Olá, amigos!
O velho Saturno fica retrógrado de 07/04 a 26/08/17. Esse planeta fica retrógrado todo ano em média 5 meses e durante este período é preciso mais cautela ao fazermos dívidas e investimentos de longo prazo. Mais responsabilidade em relação a prazos e compromissos. Mais estudos e planejamentos antes de tomarmos grandes decisões, como mudar de emprego ou inaugurar uma empresa.

ESTRUTURA é uma das palavras-chave de Saturno. Então, tudo o que não estiver bem estruturado deve ser revisado. Quem for inaugurar uma empresa deve se certificar que tudo está nos conformes. Na verdade, com Saturno retrô, não é o período ideal pra isso. Eu adiaria grandes compromissos como este pra segundo semestre. Mas, se não tiver outro jeito, vale consultar um astrólogo de confiança pra escolher uma data de inauguração com outros aspectos benéficos, que compensem a retrogradação de Saturno.

Precisamos rever todas as nossas estruturas e bases, verificar se as coisas que viemos construindo nos últimos tempos estão assentadas em bases sólidas que possam sustentá-las. Assim como um prédio que precisa de alicerces firmes para ter muitos andares, Saturno também só nos permite crescer quando criamos bases sólidas e fortes. É tempo de rever, refazer, reconstruir e principalmente reconhecer o terreno onde estamos criando nossas bases.

No nosso mapa pessoal, por onde Saturno transita em retrogradação, cria circunstâncias onde os assuntos da casa pedem mais atenção, esforço e consciência. Obriga a objetividade, humildade, disposição para corrigir e amadurecer. Podemos atrair situações que trazem consciência do nosso comportamento em relação àqueles assuntos e revela o que deve ser feito para nos desenvolvermos naquele momento. Se algo estiver exagerado, há uma retração. Mas se estiver tudo nos conformes e aquém do esperado, pode gerar conhecimento, experiências, mais estrutura e possibilitar resultados.

SATURNO EM SAGITÁRIO
Saturno transitará por Sagitário até 21/12/17. Saturno é o mestre que cobra competência por onde passa. Nesse signo, a grande tendência é: cortar as asas da expansão sem controle. Cultivar a noção da realidade para que nossos vôos sejam mais bem sucedidos. Sonhamos com mundos distantes, mas precisamos aprender a superar as restrições, adquirir consciência e responsabilidade para chegar aos destinos traçados com maturidade.

Saturno retrógrado em Sagitário traz mais exigências quanto à qualidade dos estudos e atividades que exijam inteligência. Nos assuntos relacionados ao saber e ao desenvolvimento espiritual. Os sacerdotes e dirigentes espirituais que fazem seu trabalho de forma irresponsável ou desonesta podem contar com a cobrança deste planeta. Os mestres e professores também.

A ideia é expandir, crescer, produzir avanços pouco a pouco. Crescer direito, de forma segura e duradoura. Os países, as empresas e as pessoas que têm feito seu dever de casa podem se beneficiar com melhores índices de expansão. Questões éticas tendem a ser tratadas com mais seriedade. Crescer “a qualquer preço” é uma ideia que se torna cada vez mais contraproducente.

VÊNUS/SATURNO
Além disso e para reforçar essa tendência, Saturno forma um aspecto tenso com o planeta Vênus, que também segue retrógrado até 15/04. Esta quadratura se prolongará até 28/04. O grande aprendizado é ajustarmos as ilusões e expectativas nos relacionamentos, nos investimentos e nas finanças. É bom repetir: temos que avaliar bem os custos de um projeto, um investimento, uma contratação de serviços, um acordo uma parceria. É preciso cuidado para não assumirmos dívidas além das possibilidades.

A grande lição é simplificar, economizar, administrar bem os recursos e não pecar pelo excesso de otimismo. Tudo o que for supérfluo tende a ser cortado, em nome da estrutura básica e das despesas fixas.

Vênus segue em Peixes. Outro grande tema em destaque para o período é a FÉ. Sobre que bases nossa fé está assentada? Essa configuração pode limpar ilusões, pra que possamos perseverar em nossos sonhos mais caros e conscientes. Cabe refletir sobre nossas carências, sobre a crença em nosso merecimento, sobre nossa autoestima e nossos valores em geral.

Das lições mais enriquecedoras na vida: não criar expectativas nos relacionamentos, não tentar mudar ninguém, não cobrar nada, entregar, soltar, deixar ir… e acima de tudo, cuidar muito bem de nós mesmos. Oferecer amor, ao invés de pedir. Compartilhar, ao invés de exigir. Agradecer, ao invés de se queixar e sentir insatisfação.

Mais um motivo para cultivarmos o autoconhecimento e a expansão da consciência. Tudo pra que possamos ganhar fé na vida e fé em nós mesmos, cultivarmos nossos talentos e nos conectarmos com nosso propósito de Alma. Se assim fizermos, garantimos caminhos abertos para o crescimento e a realização de nosso trabalho.

Sejamos felizes!

Marcelo Dalla
Formado em Comunicação pela ECA – USP.
Estuda astrologia há 30 anos e atua profissionalmente como astrólogo no Brasil e em Portugal há 10 anos.
Especializado em Astrologia Cármica, Terapeuta Florais de Bach e Xamanismo. Artista gráfico e criador de mandalas.
Publicou em Portugal os livros MANDALAS MÁGICAS e MANDALAS SIGNOS DO ZODÍACO, ambos pela editora Verso de Kapa.
Mantém uma coluna diária de astrologia no portal ASTROCLICK e coluna semanal no site
www.marcelodalla.com

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA