Olá, amigos!
Como é de praxe, todo final de ano escrevo sobre tendências gerais do ano seguinte. São tendências que servem pra todos, não vou escrever previsões pra cada signo. Tentarei resumir pra que o texto não fique muito longo.

Em 2019 temos duas majestades em suas regências: Júpiter em Sagitário e Saturno em Capricórnio. Um ano bom para novas iniciativas, para pensarmos em formas de expandir os horizontes (viagens, cursos, aprendizados) com mais fé e entusiasmo. Porém, doses de realismo, economia e planejamento são necessárias, para não ficarmos idealistas demais, nem pecarmos pelo exagero.

JÚPITER EM SAGITÁRIO
Júpiter, o planeta da expansão, ingressou em Sagitário, signo de sua regência, no dia 8/11/18.  Transitará por lá até 2/12/19. Escrevi um artigo detalhado sobre esse assunto aqui.

Além disso, Júpiter é o regente de 2018, que promete mais entusiasmo, progresso e expansividade. É bom lembrar que o ano astrológico começa com o ingresso do Sol em Áries no dia 21/03. O ano de 2019 será regido por Marte, falarei disso mais adiante.

Tudo indica que seguiremos mais motivados e inspirados para atrair boas oportunidades. Júpiter abre portas e facilita o fluxo da vida.

É claro que não devemos ficar parados, esperando que as bênçãos prometidas caiam do céu. Saturno segue agora em Capricórnio para nos ensinar sobre foco, determinação, comprometimento e profissionalismo. As metas devem ser realizáveis. É hora de estabelecermos estratégias para alcançar sonhos e objetivos.

Na via negativa, Júpiter fala de excessos, exageros, euforia e desperdícios. Portanto, é muito bom esse contraponto de Saturno em Capricórnio, que serve como equilíbrio e nos pede para economizar recursos, dimensionar as expetativas e estabelecer prioridades, sem contar com o ovo antes da galinha. Podemos seguir com fé, porém devemos manter nossos pés bem firmes no chão. O comércio exterior, o contato com pessoas e empresas estrangeiras e as viagens internacionais ficam favorecidos

É preciso atenção para excesso de trabalho, o fanatismo, as posturas rígidas e dogmáticas. Como Júpiter rege as leis e a justiça e Saturno em Capricórnio pede responsabilidade, temos visto muitas máscaras caírem, não é?

SATURNO EM CAPRICÓRNIO
Saturno e Plutão estarão o tempo todo em Capricórnio, como já disse, pedindo mais responsabilidade. É importante planejar antes de agir, respeitar o tempo certo das coisas com paciência, prudência e cautela. Importante também respeitar nossos limites, com menos promessas em vão e mais integridade, sinceridade, verdade e honestidade.

Não podemos mais negligenciar nossas responsabilidades pessoais e coletivas. Saturno pede atitudes concretas pra que possamos construir um futuro melhor. O que viemos fazer aqui? Se nosso trabalho, nossa carreira, não representa quem somos de fato, surgem crises, barreiras e questionamentos.

Pra quem está disposto a arregaçar as mangas e colocar a mão na massa, excelente! Mas Saturno traz também as consequências para quem não cultiva essas qualidades. Quem busca o lucro fácil ou quer só ficar sentado sem nada produzir, pode esperar por dificuldades. Mais detalhes sobre Saturno em Capricórnio aqui.

REGÊNCIA DE MARTE

Este é um legado dos Magos e Astrólogos Caldeus. Um conhecimento de astrologia muito antigo, que vem antes mesmo da compreensão dos 12 signos. A regência anual dos planetas tem por base a estrela dos magos de 7 pontas. Esta é inclusive a origem dos dias da semana, um para cada planeta.

Pela ordem, 2018 é regido por Júpiter e 2019 será regido por Marte, (observe que pela figura da estrela os dois estão em sequência).

Movimento, ação, iniciativa, coragem e garra são qualidades relacionadas a Marte. Bom para cultivarmos autonomia, poder de decisão e liderança. Para vencermos a inércia, enfrentarmos os desafios, aprendermos a ser independentes e fazermos o que deve ser feito.

Porém, o clima é mais belicoso. Na via negativa, Marte fala de impaciência, ansiedade, imprudência e agressividade. Perde quem traz essas tendências. Ganha quem tiver metas claras, agir com equilíbrio emocional, maturidade e responsabilidade. Se as iniciativas forem combinadas com comprometimento e consciência, os resultados são sempre garantidos.

Eu particularmente considero mais eficazes para análises coletivas os aspectos dos planetas lentos e os trânsitos mais duradouros ao longo do ano. Também o mapa do ingresso do Sol em Áries, cuja análise farei mais próximo da ocasião. Além disso, o mapa dos eclipses também são determinantes para análises coletivas. Em outros lugares do mundo os astrólogos não dão tanta importância a essa questão do planeta regente de ano.

JÚPITER/NETUNO
Júpiter formara um aspecto tenso (quadratura) com Netuno nos meses de janeiro, maio, junho, julho e setembro. Aliás, Netuno também segue poderoso em Peixes signo de sua regência (leia mais sobre Netuno em Peixes aqui).

Essa combinação traz uma tendência inflacionária. Júpiter acresce, expande. Netuno dissolve, espalha, alarga. Ambos os planetas falam de fé e idealismo. Fica mais desafiador estabelecer limites, manter-se dentro de um orçamento… Isso gera descontrole, o crescimento pode se tornar caótico, desordenado, de forma pouco realista.

A dica é desconfiar de tudo o que pareça idealista demais, sonho demais, mágico demais. Atenção para as famosas viagens na maionese! Assim evitamos cair na tentação de investir em negócios ou projetos fantasiosos, que prometem grandes lucros mas são enganosos.

É importante cuidarmos bem de nossa energia também, do nosso sistema imunológico. Evitar ambientes e pessoas tóxicas. Estaremos mais sensíveis, portanto, que saibamos nos proteger energeticamente.

SATURNO/PLUTÃO
O grande teste de realidade vai chegar quando Saturno encontrar Plutão em Capricórnio. Essa grande conjunção já se forma no final de 2019, no mês de dezembro, e manifestará seus efeitos mais expressivos em 2020.

Esse encontro será um marco para as estruturas de poder, as instituições, os regimes de governo. A combinação entre esses 2 titãs é a mais poderosa energia de quebra de estruturas. Isso vale para questões políticas, econômicas e ambientais, já que seguem num signo de Terra.

Tudo indica que já não será mais possível dar continuidade ao que não vem funcionando. Chegamos à exaustão em muitos setores, tudo o que segue fora de um modelo sustentável, responsável, competente e coerente, tende a ruir. É preciso cultivar austeridade, reduzir desperdícios, otimizar recursos, investir em reaproveitamentos e reciclagens. Esta combinação não sugere abundância. Pelo contrário, pede economia.

Por tudo isso, podemos assistir um fechamento de barreiras, defesa e controle. Esse encontro aconteceu no pós-guerra, nos anos 1946/48, quando houve grande esforço para reconstrução dos países devastados pela guerra, além da consolidação de uma linha dura de governo em vários países.

Vamos explorar mais esse assunto em ocasiões propícias. Cientes disso, evitemos desperdícios desde já!

MERCÚRIO RETRÓGRADO
Deixo também as datas de Mercúrio retrógrado pra nos programarmos. O planeta da comunicação fica retrógrado em média 3 vezes por ano e durante 3 semanas. A comunicação fica truncada, assuntos burocráticos tendem a apresentar problemas. Melhor evitar assinar contratos, grandes compras, eventos e viagens importantes nessas datas, pois a chance de repensar e mudar de ideia fica maior no período.

De 06/03 a 28/03
De 08/07 a 01/08
De 01/11 a 20/11

ECLIPSES
Os eclipses nos empurram para mudanças e libertações. Estejamos preparados para essas datas:

ECLIPSE SOLAR – 05/01 em Capricórnio
ECLIPSE LUNAR – 21/01 em Leão
ECLIPSE SOLAR – 02/07 em Câncer
ECLIPSE LUNAR  – 16/07 em Capricórnio
ECLIPSE SOLAR – 26/12 em Capricórnio

Também falarei detalhadamente sobre os eclipses em ocasiões mais próximas dessas datas. Costumo sempre avisar que não é bom estarmos assoberbados, com agenda cheia e sem espaço para manobras nas proximidades destes eventos. Vale se programar para desacelerar e pegar leve nestes dias, ok?

Para finalizar, lembro que esta é uma análise geral. Para diagnósticos mais precisos e individuais, vale consultar um astrólogo de confiança.

Desejo a todos um ano produtivo. Que estejamos dispostos a cultivar excelência no trabalho, a desenvolver nossa maestria, a investir em nossas capacidades para bons resultados. Vamos deixar de lado as queixas e arregaçar as mangas!

Quero compartilhar uma conquista: Uma grande realização deste ano de 2018 foi a conclusão das gravações do CURSO ONLINE DE ASTROLOGIA. Concluímos 36 aulas gravadas em vídeo e 36 ebooks, um projeto que vem desde 2016. Várias pessoas já concluíram o curso, receberam seu certificado e já estão atendendo consultas. Tô muito feliz com o resultado e com o retorno que tenho dos alunos. Por tudo isso queremos finalizar 2018 com um presente especial. Um super desconto pra quem quiser fazer o curso e se tornar um astrólogo profissional. Temos também algumas aulas gratuitas pra quem quiser assistir e se sentir mais motivado pra estudar. Vejam aqui.

Quem quiser conhecer mais sobre meu trabalho pode ler aqui: SERVIÇOS DE ASTROLOGIA.

Sejamos felizes!!!

Marcelo Dalla
Formado em Comunicação pela ECA – USP.
Estuda astrologia há 30 anos e atua profissionalmente como astrólogo no Brasil e em Portugal há 10 anos.
Especializado em Astrologia Cármica, Terapeuta Florais de Bach e Xamanismo. Artista gráfico e criador de mandalas.
Publicou em Portugal os livros MANDALAS MÁGICAS e MANDALAS SIGNOS DO ZODÍACO, ambos pela editora Verso de Kapa.
Mantém uma coluna diária de astrologia no portal ASTROCLICK e coluna semanal no site
www.marcelodalla.com

COMPARTILHAR