Se no passado, o termo meditar tinha uma conotação de pensar mais demoradamente sobre um assunto, atualmente é entendido pelo contrário, passar algum tempo pensando em nada.

Aí que mora o engano. Por isso é comum muitos amigos me dizerem que não conseguem esvaziar a cabeça e parar de pensar, que meditar não é para eles.

Meditar nada mais é do que pensar, só que livremente, deixar o corpo parado e permitir que a mente viaje, voe, pense sozinha. Por isso, meditar virou o santo remédio para a ansiedade e o estresse, por exemplo.

Eu mesma não imaginava que pudesse um dia conseguir esse feito e foi graças a uma guru querida, a Nahime, que me apresentou a um amigo dela, que eu aprendi. Ele me ensinou de forma didática e prática, em poucos minutos e, incrivelmente, eu cheguei lá. A sensação foi de vitória, como no primeiro dia que dirigi ou algo do gênero.

Já repassei a técnica para muita gente, até no intervalo do trabalho, no banheiro mesmo (verdade). Pois afinal, meditar é pedir licença para o ego para fazer nada e isso só exige vontade. A grande dificuldade não é meditar, é ter coragem de dar uma ordem para essa voz interna que não cansa de nos cansar. E o comando é simples: PARE & RESPIRE.

Portanto, a pedido do Dalla, hoje vou escrever como é minha técnica de meditação:

. sente-se de forma confortável , coloque os dois pés apoiados no chão, tocados pelo calcanhar.
. poste as mãos em sinal de oração, na altura do peito.
. comece a prestar atenção na respiração e tente brincar com isso, respire somente.
. a atenção e o comando são as chaves para o que se chama meditar, ou seja, esvaziar e desligar.

Não há regras, o que existe é exatamente o contrário, uma paz única, salvadora para dias tensos e uma rotina que cansa.

Você duvida? Então tente. Só não vale provar com repulsa ou querendo me convencer do contrário, como crianças que são forçadas a comer brócolis. Seja como for, quando quiser mudar, experimentar, vai com coragem, pois os resultados serão seus.

Isso ainda vai dar certo.

Carla Brandão
Comunicadora por opção. Jornalista por profissão. Especialista em desenvolvimento humano por vocação. Pensamentos transformadores, evolução e treinamento. Visão divertida sobre automotivação, administração do tempo, melhoria contínua e inovação. Palestrante com foco na transformação da vida em uma fonte de aprendizado e felicidade!
email: carla@acommunica.com.br

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA