Olá, amigos!

O Sol ingressou em Virgem no dia 22/08/17. Virgem é um signo do elemento Terra. Critério, discernimento e eficiência são palavras-chave. Com a energia prática do Sol em Virgem, pode aprimorar técnicas de trabalho, incrementar serviços, organizar a rotina, cuidar melhor da alimentação, da saúde, do equilíbrio do corpo e das emoções, em nome de mais qualidade de vida.

A paisagem de Virgem é intricada e ordenada, tudo o que cresce dentro dela pode ser utilizado em benefício da raça humana. Ervas, folhas, plantas cujas raízes e flores podem ser transformadas em remédios para dores e doenças. Virgem nutre simpatia profunda em relação ao conhecimento de como utilizar os poderes da terra, os ciclos do tempo. Na via positiva, Virgem quer trabalhar em harmonia com a natureza, sem a atitude de conquista ou posse.

O virginiano está atento aos detalhes. Gosta de se sentir útil, de prestar serviços, cumprir prazos, formatar projetos, analisar, planejar, pensar, repensar e incrementar. Virgem é o “ver para crer”. O trabalhador metódico e eficiente lança mão da pesquisa, da investigação, da curiosidade e da flexibilidade. Esse talento é usado para criar práticas metodológicas com precisão e racionalidade. É como a ciência moderna que quer testar a natureza, melhorá-la e analisá-la, buscando uma explicação racional para facilitar o domínio sobre ela.

O Sol em Virgem predispõe a um sentido da lógica muito desenvolvido. De natureza escrupulosa e inquieta, revela aptidões para o raciocínio superior que lhe fazem perceber ideias incompreensíveis para os outros.

Não gosta particularmente do imprevisto, pode-se mesmo dizer que o detesta. Todas as coisas que escapam de seu controle o deixam nervoso. Isso indica uma ameaça de aflição e de problemas íntimos. É um ser hipersensível que tenta controlar as suas emoções. O nativo pode deixar transparecer com grande frequência certa timidez, enquanto que é simplesmente o seu orgulho e a sua reserva que o fazem ser visto como tal por aqueles que o rodeiam.

Principais qualidades: Aprimoramento, padrão de qualidade, sentido de utilidade, prestação de serviços, saúde, sistemas e métodos, perspicácia, organização, amor maduro.
Principais defeitos: Culpa pelo prazer, trabalho compulsivo, sabotagens, hipocondria, manias generalizadas, crítica impiedosa, “pré-ocupações”, sentimento de exploração, frieza, ceticismo.

É preciso cuidar para não se tornar crítico demais, cético e racional demais, cheio de manias ou até mesmo hipocondríaco. Ao julgar, classificar, compartimentar, pode ficar preso em detalhes e perder a visão do todo. Podem trabalhar demais e se esquecer do prazer. A vida pode ficar cinza, monótona e sem graça. É preciso cultivar autoestima. A magia, o encantamento, o romantismo, a imaginação, a fantasia, a transcendência e a espiritualidade estão lá do outro lado, em Peixes. Virgem é o fio-terra de Peixes e Peixes é a inspiração que falta para Virgem. Eis o caminho do meio!

Virgem na Mitologia:
As deusas virgens da mitologia não eram virgens no sentido sexual. A palavra latina “virgo” significa solteira, ou “dona do próprio nariz”. A autossuficiência fazia com que as deusas evitassem o papel de esposa. Senhora de si mesma, a deusa virgem vivia de acordo com sua própria vontade. Por exemplo, a deusa Astreia, conhecida como a defensora da justiça e das leis naturais, além de presidir os ciclos da natureza. Ofendida pela crueldade, arrogância e grosseria da raça humana, ela abandonou a Terra e se recolheu na abóboda celeste.

A deusa virgem da natureza é um símbolo antigo da integridade inviolável da própria terra. Apesar da abusiva violação dos recursos naturais pelo homem, a Terra (Gaia) preserva seus mistérios, seu poder e sua capacidade de renovação.

Virgem no amor:
O virginiano ama poucas vezes e poucas pessoas, mas é capaz de manter um relacionamento duradouro. Acredita num amor construído, mas não crê em paixões ou almas gêmeas. Pelo contrário, até reage, considerando paixões como doença ou um estado alterado de consciência.

Um sentimento honesto e verdadeiro leva tempo para se instalar, deve resistir a muitos testes. Só pode ser considerado como garantido e estabelecido depois do encantamento inicial, quando a excitação da conquista ofusca a realidade.

O amor do Virgem é sem truques e passionalidades, despojado de fantasias, prima pela verdade. Considera que estados passionais são imaturos, infantis, um tanto ridículos e efêmeros. Crítica e autocrítica são qualidades relevantes para Virgem. Ajudam a revela a essência das pessoas.

No amor, isso não pode ser diferente. O relacionamento só é julgado como um “caso de amor” depois de prolongado conhecimento, permeado de algumas interrupções. As pausas são importantes para que Virgem possa avaliar a falta que o outro faz.

Este é o modelo de amor mais maduro. Virgem custa a dizer que ama, nunca declara seu amor sem reflexão, verdade e até mesmo resistência. O amor deve nascer de argumentos lógicos. É um amor que surge lentamente, que deve vencer uma estrutura psíquica bastante crítica e cética, que teme ilusões.

Virgem na saúde:
Virgem tende a preocupar-se com a saúde e sua boa forma física. Os pontos fracos do virginiano são: os intestinos, o fígado, o baço, o duodeno, o pâncreas e o sistema nervoso. Dedica atenção ao seu regime alimentar e se interessa por dietas. Graças ao seu comportamento alimentar, o virginiano raramente adoece. Contudo, se alguma doença ocorrer, há tendência para artrite, artrose ou problemas no aparelho gastrointestinal. Para se curar, o nativo deste signo deve buscar principalmente medicamentos suaves, homeopáticos, fitoterápicos e naturais. É aconselhável praticar esportes.

 

Níveis evolutivos da alma:
1º nível de evolução: Vivencia a servidão. Os empregos de rotina, trabalhos que denunciam obrigações esforçadas, desadaptação e não liberdade. Quando o que faz não afirma suas reais capacidades, quando exerce uma função que não lhe é adequada, quando projeta no trabalho uma energia que não corresponde às qualidades. Se o trabalho não expressa prazer que nasce da convicção de suas capacidades, úteis ao mundo dos outros, o desequilíbrio energético acontece e a doença se manifesta.
2º nível de evolução: Neste nível encontra um trabalho já personalizado, onde já afirma uma capacidade própria, uma competência profissional que se traduz em realização, em afirmação pessoal. No entanto, ainda não altruísta, não generoso, não consciente do prazer da real contribuição.
3º nível de evolução: O prazer de ser útil, de fazer a diferença na vida das pessoas com suas capacidades e talentos se manifesta. Quando se disponibiliza em benefício dos outros, concretiza o seu potencial de intervenção própria no mundo, vive a consciência de enriquecer o mesmo mundo dando o melhor de si. Vivencia a missão de vida, o Serviço.

Marcelo Dalla
Formado em Comunicação pela ECA – USP.
Estuda astrologia há 30 anos e atua profissionalmente como astrólogo no Brasil e em Portugal há 10 anos.
Especializado em Astrologia Cármica, Terapeuta Florais de Bach e Xamanismo. Artista gráfico e criador de mandalas.
Publicou em Portugal os livros MANDALAS MÁGICAS e MANDALAS SIGNOS DO ZODÍACO, ambos pela editora Verso de Kapa.
Mantém uma coluna diária de astrologia no portal ASTROCLICK e coluna semanal no site
www.marcelodalla.com

 

Ilustração: Virgo – Llewellyn Worldwide

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA