O planeta Saturno estava retrógrado desde 12/05 e no dia 29/09 retoma a rota direta em Capricórnio. Sua retrogradação acontece todo ano, em média por 5 meses: durante este período é preciso mais cautela ao fazermos dívidas e investimentos de longo prazo. Mais responsabilidade em relação a prazos e compromissos. Mais estudos e planejamentos antes de tomarmos grandes decisões, como mudar de emprego ou inaugurar uma empresa.

No nosso mapa pessoal, por onde Saturno transita em retrogradação, cria circunstâncias onde os assuntos da casa pedem mais atenção, esforço e consciência. Se algo estiver exagerado, há uma retração. O planeta traz limites, nos briga a cultivar objetividade, humildade, disposição para corrigir e amadurecer.

Agora, com Saturno direto, ganha quem verificou se os projetos estão assentados em bases sólidas, que possam sustentá-los. Assim como um prédio que precisa de alicerces firmes para ter muitos andares, Saturno só nos permite crescer quando criamos bases firmes fortes.

As empresas que estiverem bem estruturadas podem crescer. Projetos que não andavam recuperam chances de concretização. Ganhamos mais clareza a cerca de propósitos profissionais, vocação e metas de vida também.

Porém, Saturno se encontra mais uma vez com Plutão em outubro/novembro e faz quadratura com Marte (que segue retrógrado). Saturno restringe nossas iniciativas, pedindo mais planejamento, determinação e maturidade. Velhas estruturas que não mais se sustentam estão prestes a desabar.

Vamos continuar a cultivar cautela para evitar atitudes imprudentes! Vamos trabalhar o individualismo excessivo, a pressa, a impaciência, a ansiedade, os desejos imediatistas do ego, que podem trazer prejuízos. Saturno ensina sobre o respeito ao tempo e aos limites.

Ainda mais porque Saturno está poderoso em Capricórnio, signo de sua regência. Saturno traz as recompensas pra quem sabe cultivar responsabilidade, competência, economia, otimização de recursos, comprometimento, profissionalismo, determinação.

Marcelo Dalla
Formado em Comunicação pela ECA – USP.
Estuda astrologia há 30 anos e atua profissionalmente como astrólogo no Brasil e em Portugal há 13 anos.
Professor de Astrologia, especializado em Astrologia Cármica, Terapeuta Florais de Bach e Xamanismo. Artista gráfico e criador de mandalas.
Publicou em Portugal os livros MANDALAS MÁGICAS e MANDALAS SIGNOS DO ZODÍACO, ambos pela editora Verso de Kapa.
Mantém uma coluna diária de astrologia no portal IG e coluna semanal no site www.marcelodalla.com.

COMPARTILHAR