Olá, amigos!

O Sol ingressa em Câncer no dia 21/06. Câncer (Caranguejo para os portugueses) é o primeiro signo do elemento Água, regido pela Lua. Tem início com o solstício de verão no hemisfério norte e de inverno no hemisfério sul. O caranguejo é uma criatura que depende de dois elementos para sobreviver. Seu habitat é a junção entre o mar e a terra, portanto, capaz de fazer a ponte entre dois mundos díspares. Esse simbolismo se reflete em sua necessidade de segurança material e emocional.

Traz lições sobre a sensibilidade, a intimidade, as emoções, o cuidado, a proteção e o acolhimento. Evoca também o passado, a ancestralidade, a história e a memória emotiva. É representado pelo animal de mesmo nome, com sua capacidade de andar para frente e para trás.

O canceriano aprende a valorizar as recordações e a atualizá-las, aproveitando os ciclos que se repetem. Varia seu humor junto com a mutante Lua: apresenta um temperamento emocional ora objetivo e ora subjetivo. É receptivo, sua estabilidade e equilíbrio vem das relações afetivas, do histórico e da vida familiar, da valorização dos sentimentos patrióticos e do local onde nasceu, dos condicionamentos do passado.

O Sol em Câncer inspira a criação e a fecundidade, o que concede boas probabilidades no plano material. As boas relações com aqueles que o rodeiam favorecem o aumento do patrimônio, sobretudo na segunda parte da vida. Possui forte instinto de proteção, grande intuição e capacidade imaginativa. É sensível e intuitivo. Porém tem um temperamento sonhador, com um toque de ingenuidade. O seu olhar é muitas vezes comparável ao de uma criança e a sua imaginação é muito fecunda.

Principais qualidades: Instinto maternal, patriotismo, sensibilidade, intuição, acolhimento, emoção, hereditariedade, proteção.
Principais defeitos: chantagens, medos, lamúrias, inconstância, aprisionamento ao passado, retenção compulsiva, superproteção, dependência e cobrança afetiva, desequilíbrio emocional.

O perigo é ficar apegado demais ao passado, melindroso demais, com medo do mundo, fechado em sua concha. Deve estar atento para controlar a avareza, não se tornar escravo de seus temores ou dependente emocional de hábitos, lugares, coisas ou pessoas. O equilíbrio está no signo oposto, Capricórnio, que traz a razão, a confiança e a praticidade. Para que realize seus sonhos, deve aprender a dar todos os passos necessários, com mais perseverança e pragmatismo. Tudo para que não perca as referências de ordem e estabilidade nas tensões emocionais, na turbulência interior, nas questões afetivas.

Câncer na mitologia:
Os gregos consideravam o caranguejo como uma criatura da deusa Hera, guardiã da família e do lar. Essa deusa protegia quem respeitava os laços do matrimônio, mas era ciumenta. Uma inimiga implacável dos filhos ilegítimos de Zeus. Quando Hércules, um dos filhos ilícitos de Zeus, estava lutando com a Hidra, ela enviou o caranguejo para morder o pé do herói e distraí-lo durante a luta. Com sua pinça poderosa, o caranguejo agarrou o calcanhar de Hércules e nada podia arrancá-lo dali. Hércules venceu a Hidra, mas mesmo assim, Hera colocou o crustáceo no céu em gratidão à sua lealdade. Hera e seu caranguejo simbolizam a estabilidade doméstica e a preservação dos laços familiares.

No Egito, o escaravelho é associado a este segmento no zodíaco. Como o besouro põe seus ovos numa bola de esterco que empurra até que as larvas eclodam, os egípcios o viam como símbolo de uma nova vida. Associaram o signo com o mistério da fonte espiritual da vida e com a lealdade emocional aos valores do passado.

Planeta regente: Lua
Representa os condicionamentos, instintos e necessidades emocionais, como reagimos aos outros, os hábitos compulsivos, a relação com a mãe na infância, como nos sentimos a respeito da maternidade, o arquétipo feminino.

Câncer no amor:
Sensível e protetor, o Canceriano gosta de inventar formas de cuidar do outro. Tudo para tornar-se necessário e exercer com carinho suas artes lunares. É difícil resistir a seus rituais de conquista e seus requintados mimos. Em pouco tempo, a pessoa já está deitada em seu colo.

Quem não quer alguém carinhoso e disponível para atender seus mínimos desejos? Quem não gosta de receber atenções? O canceriano, com sua aguçada intuição, estuda a personalidade do ser amado e descobre todas as nuances de seus desejos e necessidades. Consegue adivinhar o que o outro precisa ter, corre para suprir e providenciar.

Consegue expressar seu carinho com gestos silenciosos, sem palavras, sem propaganda. Um presente doado, um ouvido atento, um abraço, uma conta paga na surdina, uma manta para cobrir o ser amado que dorme, são declarações de amor pungentes, que testemunham seu potencial afetivo.

Inclusive na arte de presentear, o canceriano objetiva mais a preferência do outro. É capaz de comprar aquilo que o outro deseja, mesmo que não compartilhe do mesmo gosto.

Mas o canceriano também tem seu lado excessivamente sentimental, é emocionalmente inconstante. Não suporta pessoas agressivas, frias, mandonas e ingratas. O parceiro deve compreender seus sentimentalismos e mostrar-se um companheiro fiel para que o relacionamento perdure.

Câncer na saúde:
Na saúde, deve vigiar particularmente o esôfago, o estômago, o duodeno, o fígado, o peito, a caixa torácica, os peitorais e as membranas mucosas. Há tendência para se fechar em si próprio e interiorizar as suas emoções. Como consequência, pode somatizar gastrite ou úlceras estomacais. É preciso cuidado para não envenenar a sua vida com emoções negativas. O mínimo mal-estar pode assumir aos seus olhos uma dimensão importante. Na segunda parte da vida, deve ser acompanhado por um médico, pois há tendência para desenvolver uma doença psicossomática.

Níveis evolutivos da alma:
1º nível de evolução: corresponde à memória mais recente, a família, a intimidade, o mundo privado e o modo como a privacidade é sentida. A casa é o refúgio da sua imaturidade.
2º nível de evolução: A memória se torna mais vasta e abrangente. A pátria e a terra onde nasce são vivenciadas como uma família maior. Valoriza suas raízes coletivas, históricas e socioculturais.
3º nível de evolução: Desenvolve o equilíbrio emocional, supera inseguranças e temores. Suas qualidades potenciais que antes estavam submersas no inconsciente são compreendidas e consciencializadas.

Marcelo Dalla
Formado em Comunicação pela ECA – USP.
Estuda astrologia há 30 anos e atua profissionalmente como astrólogo no Brasil e em Portugal há 10 anos.
Especializado em Astrologia Cármica, Terapeuta Florais de Bach e Xamanismo. Artista gráfico e criador de mandalas.
Publicou em Portugal os livros MANDALAS MÁGICAS e MANDALAS SIGNOS DO ZODÍACO, ambos pela editora Verso de Kapa.
Mantém uma coluna diária de astrologia no portal ASTROCLICK e coluna semanal no site
www.marcelodalla.com

 

Ilustração: Cancer – Llewellyn Worldwide

DEIXE UMA RESPOSTA