Olá, amigos!
O velho Saturno fica retrógrado de 11/05 a 30/09. Antes que fiquem assustados, é bom avisar: sua retrogradação acontece todo ano, em média por 5 meses. Saturno pede revisões nos assuntos que ele rege: trabalho, carreira, responsabilidade, comprometimento, repeito aos limites, estrutura…

Durante este período é preciso mais cautela ao fazermos dívidas e investimentos de longo prazo. Mais responsabilidade em relação a prazos e compromissos. Mais estudos e planejamentos antes de tomarmos grandes decisões, como mudar de emprego ou inaugurar uma empresa.

ESTRUTURA é uma das palavras-chave de Saturno. Então, tudo o que não estiver bem estruturado deve ser revisado. Quem for inaugurar uma empresa deve se certificar que tudo está nos conformes. Na verdade, com Saturno retrô, não é o período ideal pra isso. Eu adiaria grandes compromissos como este pra segundo semestre. Mas, se não tiver outro jeito, vale consultar um astrólogo de confiança pra escolher uma data de inauguração com outros aspectos benéficos, que compensem a retrogradação de Saturno.

Precisamos rever todas as nossas estruturas e bases, verificar se as coisas que viemos construindo nos últimos tempos estão assentadas em bases sólidas que possam sustentá-las. Assim como um prédio que precisa de alicerces firmes para ter muitos andares, Saturno também só nos permite crescer quando criamos bases sólidas e fortes. É tempo de rever, refazer, reconstruir e principalmente reconhecer o terreno onde estamos criando nossas bases.

No nosso mapa pessoal, por onde Saturno transita em retrogradação, cria circunstâncias onde os assuntos da casa pedem mais atenção, esforço e consciência. Obriga a objetividade, humildade, disposição para corrigir e amadurecer. Podemos atrair situações que trazem consciência do nosso comportamento em relação àqueles assuntos e revela o que deve ser feito para nos desenvolvermos naquele momento. Se algo estiver exagerado, há uma retração. Mas se estiver tudo nos conformes e aquém do esperado, pode gerar conhecimento, experiências, mais estrutura e possibilitar resultados.

SATURNO EM AQUÁRIO/CAPRICÓRNIO
Saturno colocou seus pés em Aquário esse ano, em 23 de março. Vai voltar pra Capricórnio em 02 de julho. Ingressa definitivamente em Aquário no final do ano, em 17 de dezembro de 2020, ficando por lá até 07 de março de 2023.

Em Aquário, Saturno anuncia que vamos pra uma nova realidade. Porém, velhos modelos, instituições e estruturas sem alma precisam ser deixadas para trás. Alás, Júpiter fica retrógrado no dia 15/05 também. Até Setembro teremos Júpiter, Saturno e Plutão retrógrados no último decanato de Capricórnio.

É tempo de reconstruir estruturas, de buscar curas, de eliminar o que prejudica nosso crescimento e nossa evolução.

É importante revermos metas, ganharmos clareza e consciência em nossos empreendimentos. Saturno traz as recompensas para investe nos estudos, quem sabe poupar, quem trabalha duro, quem se dedica. E pode trazer as consequências para as irresponsabilidades também.

Sabemos que sem limites, sem estrutura, mestria, competência e responsabilidade não é possível crescer com consistência e solidez. Maturidade é quando abdicamos de resultados ou prazeres imediatos em prol de melhores resultados a médio e longo prazo. No alto da montanha podemos obter uma visão mais clara e ampla. No entanto, o caminho para o topo não se faz sem esforço, treino e peso.

Para quem conhece seu Mapa Astrológico: é importante dedicar-se aos assuntos relacionados à casa astrológica onde temos o último decanato de Capricórnio. Também vivemos mais a fundo questões ligadas à casa astrológica e o signo onde temos Saturno Natal e o Meio do Céu.

Em linhas abrangentes os assuntos a tratar serão estes:

  • Refletir sobre a responsabilidade social e a consciência de cidadania.
  • Aprender a ser mais objetivo, determinado.
  • Aprender a se ajustar à força da autoridade.
  • Superar o medo de não conseguir realizar.
  • Superar o medo de não saber exercer autoridade.
  • Lidar com questões de dúvida, cansaço, peso e convicção.
  • Assumir responsabilidades.

Gosto do que diz a colega Isabel Muller: “A necessidade é inovar, já que a realidade pré existente está ruindo, em todos os setores. É preciso assumir a responsabilidade que este movimento de renovação e reinvenção implica, usando a experiência adquirida ao longo do tempo, mas compreendendo que nada mais é como antes.

‘Voltar à normalidade’ é algo que não mais existe e nem existirá. O tempo, o comprometimento e o amadurecimento trarão a construção de novas realidades, depois de tudo o que está indo embora em nossas vidas.

É um poderoso despertar, mesmo que às vezes, por meio da dor.
Mas um acordar necessário, para uma vida mais íntegra e baseada em valores essenciais e verdadeiros.”

Justamente por causas das dificuldades coletivas, ganha quem investir no desenvolvimento espiritual, nos projetos humanitários, na solidariedade, no trabalho realizado com consciência.

Sejamos felizes!

Leia também:
SATURNO EM AQUÁRIO
DESCUBRA TALENTOS ATRAVÉS DE SATURNO EM SEU MAPA
O FAMOSO RETORNO DE SATURNO

Marcelo Dalla
Formado em Comunicação pela ECA – USP.
Estuda astrologia há 30 anos e atua profissionalmente como astrólogo no Brasil e em Portugal há 14 anos.
Professor, de Astrologia, especializado em Astrologia Cármica. Terapeuta Florais de Bach e Xamanismo. Artista gráfico e criador de mandalas.
Publicou em Portugal os livros MANDALAS MÁGICAS e MANDALAS SIGNOS DO ZODÍACO, ambos pela editora Verso de Kapa. Escreve para o portal IG, para o movimento @naturalvibe, para o ASTROCLICK e o Dalla Blog:
www.marcelodalla.com

COMPARTILHAR