Mercúrio fica retrógrado em média 3 vezes por ano, durante 3 semanas. Mas o propósito destas retrogradações não é frustrar e irritar ninguém. É nos ajudar a trabalhar a clareza nos intercâmbios, nas trocas de informação. Ajudar-nos a rever posturas rígidas, ideias obsoletas, reprogramar pensamentos negativos, rever e revisar projetos, consertar equipamentos, aprimorar negociações.

Mercúrio rege o pensamento e a forma como nos expressamos. Rege tudo o que comunica também. Todas as facetas da experiência de vida que nos permite comunicar, processar, receber e assimilar conteúdos. Quando fica retrógrado, sempre pede revisões em ideias, pensamentos, informações, sobre a forma como nos comunicamos, como nos deslocamos, como promovemos negociações e intercâmbios. Há momentos em que nosso processo de pensamento é mais reflexivo e interno. Este é o caso!

Recomendações para Mercúrio retrógrado:
– Checar os fatos, averiguar se foi bem compreendido ao trocar informações importantes.
– Ouvir mais, cultivar o silêncio.
– Cultivar a integridade com a palavra.
– Checar o carros e os aparelhos de comunicação.
– Redobrar o cuidado com papéis e documentos, evitar assinatura de contratos e grandes compras (cresce a tendência de mudar de ideia depois).
– Sair com tempo de sobra para os compromissos.
– Ao viajar redobrar a atenção com documentos e bagagens.
– Checar compromissos, o que foi combinado anteriormente pode ter de ser recombinado.
– Rever, revisar, repensar, corrigir.

Mas os possíveis desencontros e falhas que acontecem nunca são tão graves. E a retrogradação de Mercúrio nos trás coisas boas também: reencontro com amigos e lugares do passado, aprimoramento do trabalho, melhor elaboração de ideias e pensamentos. Tudo pra que possamos entender melhor o mundo.

Ao retrogradar, Mercúrio sempre se encontra (ou se reencontra com o Sol) no ponto médio do ciclo retrógrado. A fusão destes dois arquétipos planetários simboliza o reabastecimento, renovação e o renascimento da Mente, que está no centro deste ciclo. Em termos psicológicos e espirituais, é um tempo dentro do processo coletivo em que nossas mentes ficam naturalmente mais lentas, internalizadas. Portanto, o pensamento fica mais reflexivo e imaginativo.

A primeira fase tem uma energia yin. Um período ideal para abandonar ideias e conceitos que já não servem mais, limpar o pensamento, deixar para trás crenças limitantes e também para começar a imaginar as novas ideias que queremos plantar. Quando Mercúrio retorna ao movimento direto, podemos adotar uma atitude mais proativa e yang. Uma sensação de dinamismo começa a se infiltrar em nossa consciência, em nossas percepções.

É bom lembrar os ciclos retrógrados podem ressoar mais fortemente em alguns de nós, menos em outros. É sempre bom se consultar com um astrólogo de confiança que irá guiá-lo em uma jornada pessoal.

Sejamos felizes!

Marcelo Dalla
Formado em Comunicação pela ECA – USP.
Estuda astrologia há 30 anos e atua profissionalmente como astrólogo no Brasil e em Portugal há 10 anos.
Especializado em Astrologia Cármica, Terapeuta Florais de Bach e Xamanismo. Artista gráfico e criador de mandalas.
Publicou em Portugal os livros MANDALAS MÁGICAS e MANDALAS SIGNOS DO ZODÍACO, ambos pela editora Verso de Kapa.
Mantém uma coluna diária de astrologia no portal ASTROCLICK e coluna semanal no site
www.marcelodalla.com

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA