O agora é o momento onde tudo acontece, aquele tempo entre uma respirada e outra que contém a essência da vida.

Você deve estar pensando o quanto é difícil lembrar que esse momento existe e aproveitá-lo ao máximo. Afinal, as pessoas terminam a semana e não se recordam de muitas coisas boas que fizeram parte daquele período.

Impressionante também é como nós temos a maior facilidade de lembrar dos problemas em detrimento dos bons momentos. Costumo dizer que excesso de passado ou de futuro gera diversos distúrbios e pouca gente percebe o quanto seria fácil resolver.

Você que está do outro lado da tela, lendo esse texto, avalia o que de interessante viveu nos últimos dias e compare com uma lista paralela do que te aborreceu.

Toda pessoa que procura ter consciência do que vive, começa a formatar a mente para desapegar de antigas crenças limitantes. Não é fácil, sei bem, mas o resultado é muito bacana. A prática de olhar para o lado bom da vida se torna um hábito e, aos poucos, o sentir se torna sinônimo de atenção.

O primeiro ingrediente dessa receita é, portanto, atenção. Depois, é preciso captar a necessidade de burlar outra velha mania, a de disputar quem tem o problema maior. Admiro quem mostra, de forma real, todas as conquistas que teve, sem medo do julgamento alheio. Geralmente parece arrogância, mas é libertador. Então, segundo ingrediente para o agora ser vigoroso, é ser você mesmo.

Por fim, o agora depende de leveza, para ser um momento que mereça ser desfrutado. O terceiro e último item dessa receita inclui o humor das pessoas que riem de si mesmas.

Dessa forma, reunindo atenção, verdade e leveza, enxergamos o momento presente de forma única, revigorante, dando a real impressão de que estamos vivendo a vida e não sendo consumidos por ela.

Carla Brandão
Jornalista, palestrante, life coach certificada, escritora e professora universitária. Estuda e difunde os benefícios da programação neurolinguística, do mindfulness, da meditação e da psicologia positiva há dez anos. Especialista em desenvolvimento humano, com visão prática sobre automotivação, administração do tempo, melhoria contínua e inovação. Autora do livro #DoeCoragem – Manual divertido de viver o agora e criadora do Podcast “Na trilha da Coragem”. email: carla@acommunica.com.br

COMPARTILHAR