Olá, amigos!
O velho Saturno fica retrógrado de 29/04 a 18/09/19. Sua retrogradação acontece todo ano, em média por 5 meses: durante este período é preciso mais cautela ao fazermos dívidas e investimentos de longo prazo. Mais responsabilidade em relação a prazos e compromissos. Mais estudos e planejamentos antes de tomarmos grandes decisões, como mudar de emprego ou inaugurar uma empresa.

ESTRUTURA é uma das palavras-chave de Saturno. Então, tudo o que não estiver bem estruturado deve ser revisado. Quem for inaugurar uma empresa deve se certificar que tudo está nos conformes. Na verdade, com Saturno retrô, não é o período ideal pra isso. Eu adiaria grandes compromissos como este pra segundo semestre. Mas, se não tiver outro jeito, vale consultar um astrólogo de confiança pra escolher uma data de inauguração com outros aspectos benéficos, que compensem a retrogradação de Saturno.

Precisamos rever todas as nossas estruturas e bases, verificar se as coisas que viemos construindo nos últimos tempos estão assentadas em bases sólidas que possam sustentá-las. Assim como um prédio que precisa de alicerces firmes para ter muitos andares, Saturno também só nos permite crescer quando criamos bases sólidas e fortes. É tempo de rever, refazer, reconstruir e principalmente reconhecer o terreno onde estamos criando nossas bases.

No nosso mapa pessoal, por onde Saturno transita em retrogradação, cria circunstâncias onde os assuntos da casa pedem mais atenção, esforço e consciência. Obriga a objetividade, humildade, disposição para corrigir e amadurecer. Podemos atrair situações que trazem consciência do nosso comportamento em relação àqueles assuntos e revela o que deve ser feito para nos desenvolvermos naquele momento. Se algo estiver exagerado, há uma retração. Mas se estiver tudo nos conformes e aquém do esperado, pode gerar conhecimento, experiências, mais estrutura e possibilitar resultados.

SATURNO EM CAPRICÓRNIO
O senhor do carma e do tempo ingressou em Capricórnio no dia 20/12/17, signo de sua regência. O melhor lugar onde poderia estar, uma posição de majestade no céu. Portanto, excelente para que possa cumprir suas funções. Transitará neste signo até 22/03/20 e depois de 01/07 a 17/12/20.

Ganha quem cultivar suas qualidades: responsabilidade, competência, economia, otimização de recursos, comprometimento, profissionalismo, determinação. Quem souber escolher metas com clareza e consciência. Além da perseverança em nossos objetivos, as escolhas tendem a ser mais duradouras. O progresso contínuo fica mais valorizado. A prioridade vai para o que já foi testado e aprovado com o tempo.

Saturno traz as recompensas para investe nos estudos, quem sabe poupar, quem trabalha duro, quem se dedica. E pode trazer as consequências para as irresponsabilidades também.

Aliás, Saturno é temido pelo seu rigor e disciplina. Na Astrologia tradicional é conhecido como o “grande maléfico”. Mas felizmente as consciências mudam! Sabemos que sem limites, sem estrutura, mestria, competência e responsabilidade não é possível crescer com consistência e solidez.

Maturidade é quando abdicamos de resultados ou prazeres imediatos em prol de melhores resultados a médio e longo prazo. No alto da montanha podemos obter uma visão mais clara e ampla. No entanto, o caminho para o topo não se faz sem esforço, treino e peso.

Para quem conhece seu Mapa Astrológico: é importante dedicar-se aos assuntos relacionados à casa astrológica onde temos Capricórnio. também vivemos mais a fundo questões ligadas à casa astrológica e o signo onde temos Saturno Natal e o Meio do Céu.

Em linhas abrangentes os assuntos a tratar serão estes:
– Aprender a ser mais objetivo, determinado.
– Aprender a se ajustar à força da autoridade.
– Superar o medo de não conseguir realizar.
– Superar o medo de não saber exercer autoridade.
– Lidar com questões de dúvida, cansaço, peso e convicção.
– Assumir responsabilidades.

São trânsitos que tratam de questões mentais e emocionais, geralmente não acarretam em doenças físicas. Não é fácil. Porém essencial para nos conhecermos melhor. De minha parte, estou disposto a aprender como chegar lá, no topo da montanha. E vocês?

SATURNO + PLUTÃO
Já havia falado dessa grande conjunção nas previsões para o ano de 2019. Saturno já se aproxima de Plutão em Capricórnio, mas ambos ficarão retrógrados. Vão se encontrar no final do ano e no início de 2020, quando esse encontro tende a manifestar seus efeitos mais expressivos.

Esse é um aspecto tenso, que pede economia de recursos. Saturno rege os ossos, as estruturas, os alicerces, as muralhas, os chefes, e as hierarquias de poder. Plutão é o senhor do submundo, rege as forças de transformação e aniquilação do que está doentio. Quando esses dois planetas se encontram, estruturas rígidas e desnecessárias podem desmoronar.

Coletivamente pode haver restrição da liberdade por causa de um sentimento de ameaça, seja devido a fatores reais ou imaginários.

É tempo de reconstruir estruturas, de buscar curas, de eliminar o que prejudica nosso crescimento e nossa evolução. Para nos ajudar, durante todo o ano Saturno também segue em harmonia com Netuno em Peixes. Ficamos mais inspirados para vencer as dificuldades. É provável que venhamos a descobrir a cura para doenças, novas terapias podem surgir.

Ficamos mais conscientes das possibilidades de realização dos nossos sonhos. Projetos idealizados há muito tempo podem ser concretizados. Ao mesmo tempo, podemos evitar ou abandonar projetos inviáveis. Justamente por causas das dificuldades coletivas, ganha quem investir no desenvolvimento espiritual, nos projetos humanitários, na solidariedade, no trabalho voluntário.

Sejamos felizes!

Marcelo Dalla
Formado em Comunicação pela ECA – USP.
Estuda astrologia há 30 anos e atua profissionalmente como astrólogo no Brasil e em Portugal há 10 anos.
Especializado em Astrologia Cármica, Terapeuta Florais de Bach e Xamanismo. Artista gráfico e criador de mandalas.
Publicou em Portugal os livros MANDALAS MÁGICAS e MANDALAS SIGNOS DO ZODÍACO, ambos pela editora Verso de Kapa.
Mantém uma coluna diária de astrologia no portal ASTROCLICK e coluna semanal no site
www.marcelodalla.com

COMPARTILHAR