Não posso deixar de fazer uma homenagem ao querido e saudoso astrólogo Português, António Rosa. Meu amigo e professor, dono do blog COVA DO URSO. Estes textos são de sua autoria, que tomei a liberdade de adaptar e “traduzir” para o português do Brasil. Reflita para perceber em que nível está:

Níveis evolutivos de Áries
1º nível de evolução: Um Áries reativo, que reage por mal-estar. A insegurança faz com que se afirme. A energia de Áries se manifesta de um modo compulsivo, condicionada pelo instinto e pelos desejos, que dominam a personalidade.

2º nível de evolução: É a fase da aprendizagem através do conflito. Passa a avaliar a qualidade de seus desejos pelas consequências das suas ações. O Áries aprende a ser mais reflexivo, conscientemente direcionado a um propósito altruísta, fruto da inteligência e da vontade.

3º nível de evolução: A energia de Áries já se encontra orientada para objetivos superiores, humanitários, transpessoais. São seguros e responsáveis, cientes da força que os liga ao Plano Cósmico e ao pensamento universal, determinados a iniciar movimentos capazes de iluminar o mundo.

Níveis evolutivos de Touro:
1º nível de evolução: Amar a obscuridade da Matéria significa levar o Espírito ao seu Oposto. O Amor é vivido pelo prazer de possuir e de delimitar territórios. A emoção é ligada ao instinto, interiorizada, sensorial e sensual.

2º nível de evolução: Aprende sobre como a segurança material pode ser experimentada. Valoriza suas qualidades, seus talentos e seus dons. Cultiva o poder de se relacionar com a matéria e o amor. O que verdadeiramente considera seu é fruto de suas capacidades, conquistado pelo seu esforço.

3º nível de evolução: Aprende sobre o desapego em relação à matéria, o distanciamento emocional frente ao que possui. Desenvolve a forma como o espírito lida com a matéria e uma escala de valores que situa a matéria e os bens materiais no lugar que lhes compete.

Níveis evolutivos de Gêmeos:
1º nível de evolução: Vive a comunicação imediata, factual, o dia a dia das relações, do comércio, o mundo quotidiano como campo de troca verbal. Exprime a pequena informação dada à pessoa mais próxima, a forma como responde aos encontros casuais.

2º nível de evolução: Desenvolve o intelecto, a mente racional, concreta, a aprendizagem, o ensino. A forma como compreende o mundo e como o revela aos outros. É o campo dos estudos primário e secundário. Neste nível situa-se o jornalismo como via imediata de informação, a capacidade de marketing e relações públicas, a facilidade de comunicação e expressão.

3º nível de evolução: Revela as qualidades que desenvolve ao aprender e que se expandem ao ensinar. O modo como assimila e transmite o conhecimento. Desenvolve o poder mental e a confiança que os estudos podem despertar.

Níveis evolutivos de Câncer:
1º nível de evolução: corresponde à memória mais recente, a família, a intimidade, o mundo privado e o modo como a privacidade é sentida. A casa é o refúgio da sua imaturidade.

2º nível de evolução: A memória se torna mais vasta e abrangente. A pátria e a terra onde nasce são vivenciadas como uma família maior. Valoriza suas raízes coletivas, históricas e socioculturais.

3º nível de evolução: Desenvolve o equilíbrio emocional, supera inseguranças e temores. Suas qualidades potenciais que antes estavam submersas no inconsciente são compreendidas e consciencializadas.

Níveis evolutivos de Leão:
1º nível de evolução: A forma mais imediata de auto expressão. Identifica-se consigo mesmo ao expressar o que sente. Vivencia a experiência criativa de maternidade ou paternidade.

2º nível de evolução: Encontra o prazer da criatividade. Cultiva os talentos próprios, a inspiração, a resposta mais pessoal à vida, a força que impulsiona uma total tradução de si mesmo. A criatividade se manifesta quando busca sua identidade na transformação da matéria.

3º nível de evolução: Encontra sua individualidade, a capacidade máxima de expressão de todo um potencial de experiência e conhecimento adquirido. Torna-se verdadeiramente criativo e original.

Níveis evolutivos de Virgem:
1º nível de evolução: Vivencia a servidão. Os empregos de rotina, trabalhos que denunciam obrigações esforçadas, desadaptação e não liberdade. Quando o que faz não afirma suas reais capacidades, quando exerce uma função que não lhe é adequada, quando projeta no trabalho uma energia que não corresponde às qualidades. Se o trabalho não expressa prazer que nasce da convicção de suas capacidades, úteis ao mundo dos outros, o desequilíbrio energético acontece e a doença se manifesta.

2º nível de evolução: Neste nível encontra um trabalho já personalizado, onde já afirma uma capacidade própria, uma competência profissional que se traduz em realização, em afirmação pessoal. No entanto, ainda não altruísta, não generoso, não consciente do prazer da real contribuição.

3º nível de evolução: O prazer de ser útil, de fazer a diferença na vida das pessoas com suas capacidades e talentos se manifesta. Quando se disponibiliza em benefício dos outros, concretiza o seu potencial de intervenção própria no mundo, vive a consciência de enriquecer o mesmo mundo dando o melhor de si. Vivencia a missão de vida, o Serviço.

Níveis evolutivos de Libra:
1º nível de evolução: Vive a primeira experiência amorosa, o encontro do eu com o outro. O primeiro impacto de relacionamento emocional frente a alguém com quem se identifica.

2º nível de evolução: Neste nível vive-se a lenta, conflitante e fundamental experiência da aprendizagem do Amor. O outro é o espelho de suas sombras, que lhe falta saber. A dor de amor acontece sempre que o espelho lhe reduz, em vez de ampliar. Há que quebrar o espelho e aceitar uma dolorosa recuperação emocional. A maturidade amorosa consiste em digerir este processo. Ao perceber o irrealismo e a ilusão da expectativa, só então se atinge o equilíbrio amoroso, nascido de uma recuperação interior, de um centramento emocional, de uma conquista de liberdade. O Amor acontece quando outro lhe amplia e revela sua maior dimensão. Do prazer de seu reconhecimento no outro nasce uma empatia, a verdadeira emoção venusiana.

3º nível de evolução: É a vivência do Amor. O prazer do relacionamento sentido como troca, no dar e receber em liberdade. A tensão amorosa é a força atuante para o crescimento e a consciência. Compreende que só o Amor nos liberta da prisão interior, do separatismo solitário. Só o Amor liberta da divisão do mundo. Por ser o polo exterior de sua imagem interior, o outro complementa e fecha o ciclo da sua identidade.

Níveis evolutivos de Escorpião:
1º nível de evolução: Vive na dependência dos outros e de bens alheios, que impedem a confrontação real com o valor próprio. Atitudes compulsivas não detectadas pela consciência. Condicionado pelos instintos, desejos e emoções, dificulta a descoberta de sua própria identidade.

2º nível de evolução: A força do instinto é vivida como afirmação sobre os outros. Ainda luta para superar dependências psíquicas, a possessividade, a falta de liberdade emocional. Ainda é dominado por desejos obsessivos. Um medo remoto e inconsciente domina a personalidade.

3º nível de evolução: É quando ocorre a grande alquimia do Ser. A transformação do Eu em profundidade, a dolorosa confrontação com seus desejos. É uma morte psíquica. Dá-se quando a vida o obriga a largar o que julgava ser sua força, sua obscura segurança, seu poder. Vive e aceita a perda, vivida como Processo de Regeneração. Abre uma nova vida e transcende a realidade. É a via da salvação.

Níveis evolutivos de Sagitário:
1º nível de evolução: Experimenta viagens de longa distância, nascidas da insatisfação que o faz procurar novos horizontes, novas culturas, novos modos de vida. O conhecimento que adquire ainda é horizontal, passa-se ainda sobre a Terra. Vem da identificação com outros povos, outras nações que revelam comportamentos não familiares. É o apelo do longe, do distante, de tudo o que é estrangeiro e por isso o dinamiza.

2º nível de evolução: É vertical. Procura uma Verdade Interior, no desejo de ensinamentos que estimulem a mente superior. Busca ensinamentos eternos, transcendentes, capazes de despertar uma adesão emocional, uma nova Fé. O conhecimento revela novos valores.

3º nível de evolução: É a descoberta da primeira experiência Iniciática. Compreende que não somos entidades solitárias, separadas da força de um universo em expansão. Transcende a divisão do ego separatista para aderir a Leis Intemporais capazes de o direcionar e orientar. Aprende Verdades Universais, que serão ensinadas aos outros. Ao adquirir uma nova fé que lhe mostra o caminho, procura expandir-se pelo prazer de ensinar. É a Via dos Mestres, a expressão da Sabedoria.

Níveis evolutivos de Capricórnio:
1º nível de evolução: desenvolve a ambição social como desejo de projeção no coletivo e de afirmação pública. Procura status, consideração, prestígio e poder público. O desejo corresponde à necessidade de transcender os limites do seu mundo privado para um relacionamento mais abrangente com a vida e com os outros. Mas esse desejo é muitas vezes confundido com um sentimento de insegurança e inferioridade social. Como reação, pode compensar-se pela afirmação egocêntrica e perversa de poder. Outra possibilidade é abster-se do apelo social por se encontrar totalmente inibido ou bloqueado. Abdica de sua intervenção maior, de sua ação no coletivo. Encontra-se frustrado e socialmente irresponsável, aquém do que podia vir a ser e reduzidos à esfera de suas necessidades básicas, do seu mundo privado, das suas preocupações domésticas e familiares.

2º nível de evolução: Cultiva a capacidade de afirmação social e se projeta frente à opinião pública. Seu poder individual dinamiza as forças do coletivo. Participa de organizações nacionais ou internacionais. Vive a profissão como forma de intervenção nas estruturas da Ordem Comum.

3º nível de evolução: Identifica-se com a responsabilidade social. A contribuição se torna mais segura, mais adulta, mais livre e mais determinada. Aceita incondicionalmente Ser quem pode Vir a Ser. Vence os medos, a imaturidade e responde totalmente ao seu destino, ao seu projeto de vida. Uma vez liberto das inseguranças e condicionamentos que o prendiam ao Passado, só então é emocionalmente adulto, capaz de se assumir responsável. Agora pode afirmar conscientemente o que antes não podia ser expresso, liberto de medos inconscientes, de resistências emocionais e sentimentos redutores de inferioridade. Nesta fase pode criar novas estruturas.

Níveis evolutivos de Aquário:

1º nível de evolução: Faz amigos por identificação. Traduz o tipo de qualidade que a amizade pode estimular, a capacidade de ter ou não ter amigos. Amigos, entendidos como aqueles com quem se partilha algo em comum. Os que despertam um sentimento de troca, de movimento, de libertação.

 

2º nível de evolução: Desenvolve a capacidade de realizar com os outros. É a identificação com um grupo, o prazer do trabalho em equipe, que traz a consciência de que não estamos sós. O sentimento de solidariedade desperta quando se associa a novos projetos, dinâmicos, com objetivos de transformação social. Os que atualizam a Cultura e abrem o Futuro.

 

3º nível de evolução: É a Consciência Cósmica. A Mentalidade da Nova Era ou Consciência Aquariana. Apreende a intenção evolutiva de um Universo em expansão. Afirma-se como ser universal, consciente da sua evolução planetária, sabendo-se uma parte Individualizada desse organismo vivo que é a Humanidade, conhecendo-se como um elo dessa Imensa cadeia cósmica, onde cada um tem o lugar que é seu. Ao chegar a este alto nível de consciência, desperta para a sua responsabilidade de estar no mundo. Vibra na alta frequência humanitária da grande família humana de que faz parte. Ao assumir o que tem de único e individualizado, acrescenta de um modo solidário algo de seu ao movimento de evolução coletiva. Contribui para um futuro melhor, mais fraterno, libertador.

Níveis evolutivos de Peixes:
1º nível de evolução: É a esfera da solidão, da fuga da realidade, da incompreensão. O mal estar de uma energia presa que não encontra expressão. É o emparedamento da alma, o sentimento de não fazer parte do mundo. Sente-se fora e longe de tudo, prisioneiro de si próprio, ausente da realidade exterior.

2º nível de evolução: Vive o doloroso combate do Eu frente ao mundo, onde procura situar-se. Seu insciente sabe que existe algo infinitamente maior além da realidade. Esse sentimento é vivenciado como experiência de mal-estar Interior, sacrifício e desilusão, por excesso de projeção emocional numa realidade incapaz de o satisfazer.

3º nível de evolução: É a morada do Eu Superior. O Eu Liberto, já sem medo, consciente de que É, em sua Essência Templo de Vida. Neste último nível acontece a rendição do Ser, quando abre o coração. E desfaz o Nó da Eternidade. Das profundezas do Ser finalmente emerge uma Emoção de Unidade, um sentimento de Gratidão e Paz. Só então se reconhece Eterno.

Texto: Marcelo Dalla
Ilustrações – Mustafa Soydan
Site oficial: http://mustafasoydan.com/

Leia também:
CARACTERÍSTICAS DOS SIGNOS
OS SIGNOS NA MITOLOGIA
OS SIGNOS NA SAÚDE
A CASA IDEAL PRA CADA SIGNO

COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Em todos os sites sempre o signo de peixes é generalizado como fujão e depressivo, até parece que seja só isso, falta de informação deste arquétipo impressionante, simbolo máximo do místico e do inconsciente porém quando um peixes resolver fazer algo externo ou interno ”de verdade” faz em intensidade e em busca de verdade melhor do qualquer destes outros signos.

  2. sou de peixes e passei por todas essas experiências, a noite escura da alma e todas as angustias e desilusões por causa mesmo do excesso de projeção emocional e sentimental sem estrutura.
    hoje estou na paz, na solidão que me faz crescer sozinha, mas nos campo colhendo as sementes de minha semeadura..
    perfeito, adorei. gratidão

  3. Olà,

    O texto é bastante esclarecedor.
    Você tem livros de astrologia que falem sobre os níveis evolutivos dos signos? Sou estudante de astrologia e nem a minha professora soube me indicar um.
    Eu agradeceria muito se você me desse alguma dica.

    Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA