O Sol ingressa em Aquário no dia 20/01/18. Aquário é um signo de Ar, visionário, inteligente, inovador e pioneiro, que gosta de pensar no coletivo. Gosta de olhar para o futuro, de questionar regras, dogmas e tabus obsoletos. O Sol em Aquário inspira o olhar vanguardista, a liberdade, a igualdade e a fraternidade. Gosta de pensar no coletivo, mas também preza a individualidade. A ideia é essa: cada um com sua personalidade e seus talentos únicos colaborando para o sucesso do conjunto.

Na paisagem de Aquário, a engenhosidade do homem domina a natureza. As grades invenções do mundo antigo, desde a roda, o aqueduto, a cerâmica e o concreto são resultado da nossa capacidade de investigar as leis da natureza e usá-las para o benefício da sociedade. A paisagem de Aquário é também vasta, cheia de horizontes e possibilidades. A família humana gera o espírito de exploração e colaboração para que novas descobertas sempre aconteçam.

O aquariano cultiva o entendimento de que somos parte de um todo que se organiza de acordo com uma ordem, que devemos enfrentar os problemas sociais e apresentar soluções. Aquário é um signo mental, não tem muita paciência para pequenos sentimentalismos. Está mais inclinado para grandes causas e ideais.

Tem grande imaginação, inventividade, dificuldade de aceitar imposições e alimenta um desejo permanente de renovação. Tem um quê de rebelde e excêntrico, pode se sentir muitas vezes incompreendido e indignado com as injustiças sociais. O grande desafio do aquariano é transformar essa rebeldia, tornando-se um revolucionário que consegue quebrar com velhos padrões e trazer as novas ideias para a realidade.

Deve aprender a ter mais paciência com o tempo das coisas, pois seu raciocínio é veloz. Aquário prepara o mundo de amanhã e quer o futuro já. Mas Saturno é o antigo regente do signo, ensinando que a liberdade deve vir junto com a responsabilidade e que sem determinação para realizar as metas visionárias, nada feito. Outra característica do signo é a dificuldade de fazer contatos mais íntimos, pois tende a pensar apenas coletivamente, a ser mais racional e por isso, mais objetivo e mais frio.

Aquário é irreverente, anda na contramão do senso comum e necessita ser radical para ser ouvido. Mexe com preconceitos arraigados, deixa marcas de sua passagem como um vendaval no quintal. Não tolera qualquer aprisionamento, ou qualquer rotina.

Principais qualidades: Liberdade, esperança, criatividade, originalidade, humanitarismo, solidariedade, amor amigo, ajudas e proteções, independência.

Principais defeitos: Contestação, agressividade, rebeldia, nervosismo, inimizade, autoritarismo, insubmissão, excentricidade, radicalismo.

O Aquariano tem um sentido muito grande da amizade, adora fazer amigos e expandir sua rede social. Porém a tendência é reagir aos sentimentos e à afetividade. O equilíbrio está no signo oposto – Leão. Embora sejam pioneiros e originais, os aquarianos devem aprender a confiar mais em seu próprio poder. Desenvolver a alegria de viver e a disciplina, evitar as incertezas e o pessimismo. Os aquarianos devem se conectar com seu coração para sentir que a vida é única. Isso sem dúvida vai ajudá-los a se relacionarem mais intimamente, a compreenderem que os objetivos e anseios pessoais podem ser tão nobres quanto os anseios universais.

Aquário na Mitologia:
Para os egípcios, o bondoso deus Hapi carregava nos ombros um grande cântaro, por onde se derramavam as águas do rio Nilo. Os gregos o viam como Ganimedes, por quem Zeus se apaixonou e que tinha a função de levar a ambrosia aos deuses.

Mas a figura que melhor representa Aquário não é um portador da água, mas sim do fogo. Os gregos o chamavam de Prometeu – aquele que tem premonição. Ele roubou a chama de Zeus e a ofereceu aos seres humanos, para que pudessem aprender a viver como criaturas civilizadas.

A substância mágica que o aguadeiro carrega, seja água, fogo ou o elixir da vida, não é de fácil definição. O mito de Prometeu sugere que é o poder mental, a sabedoria, o conhecimento inspirado que Aquário demonstra, para criar um mundo mais eficiente, em que todos tenham o seu papel e contribuam para o bem comum.

Planeta Regente: Urano
Representa o espírito revolucionário, a individualidade, a excentricidade, a ousadia, a originalidade. A necessidade de sermos únicos e distintos. As surpresas, a quebra de continuidade, as mudanças bruscas, os imprevistos e as reviravoltas.

No amor:
O aquariano positivo ama de uma forma desprendida e jovial. Gosta de trocar ideias, de deliciar-se com longas conversas. Coração e mente devem estar na mesma sintonia. O namoro decorre em meio a intermináveis conversações, pois faz questão de conhecer o que se passa na mente do outro. Pela voz, pela palavra, pela maneira de falar, avalia se é possível uma boa relação.

É um signo mental, não privilegia grandes paixões. Sabe que tais explosões de sentimento não são duradouras, são efêmeras como uma chama. O amor aquariano pode ser mais duradouro e se transformar numa grande e prazerosa amizade, numa forma de amor que amor que resiste ao tempo.

É um signo de natureza livre, busca encontrar o equilíbrio entre o compromisso numa parceria e o respeito à individualidade. Escolhe alguém a quem admire muito, mas que não interfira na sua maneira de ser. Por ser extravagante e imprevisível, é de difícil convivência. Não é qualquer pessoa que se adapta aos seus altos e baixos.

O parceiro tem que ser especial, tem que cultivar uma autoestima elevada, ser autoconfiante e de bem com a vida. Aquário não suporta melodramas ou se sentir preso, precisa de alguns momentos para respiro e distanciamento. O parceiro também deve ser caloroso para compensar sua dificuldade de expressar afeto. Aquário pode amar muito, mas é um amor mais contido, por vezes até reprimido.

Apesar de sua necessidade de independência, Aquário pode viver melhor casado. O parceiro pode ensiná-lo a abrir seu reservatório de amor. Mas não se deve esperar romantismos excessivos, declarações efusivas e textos dramáticos, que para ele são demonstrações de insegurança.

Aquário não se acomoda quando a relação estiver esgotada. Prefere uma separação a uma convivência forçada, acredita no direito a novos relacionamentos. Se não deu certo, por que não tentar de novo?

Na saúde:
No corpo, as partes vulneráveis do Aquário são: os joelhos, as pernas, os tornozelos, os pés, as articulações e todo o sistema sanguíneo. Sob a aparência de fragilidade, o nativo deste signo é na verdade resistente às doenças. Com a idade, há tendência para patologias relacionadas à má circulação sanguínea. Deve também vigiar os rins, o coração e os nervos. O melhor remédio para o aquariano é a atividade e a distração. Quando está com a mente ocupada, está feliz e não tem tendência para pensar em coisas tristes.

Níveis evolutivos da alma:
1º nível de evolução: Faz amigos por identificação. Traduz o tipo de qualidade que a amizade pode estimular, a capacidade de ter ou não ter amigos. Amigos, entendidos como aqueles com quem se partilha algo em comum. Os que despertam um sentimento de troca, de movimento, de libertação.
2º nível de evolução: Desenvolve a capacidade de realizar com os outros. É a identificação com um grupo, o prazer do trabalho em equipe, que traz a consciência de que não estamos sós. O sentimento de solidariedade desperta quando se associa a novos projetos, dinâmicos, com objetivos de transformação social. Os que atualizam a Cultura e abrem o Futuro.
3º nível de evolução: É a Consciência Cósmica. A Mentalidade da Nova Era ou Consciência Aquariana. Apreende a intenção evolutiva de um Universo em expansão. Afirma-se como ser universal, consciente da sua evolução planetária, sabendo-se uma parte Individualizada desse organismo vivo que é a Humanidade, conhecendo-se como um elo dessa Imensa cadeia cósmica, onde cada um tem o lugar que é seu. Ao chegar a este alto nível de consciência, desperta para a sua responsabilidade de estar no mundo. Vibra na alta frequência humanitária da grande família humana de que faz parte. Ao assumir o que tem de único e individualizado, acrescenta de um modo solidário algo de seu ao movimento de evolução coletiva. Contribui para um futuro melhor, mais fraterno, libertador.

Marcelo Dalla
Formado em Comunicação pela ECA – USP.
Estuda astrologia há 30 anos e atua profissionalmente como astrólogo no Brasil e em Portugal há 10 anos.
Especializado em Astrologia Cármica, Terapeuta Florais de Bach e Xamanismo. Artista gráfico e criador de mandalas.
Publicou em Portugal os livros MANDALAS MÁGICAS e MANDALAS SIGNOS DO ZODÍACO, ambos pela editora Verso de Kapa.
Mantém uma coluna diária de astrologia no portal ASTROCLICK e coluna semanal no site
www.marcelodalla.com

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA