Um dos caras mais sábios quando o assunto é motivação me ensinou isso na teoria. Tony Robbins é um estrategista mental bastante conceituado e volta, essa semana, ao nosso país.

Ele explica que nosso destino se traça no momento em que precisamos tomar decisões. Sim, pois a escolha correta nos leva ao destino mais feliz.  A questão é saber decidir.

Você já deve ter reparado que muitas pessoas simplesmente não decidem. Deixam, mesmo que inconscientemente, a vida as levar. O resultado pode ser bom, mas nunca será o desejado. As pessoas que assumem o controle da mente tendem a ser pessoas bem-sucedidas, pois colocam um rumo a ser seguido na vida.

Para começar essa tarefa, é preciso definir o que se quer. Percebo em minhas palestras que muita gente não sabe exatamente o que quer. Aí é que mora o perigo.

Com o resultado almejado já definido, o segundo passo é manter o foco. Quando estamos preparados e aparece uma oportunidade, acontece o que nós chamamos de sorte. E isso é resultado da soma dessas duas ações acima.

Esse estrategista americano pega pesado nas palestras que dá pelo mundo.  Ele explica, insistentemente, que o caminho do sucesso reside na motivação. Entre as frases dele está: “o importante não é saber o que fazer, mas fazer o que sabes fazer”. Eu sempre acreditei nisso, incentivando a ação com intenção, encorajando a finalização de tarefas e a força para entregar o que se propôs a fazer.

Enquanto a maior parte das pessoas apenas lamenta e inveja a conquista alheia, os vencedores buscam assinar a própria história com a força da alma, a mente focada e responsabilidade de quem entende que não dá para ficar buscando culpados e se lamentando.

Para finalizar, ele ironiza que as únicas pessoas sem problemas são aquelas que estão no cemitério. Tony Robbins sentencia: “cada problema é um presente, pois sem problemas não cresceríamos”.

Ficam as lições: saber o que se quer, ter foco para alcançar e se motivar continuamente.

Resultado: autocontrole, equilíbrio e sucesso.

Carla Brandão
Jornalista, palestrante, life coach certificada, escritora e professora universitária. Estuda e difunde os benefícios da programação neurolinguística, do mindfulness, da meditação e da psicologia positiva há dez anos. Especialista em desenvolvimento humano, com visão prática sobre automotivação, administração do tempo, melhoria contínua e inovação. Autora do livro #DoeCoragem – Manual divertido de viver o agora e criadora do Podcast “Na trilha da Coragem”. email: carla@acommunica.com.br

COMPARTILHAR