o amor vai chegar
e quando o amor chegar
o amor vai te abraçar
o amor vai dizer o seu nome
e você vai derreter
só que às vezes
o amor vai te machucar mas
o amor nunca faz por mal
o amor não faz jogo
porque o amor sabe que a vida
já é difícil o bastante

Estes versos são da poeta indiana, radicada no Canadá, Rupi Kaur e podem ser lidos no livro “Outros Jeitos de Usar a Boca”, lançado agora no Brasil pela editora Planeta, com tradução de Ana Guadalupe e ilustrado pela própria autora.

Rupi é representante de um movimento chamado de “instapoets”, referência às publicações de poemas que se popularizaram na rede mundial. Com poesia ela conquistou 1 milhão e meio de seguidores no Facebook, Twitter e Instagram. Neles, ela compartilha versos sobre amor, solidão, rupturas, abusos, sexo, abusos, machismo, violência e perdas, sob um olhar feminista que encara a intimidade do universo feminino.

Um livro que fala do universo feminino

A escritora é capaz de levar o leitor à reflexão com poucas palavras como essas: Um exemplo: “estremeço quando você me toca/ temo que seja ele” e “uma filha não/ deveria ter que/ implorar ao pai/ por um relacionamento”.

Rupi Kaur nasceu no estado de Punjab e emigrou com a família para Toronto, quando tinha 4 anos. Ela foi incentivada pela mãe a desenhar e pintar e escrevia poemas para os amigos nos seus aniversários e mensagens para pessoas que a interessavam. Estudou retórica e escrita profissional na Universidade de Waterloo, em Ontário, e sua inspiração vem das histórias e experiências de outras pessoas, de escrituras Sikh e de escritoras como Anais Nin, Virginia Woolf, e Warsan Shire.

Rupi faz parte do movimento “Instapoets”

Contrariando a máxima de que poesia não vende, “Outros Jeitos de Usar a Boca” alcançou mais de um milhão de exemplares vendidos. Com o título original “Milk and Honey”, o livro foi publicado primeiro de maneira independente em 2015 e ficou por mais de 40 semanas na lista de best-sellers do New York Times. Fique então com mais um poema dessa escritora cheia de sensibilidade e crueza e, se você decidir comprar o livro, boa leitura.

da próxima vez que ele
comentar que os
pelos das suas pernas
cresceram de novo lembre
esse garoto que o seu corpo
não é a casa dele
ele é um hóspede
avise que ele
nunca deve passar por cima
das boas-vindas
de novo

Um dos poemas ilustrados do livro

Outros Jeitos de Usar a Boca
Rupi Kaur
Editora Planeta
R$ 30,00

Ronaldo Cooper
Nasceu em Porto Alegre, é jornalista, roteirista, fotógrafo e editor do blog VisualZine
visualzine.blogspot.com.br

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA