Para comemorar seus 30 anos o Itaú Cultural reuniu 750 obras de seu acervo de 15 mil peças para contar a história do Brasil na exposição Modos de Ver o Brasil. A coleção foi iniciada em 1969 pelo banqueiro e ex-prefeito de São Paulo, Olavo Egydio Setubal com a pintura “Povoado numa Planície Arborizada”, do holandês Frans Post, presente na mostra.

A coleção mantida e gerenciada pelo Itaú Cultural, é complementada pelas coleções de Arte Cibernética e Filmes e Vídeos de Artistas, formadas pelo instituto, é um dos maiores acervos corporativos do mundo e o maior da América Latina. Em atividade desde 1987, o Itaú Cultural, é hoje uma das mais importantes instituições culturais em atividade no país, com atuação nacional, respeitando e conferindo visibilidade à diversidade das expressões culturais em todo o território brasileiro.

Quem visita a mostra, que ocupa os mais de 10 mil metros quadrados da Oca, no Parque do Ibirapuera, tem a oportunidade de comparar as visões do Brasil criadas por artistas brasileiros e estrangeiros que percorreram o país desde o século XVII até a chamada “Geração 80”.

Os curadores Paulo Herkenhoff, Thais Rivitti e Leno Veras, optaram por não seguir uma ordem cronológica e estabeleceram relações entre obras de diferentes períodos, agrupadas por afinidade temática. Nos quatro andares da Oca, a espiral que o percurso do prédio sugere ao visitante, remete a uma trajetória em que não há ponto de chegada, mas sim uma relação de continuidade entre as temáticas e enfoques abordados.

Assim, artistas barrocos estão expostos ao lado de românticos, modernistas e contemporâneos. Aleijadinho, Tunga, Franz Post, Vik Muniz, Fernand Leger, Mestre Valentim, Lygia Clark, Almeida Junior, Maria Martins, Guinhard, Hélio Oiticica, Victor Brecheret, Albert Eckhout, Cândido Portinari, Cildo Meirelles, Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Ascânio MMM, Adriana Varejão, José Pancetti, Emilio Di Cavalcanti, Benedito Calixto e tantos outros, formam um painel da história e da arte brasileiras.

Exposição:
Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 Anos
Oca – Parque do Ibirapuera – Portão 3
Avenida Pedro Álvares Cabral – São Paulo
De terças a domingos, das 9h às 18h
Entrada gratuita
Até 15 de agosto

Ronaldo Cooper
Nasceu em Porto Alegre, é jornalista, roteirista, fotógrafo e editor do blog VisualZine.
visualzine.blogspot.com.br

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA