novos paradigmas.

Antes de refletirmos sobre as tendências e o que podemos esperar, um pouco de “review”:

Urano esteve em Áries de 1927 a 1935, quando a ideologia nazista estava em ascensão e se tornou o embrião para a Segunda Guerra Mundial. Tivemos a quebra da Bolsa de Nova York, que provocou um caos financeiro mundial. Em seguida, quando Urano entrou em Touro, tivemos o aprofundamento da crise que, entre outras consequências, influenciou indiretamente a ascensão do nazismo (Hitler se tornou chanceler em 1933) e a Segunda Guerra Mundial, que ocorreu no período de Urano em Touro, entre 1935 e 1943. Uma guerra que representou a luta pela liberdade, contra a ideologia fascista e nazista.

Foi um período em que a economia global foi alterada e mapa político foi reorganizado. As mulheres começaram a ingressar de forma mais efetiva e distribuída no mercado de trabalho já que muitos homens estavam lutando na guerra.

Na década de 1930 e no começo da década de 1940, tivemos o lançamento de dois filmes inesquecíveis de Charles Chaplin e têm a ver com esse trânsito: em 1936 foi lançado Tempos Modernos, um filme que mostra o processo de automatização dos meios de produção e a mecanização do ser humano. Em 1940 foi lançado O Grande Ditador, um protesto poético contra os regimes ditatoriais, em especial o nazismo.

Em 2011, novamente com o ingresso de Urano em Áries, vivemos outra crise financeira mundial e o início da Guerra da Síria, que gerou o maior número de refugiados dos tempos atuais. O inovador Urano vestiu a armadura ariana, impulsionando descobertas e rompendo com tudo que é antigo. Foi um período relativamente turbulento, de muito frenesi e transformações pessoais e globais.

O horror do terrorismo político surgiu em todo o mundo de formas nunca experimentadas. Áries representa a individualidade e Urano é o planeta da consciência grupal. Nos últimos sete anos assistimos a vários movimentos sociais que refletem esse tema: o lugar dos indivíduos dentro do coletivo. A “Primavera Árabe”, o “Occupy Wall Street”, as Marchas das Mulheres… os direitos do indivíduo foram chamados dentro da consciência coletiva. Presenciamos a ascensão das redes sociais, o aumento do poderio tecnológico dos smartphones, a moda das selfies e os primeiros passos da realidade virtual.

Todas as inovações e invenções dos últimos anos ainda não tiveram muito tempo de serem assimiladas. Muitas coisas surgiram em grande velocidade e outras deixaram de existir na mesma velocidade. Com o ingresso de Urano em Touro esse ritmo tende a desacelerar. A preferência vai para a durabilidade e a obsolescência programada reduzirá um pouco a sua marcha.

URANO EM TOURO DE MAIO/2018 A ABRIL/2026
Touro é regido por Vênus, representa a economia, os bens, os valores, as posses, a agricultura, os recursos da terra. Podemos esperar uma revolução nesses assuntos. Mudanças, quebras, rupturas e inovações nas áreas comercial, tributária, bancária e financeira. As formas de pagamento podem sofrer transformação, todo o cenário econômico será influenciado de alguma forma. A relação que temos com o dinheiro e até mesmo a nossa noção pessoal de valores será renovada.

Touro representa o mundo material, o que consideramos importante para a segurança, a sobrevivência física. Também tem a ver com o merecimento, a autoestima e a valorização pessoal. Muitas das coisas que achamos que estão sob controle, com as quais nos sentimos seguros podem ser abaladas ou transformadas. A forma como buscamos a segurança física e material provavelmente mudará. Mudanças repentinas podem ocorrer em todo o nosso fluxo de alimentação, por exemplo.

Isso porque Urano sempre traz libertação e nos empurrará para novos paradigmas a respeito de tudo o que necessitamos (ou achamos que necessitamos). Tenhamos em mente que o Universo quer o nosso bem e tudo nos leva para algo maior e melhor.

Urano em Touro vai inspirar novas formas de pensar assuntos ligados a ganhos, sustento, alimentação, o que de fato tem valor e o que não tem. Muitas pessoas, por exemplo, poderão privilegiar mais tranquilidade ou uma relação mais próxima com a natureza, em detrimento de uma rotina aprisionadora.

Viveremos mudanças no mercado financeiro, relacionadas à tecnologia e à ciência. O capitalismo entra cheque mais uma vez, tendência reforçada pela interação de Saturno e Plutão no signo de Capricórnio. Podemos passar de uma economia baseada em petróleo para algo diferente, o que irá afetar as áreas de transporte, produção e negócios. Energia solar, carros elétricos, aumento na autonomia das baterias e todas as soluções inovadoras de produção de energia ganham destaque. A sociedade se torna mais consciente de que os recursos do planeta não são inesgotáveis e que é necessário mudar.

Com isso, novas formas de permuta de serviços e mercadorias podem surgir. Podemos esperar também a ascensão do compartilhamento de bens de consumo, novos modelos de negócios baseados em uso temporário, onde se paga pelo tempo de uso e não pela propriedade em si. Talvez ocorra o surgimento de uma nova moeda, com a expansão ou derrocada dos bitcoins, moeda digital autônoma que está provocando agitação no mercado. De qualquer forma, a distribuição de renda e riquezas será alterada.

A realidade virtual pode ganhar novo upgrade tecnológico, inspirando diversos debates sobre ilusão, realidade e até que ponto uma pode se fundir com a outra. Novas descobertas da física quântica podem revelar segredos do universo que desafiarão a nossa forma de encarar o mundo e a realidade que nos cerca. Isso, aliás, já está acontecendo.

Urano tem a ver com tudo o que é inovador e solidário. Cabe lembrar que Urano rege o signo de Aquário, signo que fala de humanitarismo e mais consciência do bem estar coletivo. Touro está relacionado ao corpo físico: este trânsito pode despertar a sociedade para a importância de uma vida mais saudável, de uma alimentação mais equilibrada. Os questionamentos e debates ecológicos podem entrar definitivamente na vida cotidiana, incitando novas discussões sobre controle de agrotóxicos, o papel e responsabilidade da indústria alimentícia em todo esse processo. O uso da terra, os movimentos de ocupação, colheita, armazenamento e aproveitamento do que foi cultivado também podem ganhar mais relevância.

Em suma, todo o aspecto material da nossa existência, desde a captação de recursos, passando pela produção, comércio, consumo e descarte ganha relevância.

COMO CADA UM SERÁ AFETADO?
Cada um de nós pode reinventar a noção de valores ou pode resistir. Quem optar por resistir provavelmente se sentirá mais abalado e, finalmente, deixado para trás quando o resto do mundo se mover para as inovações.

Para quem conhece seu mapa astral, quem possui o eixo Touro/Escorpião em pontos estratégicos, tem grandes chances de desempenhar um papel importante nessa nova fase do mundo. Touro, Capricórnio e Escorpião são signos de grande relevância dentro desse contexto.

Cabe lembrar que a influência astrológica atua gradualmente, ao longo do tempo conseguiremos analisar e sentir as mudanças em nosso sistema de valores. Cabe a nós fazermos nossas análises pessoais com consciência, informação, autoconhecimento e fé.

Aproveito pra perguntar: já fez seu mapa astral? Quem quiser encomendar um relatório por escrito do seu mapa astral comigo e saber onde está Urano no seu mapa, pode clicar aqui. Quem quiser pode assinar nossa newsletter aqui – http://altoastral.info/geral – e receber por email conteúdos exclusivos.

Sejamos felizes!

Marcelo Dalla
Formado em Comunicação pela ECA – USP. Estuda astrologia há 30 anos, atua profissionalmente como astrólogo no Brasil e em Portugal há 10 anos. Especializado em Astrologia Cármica. Terapeuta Florais de Bach e Xamanismo, também é artista gráfico e criador de mandalas. Publicou em Portugal os livros MANDALAS MÁGICAS e MANDALAS SIGNOS DO ZODÍACO, ambos pela editora Verso de Kapa.
www.marcelodalla.com

COMPARTILHAR