Olá, amigos!

Compartilho aqui um amplo material sobre o planeta Mercúrio, que inclusive faz parte do conteúdo do meu curso de Astrologia. Além da simbologia de Mercúrio, a interpretação do planeta em cada casa e em cada signo no mapa natal, inclusive Mercúrio retrógrado. Espero que façam bom proveito!

MERCÚRIO NA MITOLOGIA

Hermes para os gregos, Mercúrio para os romanos. Filho de Zeus e de Maia, e possuidor de vários atributos. Divindade muito antiga, já era cultuado na história pré-Grécia antiga. Alegre, veloz, com asinhas nos pés. Deus-menino, malandro e inquieto que transita em todas as esferas. A palavra “mercurial” é geralmente usada para se referir a algo ou alguém errático, volátil ou instável, derivado da rapidez dos voos de Mercúrio de um lugar a outro.

Mercúrio por Artus Quellinus no Amsterdam Royal Palace

Ao longo dos séculos seu mito foi extensamente ampliado, tornando-se o mensageiro dos deuses e patrono da ginástica, dos ladrões, dos diplomatas, dos comerciantes, da astronomia, da eloquência e de algumas formas de iniciação, além de ser o guia das almas dos mortos para o reino de Hades, apenas para citar algumas de suas funções mais conhecidas.

Com o domínio da Grécia por Roma, Hermes foi assimilado ao deus Mercúrio, e através da influência egípcia, sofreu um sincretismo também com Toth, criando-se o personagem de Hermes Trismegisto. Ambas as assimilações tiveram grande importância, criando rica tradição e perpetuando sua imagem através dos séculos.

As primeiras descrições literárias sobre Hermes datam do período arcaico da Grécia, e o mostram nascendo na Arcádia. Já no primeiro dia de vida realizou várias proezas e exibiu vários poderes: furtou cinquenta vacas de seu irmão Apolo, inventou o fogo, os sacrifícios, sandálias mágicas e a lira. No dia seguinte, perdoado pelo furto das vacas, foi investido de poderes adicionais por Apolo e por seu pai Zeus, e por sua vez concedeu a Apolo a arte de uma nova música, sendo admitido no Olimpo como um dos grandes deuses.

Aliás, Mercúrio é um dos deuses mais populares da Antiguidade clássica, teve muitos amores e gerou prole numerosa. As figuras de Hermes e de seu principal distintivo, o caduceu, ainda hoje são conhecidas e usadas por seu valor simbólico, e vários autores o consideram a imagem tutelar da cultura ocidental contemporânea.

MERCÚRIO NA ASTROLOGIA

Mercúrio rege a mente racional, a comunicação, as trocas. É a nossa expressão mental e física, nossa verbalização, a expressão da vontade solar. Ele preside a mente, o pensamento, a fala, a comunicação em todas as formas e tudo o que está implicado no universo da mente e do comunicar.

O planeta provavelmente recebeu este nome porque se move rapidamente através do céu. Foram dados dois nomes pelos gregos: Apolo para a sua aparição como uma estrela matutina e Hermes para a estrela da noite. Os astrônomos gregos sabiam, contudo, que os dois nomes se referiam ao mesmo corpo.

Palavras-chave:
Raciocínio, impulso intelectual, comunicação
Domicílio: Gêmeos e Virgem
Exílio: Sagitário e Peixes
Exaltação: Escorpião
Queda: Touro

Mercúrio é responsável pelas funções elementares do intelecto. Torna possível comunicar nossas ideias, unindo o superconsciente, o consciente e o inconsciente à medida que nos relacionamos uns com os outros. A consciência das leis universais de causa e efeito e a administração de energias mais harmônicas potencializam positivamente Mercúrio, fazendo assim com que nos comuniquemos de maneira precisa para transmitir nossas ideias.

Mercúrio serve igualmente ao ego e ao Eu Superior. O ego, que gosta de pensar que está no controle, na verdade tem pouco controle sobre os pensamentos que aparecem compulsivamente em seu radar. As consequências disso podem variar de tristeza a sobrecarga nervosa. À medida que o Eu superior desperta, Mercúrio se torna uma ferramenta que é usada quando necessária e posta em repouso quando alcança seu propósito. A comunicação é a manifestação externa de Mercúrio. A forma como falamos e escrevemos, a nossa coordenação nervosa geral, revela como Mercúrio funciona dentro de nós.

Mercúrio se desloca cerca de 1 grau e 30 minutos por dia. O planeta leva bem menos de 1 ano (88 dias) para se deslocar ao longo de todos os signos do zodíaco, levando entre 2 semanas e 2 meses em cada signo. As Casas 3 e 6 estão associadas a Mercúrio, que é regido por Virgem e Gêmeos, possui sua queda no signo de Peixes e tem a quarta-feira como seu dia. O Sol e Vênus são astros com afinidade com a energia de Mercúrio, enquanto a Lua já é mais hostil a ela. Marte, Júpiter e Saturno são neutros em relação a Mercúrio.

O planeta age processando grandes volumes de informação dentro do nosso ser essencial, que é representado pelo Sol. Ele permite que a pessoa pense, diferencie as coisas e se expresse de uma maneira única. É a força por trás das atividades mentais e está associado com as mãos e o nosso sistema nervoso: o sistema de comunicação e transporte dentro de nossos corpos. Dependendo do posicionamento, Mercúrio tende a fazer com que a pessoa fale ou escreva demais, se torne muito crítica ou um bom orador.

Mercúrio é o nosso intelecto. Como imaginamos e sentimos sobre uma determinada situação é o papel da Lua, já a forma como resolvemos e intelectualizamos sobre as mesmas situações para posteriormente agir tem a ver com Mercúrio.

As funções principais tratadas por ele são atenção, curiosidade, intelecto, raciocínio, aprendizagem, comunicação através da fala e da escrita, habilidade manual, locomoção física, percepção sensorial, conhecimento e como reagimos com os outros.

O lado positivo de Mercúrio traz versatilidade, praticidade, perspicácia, engenhosidade, habilidade intelectual e manual, inteligência apurada, objetividade e diplomacia. Traz ainda uma cultura geral que vem da habilidade em assimilar ideias e informações, o prazer em se comunicar, a curiosidade, o prazer em investigar e descobrir e uma espirituosidade que ajuda nossa adaptação ao meio em que vivemos. Um “bom Mercúrio” pode fazer de uma pessoa um bom gerente e comunicador, influenciando positivamente também habilidades manuais e artísticas.

Já o lado negativo do planeta pode trazer problemas físicos, superficialidade, preguiça, nervosismo e irresponsabilidade. Em uma eventual tensão de Mercúrio, a pessoa passa a ser sarcástica, mentirosa, a utilizar de falsidade, enganando, difamando e tendo a “língua ferina” em alguns momentos. Abre portas para o calculismo, ceticismo, para a crença em verdades absolutas e indiscutíveis sob seu ponto de vista, além de influenciar problemas de comunicação. Pessoas que falam demais e sem objetividade, demorando muito para conseguir explicar as coisas, distraídas, com a mente dispersa.

Crianças com Mercúrio fraco ou mal aspectado podem começar a falar tarde, por exemplo. Um Mercúrio aflito também pode influenciar ataques de pânico ou stress com mais frequência, fato que tem mais chances de ocorrer com determinadas conjunções de Mercúrio.

O planeta ainda oferece indícios importantes sobre as preocupações que ocupam nossa mente. A posição de Mercúrio nos signos é crucial porque revela que tipo de tendência psicológica motiva e determina a capacidade da pessoa para tomar decisões e transmitir as suas ideias. Também nos diz muito a respeito do tipo de informação e fatos que uma pessoa observa e considera importantes, quais ela ignora e quais estarão sempre em sua mente. Por exemplo, o pensamento de Mercúrio em Touro (ou na casa 2) pode ser fortemente influenciado pela importância financeira, material ou pela utilidade prática de determinadas ideias, além de maior teimosia em debates.

Hermes – Colour by Dreamstone

PENSAMENTO E COMUNICAÇÃO
A posição de Mercúrio nos signos é crucial porque revela que tipo de tendência psicológica determina a capacidade da pessoa para tomar decisões e transmitir as suas ideias aos outros. Um Mercúrio bem colocado faz com que uma pessoa compreenda, processe e armazene a informação de forma pragmática e fluida.

Mercúrio tende a não agir muito bem quando posicionado em signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes), pois geralmente faz um elo entre emoção e lógica/racionalidade, o que obviamente pode não ser uma boa parceria (embora possa tornar a pessoa mais criativa e imaginativa). No que tange as casas astrológicas, Mercúrio tem o poder de aumentar a inteligência e a capacidade de comunicação quando posicionado nas casas 1, 3, 5, 6 e 10. Mercúrio geralmente não aplica uma energia tão efetiva e harmônica nas casas 4, 8, 9 e 12, embora a comunicação sempre será mais fluida nos assuntos regidos pela casa onde Mercúrio se posiciona.

Por exemplo, se Mercúrio estiver na casa 5, poderá haver boa comunicação com crianças e os próprios filhos, fazendo também com que o nativo ganhe mais interesse para conversar sobre filmes, entretenimento, esportes, romances e os diversos temas que a casa 5 representa. A pessoa tende a saber e se interessar bastante sobre as coisas da casa e signo onde Mercúrio está.

Mercúrio é também um planeta muito flexível e adaptável, portanto qualquer planeta em conjunção com ele pode fazer com que ele “absorva” a forma de atuação deste outro planeta. Por exemplo, se Mercúrio está em conjunção com Saturno, então a comunicação pode se tornar mais dura, fria, direta, curta ou séria.

Sua posição no mapa influencia como pensamos e nos comunicamos. A pessoa pode falar de forma rápida ou pausada, pode ser portadora de informações ou pode querer absorver informações, pode não mudar de ideia ou mudar de ideia com facilidade, enfim, existem muitas variações na forma como cada indivíduo se comunica e a posição de Mercúrio no seu mapa pode dar indícios de como isso acontece.

Mercúrio pode estar no seu signo solar, no signo solar anterior, ou no posterior, já que nunca está a mais de 28º do Sol (cada signo tem 30º). Ou seja, ou você tem características do seu signo na maneira de pensar e se comunicar, ou do signo anterior ou posterior ao seu. Por exemplo, se seu signo solar é Peixes, mas seu Mercúrio está em Áries, você tende a possuir muitas ideias criativas e uma essência “viajante”, porém na hora de comunicá-las pode ser que você seja muito impulsivo, falando como uma metralhadora, sem dar tempo dos outros absorverem o que você quer dizer.

Observação, processamento, análise, classificação e dedução são todas manifestações de Mercúrio, que representa nossa inteligência, nossa capacidade intelectual, nosso discernimento, a forma como reunimos e processamos informações para nos adaptar e entender o nosso ambiente.

Outros temas regidos por Mercúrio:
Comércio, marketing, propaganda, carros, estradas, trânsito, correspondência, negócios, reuniões, contratos, questões burocráticas, papéis, documentos, chaves, aparelhos de comunicação (Mercúrio rege tudo o que comunica). Rege as atividades da vida cotidiana, o dia a dia rotineiro e os obstáculos associados e esta rotina (assuntos também da casa 6, associada a Mercúrio). Mercúrio simboliza também as várias pessoas que nos cercam, como colegas de escola, de trabalho, vizinhos, amigos que fazemos na infância e na adolescência, crianças, irmãos e primos (assuntos também da casa 3, associada a Mercúrio).

MERCÚRIO NOS SIGNOS

MERCÚRIO EM ÁRIES
Mercúrio neste signo indica um tipo de raciocínio que tende a ser determinado, impulsivo e competitivo. Os nativos gostam de discutir e argumentar. Com frequência, possuem a habilidade de pensar rapidamente e podem criar muitas ideias originais.

Entretanto, podem ser imprudentes ao tomarem decisões e considerar as coisas a partir de um ponto de vista muito pessoal. Pode haver irritação e um temperamento irascível. No seu extremo, esta tendência pode resultar em egotismo intelectual e atitudes voluntariosas.

Os nativos tem dificuldade para tolerar demoras. Consequentemente, não gostam de se submeter a longos e demorados processos de decisão demorados, que se tornam frustrantes. A sua impulsividade significa que nem sempre concluem as ideias que iniciam.

MERCÚRIO EM TOURO
Mercúrio no signo de Touro indica nativos cujo raciocínio e decisões são determinados por tudo o que possuir uma aplicação prática, material. Embora possam não ter brilho ou originalidade, no tocante ao bom senso prático são muito habilidosos.

Assim, possuem mentes perspicazes para negócios e uma tendência natural para a administração. São lentos para formar opiniões, mas, assim que o fazem, relutam em modificá-las. Igualmente, não gostam de discussões e desarmonia. Lutam somente para proteger a sua segurança e seus interesses financeiros.

A habilidade desses nativos para considerarem somente coisas de interesse prático proporciona grande poder de concentração, tanto que podem ignorar perturbações externas como se estas não existissem.

Pode haver obstinação intelectual, opiniões dogmáticas, materialismo e avareza. Eles não percebem as coisas com as quais não desejam ser incomodados. No seu extremo, essa atitude os torna cegos para assuntos importantes, que deveriam perceber para seu próprio bem. Isso explica muito da sua teimosia.

Esta posição de Mercúrio também pode oferecer habilidade para as artes, a matemática e a ciência, devido à sua boa percepção das formas e estruturas.

MERCÚRIO EM GÊMEOS
Mercúrio neste signo está em sua regência. Portanto, o raciocínio puro, lógico, pode ser levado à sua expressão mais elevada. O Mercúrio geminiano é versátil, sem preconceitos e impessoal na sua habilidade para perceber a verdade. Está mais preocupado com fatos do que com atitudes e preferências pessoais.

Os nativos com Mercúrio em Gêmeos podem ser capazes de um profundo pensamento científico. Geralmente são bem educados, conhecedores de muitos assuntos e capazes de se comunicar com facilidade, rapidez e precisão, na fala e na escrita. Geralmente possuem um excelente vocabulário, que é um dos segredos de sua eloquência e sua clareza de expressão.

Possuem um sistema nervoso muito sensível a estímulos externos. Toda conversa e atividade no seu ambiente são registradas com intensidade e vivacidade em sua consciência, forçando as a lidar com muitos pensamentos e impressões ao mesmo tempo.

Essa é a base da sua mente ágil, que possui a capacidade de registrar duas impressões ou ter dois pensamentos quase que simultaneamente. Contudo, se forem submetidos a ambientes movimentados e complexos durante muito tempo, seus nervos ficarão em frangalhos, podendo ocorrer fadiga, confusão e irritação. Portanto, precisam de períodos de isolamento para se acalmar, meditar, relaxar e concentrar sua mente.

Os nativos possuem intensa curiosidade, querem saber tudo a respeito de tudo. Mas correm o risco de querer aprender muitas coisas e dividir a sua atenção com muita frequência. Podem não dar continuidade ao propósito de completar os projetos que assumem. Quando esta tendência é levada a extremos, cria o típico “homem dos sete instrumentos” (mas que não domina nenhum a fundo).

É possível considerar qualquer situação a partir de muitos pontos de vista. Por isso podem ter dificuldade para tomar decisões e mudam de ideia com muita frequência, confundindo os outros. Pode haver conversa incessante sobre assuntos triviais, o que é um aborrecimento para os outros.

É preciso estudar a desenvolver a educação para que possam utilizar melhor sua capacidade intelectual. As mentes inventivas dos nativos são competentes para descobrir novas e surpreendentes soluções para problemas e situações de emergência.

Esta posição é comum entre cientistas, matemáticos, peritos em computadores, secretárias, escritores, repórteres, jornalistas, publicitários, professores e oradores.

MERCÚRIO EM CÂNCER
Mercúrio no signo de Câncer indica uma mente influenciada por padrões emocionais profundamente arraigados. Os desejos inconscientes podem fazer com que a pessoa observe alguns fatos e ignore outros, o que pode resultar em preconceitos e interferência no raciocínio objetivo. Às vezes podem ser falsos, sem o perceber conscientemente.

Mercúrio neste signo pode indicar boa memória, devido à intensidade emocional associada aos pensamentos. Há também tendência a absorver muita informação subliminarmente ou a aprender por osmose. Na realidade, grande parte do processo mental ocorre em um nível inconsciente, embora se manifeste como intenção consciente.

Como as pessoas com esta posição de Mercúrio são muito suscetíveis às atitudes e opiniões dos que as cercam, o seu pensamento pode ser influenciado por apelos emocionais, como o patriotismo. Elas são muitos sensíveis, acreditam que tudo que é feito ou dito no seu ambiente é especificamente dirigido a elas.

Grande parte do pensamento concentra-se no lar e na família. Há uma considerável habilidade para os negócios, em assuntos relacionados a alimentos, produtos de consumo e domésticos e bens imobiliários.

MERCÚRIO EM LEÃO
Mercúrio no signo de Leão indica uma mente que possui uma vontade forte e um propósito firme. Os nativos com esta posição são capazes de concentração dirigida, o que confere energia e força de vontade.

Gostam de ser considerados autoridades nas áreas em que escolheram atuar. São ajudados por uma forma de discurso dramática e convincente. Porém, se levada a extremos, essa inclinação pode criar um excessivo orgulho intelectual e arrogância.

A autoconfiança intelectual indicada por Mercúrio em Leão favorece uma atitude positiva para enfrentar e solucionar problemas. Contudo, pode haver uma tendência para lidar com as coisas em termos gerais, amplos, ignorando os detalhes.

Pode também existir tendência a ignorar as coisas que não se relacionam com o foco de interesse imediato. Como Leão é um signo fixo, as opiniões são formadas lentamente e modificadas com relutância.

Os nativos possuem continuidade de planejamento e propósitos, o que lhes oferece capacidade executiva. Há também habilidade para o ensino e o trabalho no desenvolvimento intelectual das crianças. O teatro, investimentos, Bolsa de Valores, educação, entretenimento e atividades artísticas são prováveis áreas de interesse especial. Esta posição de Mercúrio também pode combinar viagens de passeio com viagens de trabalho.

MERCÚRIO EM VIRGEM
Mercúrio em Virgem está no signo de sua regência, uma posição que indica uma mente analítica, com grande habilidade de raciocínio prático. Estes nativos insistem numa precisão exata e apurada, que pode parecer trivial para outras pessoas.
Exigem ambientes organizados, métodos e procedimentos eficientes, especialmente em sua área de trabalho. Esta é melhor posição de Mercúrio para a pesquisa científica detalhada.

Os nativos atingem o sucesso profissional e financeiro ao adquirirem boa educação e habilidades especializadas. O interesse pela gramática e a competência nessa área podem torná-los eloquentes em seu discurso, em sua escrita e competentes em idiomas.

Via de regra, insistirão no uso adequado da gramática, da ortografia e da pontuação, motivo pelo qual são excelentes secretárias e correspondentes. Mercúrio em Virgem está principalmente interessado em ideias que possuam alguma aplicação prática para obter status e sucesso financeiro.

O nativo com esta posição é voltado ao trabalho. Pode ser tímido e reservado, preferindo não perder tempo com conversas inúteis. Pode perder de vista as questões amplas e principais, devido à preocupação excessiva com detalhes que assumem uma importância indevida.

Medicina, dieta, higiene, matemática, trabalhos detalhados e precisos de todos os tipos atraem sua atenção.

MERCÚRIO EM LIBRA
Mercúrio no signo de Balança indica uma mente principalmente preocupada com relações humanas e psicologia. Os nativos possuem intensa curiosidade a respeito dos padrões de pensamento e comportamento dos outros. Portanto, sentem-se atraídos pelas áreas de psicologia, astrologia, relações públicas, sociologia, diplomacia ou direito.

Para eles, são essenciais uma boa comunicação e alegria nos relacionamentos. Preferem trabalhar em parceria intelectual com os outros e geralmente se comunicam com facilidade, devido ao interesse pelo que os outros pensam.

Com forte senso de justiça, geralmente são honestos em suas relações e equilibrados nas negociações e em todos os contatos mentais. Gostam de considerar todos os lados de uma questão antes de tomar uma decisão. Mas se esse desejo for utilizado de forma errada, pode conduzir à indecisão e assim se perde a oportunidade de agir.

Contudo, quando as decisões são tomadas, elas geralmente são justas e ponderadas. Esta posição de Mercúrio é boa para as profissões legais, aconselhamento, arbitragem e outros trabalhos de relações públicas, como vendas e negociações.

Os nativos buscam se associar com pessoas de mentes requintadas, boas maneiras e reputação de honestidade. Modos deselegantes e motivações desonestas são considerados desagradáveis e evitados sempre que possível.

São muito sensíveis aos odores, à estética, aparência pessoal e conduta dos outros. Consideram os trajes inadequados e o linguajar vulgar como afrontas sociais. Gentis e atenciosas em sua comunicação, podem ser rígidos quando estão envolvidos princípios. Podem cometer o erro de esperar dos outros o mesmo grau de disciplina mental que exigem de si mesmas.

Em tipos muito desenvolvidos, essa qualidade conduz à profundidade. Porém as pessoas superficiais com esta posição de Mercúrio podem não ter firmeza em suas convicções, porque tendem a concordar com seus companheiros, visando obter popularidade e aceitação.

MERCÚRIO EM ESCORPIÃO
Mercúrio no signo de Escorpião proporciona uma mente intuitiva capaz de profundos insights. A percepção dos nativos pode levar ao exame crítico das motivações humanas. Eles consideram as coisas com precisão, mas não necessariamente com compaixão. É preciso cuidado para não utilizar uma linguagem agressiva, medir as palavras para não ofender os sentimentos dos outros.

A tendência é dizer exatamente o que sente ou permanecer em silêncio. Fazer planos em segredo e os comunicar somente quando tem um propósito definido que está tentando realizar. Contudo, como pode ser influenciado por fortes fatores emocionais, é mais objetivo quando não está pessoalmente envolvido.

Quem tem Mercúrio em Escorpião possui uma mente determinada e grande engenhosidade, pode vencer obstáculos que outros considerariam insuperáveis. As pessoas com Mercúrio neste signo gostam de vasculhar os porões da mente, são bons detectives, investigadores e pesquisadores. Pode também haver desconfiança dos outros.

Em tipos muito desenvolvidos, há uma habilidade científica que se origina da sua curiosidade sobre os mecanismos interiores da energia responsável pela manifestação objetiva. Isso proporciona um insight dos processos fundamentais de transformação.

MERCÚRIO EM SAGITÁRIO
Mercúrio neste signo indica uma mente preocupada com todas as codificações do pensamento social, seja na forma de espiritualidade, religião, filosofia, direito ou outros estudos relacionados com a educação superior. Pode haver maior preocupação pelas atitudes do que pelos fatos.

O resultado muitas vezes é construtivo, proporcionando um insight da motivação social e dos acontecimentos subsequentes. Entretanto, os nativos podem não perceber a verdade se não prestarem suficiente atenção à informação factual detalhada, base de todo pensamento lógico.

Os nativos com essa posição podem ter um insight profético, porque a sua preocupação com as atitudes lhes permite compreender as informações que serão importantes pela opinião pública. Isso conduz à revelação do destino coletivo e do carma.

Esses nativos desejam ingressar em instituições públicas de aprendizado superior ou de controle social, como universidades, igrejas ou governo. O seu objetivo é obter autoridade intelectual e status, embora o preço possa ser a submissão a instituições corruptas e estagnadas. Gostam de se considerar exemplos da verdade. Podem tender a pregar sermões moralistas sobre coisas óbvias e se tornar pedantes.

Às vezes, existe uma preocupação com metas distantes, ideais elevados, que podem levar os nativos a não perceberem o que está sob seus narizes. Pode resultar em tendências à desatenção.

Essas pessoas têm um discurso direto e dirão exatamente aquilo que pensam. Exigem liberdade intelectual, porém as suas ideias raramente divergem dos conceitos tradicionais ou da moral social vigente. Assim, geralmente são respeitadas na comunidade.

Mas se o conformismo social for levado muito longe, pode conduzir à hipocrisia, pois os seus padrões morais talvez não sejam melhores do que as normas socialmente aceitas. É preciso perceber que uma atitude não está necessariamente correta simplesmente porque é popular ou dominante.

MERCÚRIO EM CAPRICÓRNIO
Mercúrio neste signo indica uma mente ambiciosa, perspicaz, prática, organizada e preocupada em obter status por intermédio de realizações materiais. As pessoas com Mercúrio em Capricórnio são capazes de grande concentração e boa organização. São metódicas nos pensamentos e atitudes, possuindo a habilidade de fazer uma coisa de cada vez.

O seu processo de raciocínio é meticuloso, porém não necessariamente original. A sua paciência e disciplina podem resultar em habilidade matemática, que pode ser utilizada nos negócios ou na ciência. Mercúrio neste signo também pode proporcionar boa capacidade administrativa. Muitos executivos bem sucedidos têm Mercúrio em Capricórnio.

As pessoas com essa posição passarão por processos tradicionais de educação como um meio de atingir metas profissionais e melhorar seu status financeiro e social. As suas ideias políticas e sociais geralmente são conservadoras. Tendem a defender a ordem estabelecida. Respeitam as crenças que provaram a sua utilidade através do tempo.

Como possuem uma percepção aguçada, poucas coisas de consequências práticas escapam à sua atenção. Contudo, há o perigo de que a sua seriedade e a sua disciplina mental as conduzam a uma atitude inflexível e falta de humor.
A ambição material desmedida pode levar à avareza e à tendência de usar as pessoas para atingir objetivos materiais, sem considerar os valores humanos. O status material pode tornar se um fim em si mesmo, sobrepondo se aos valores humanos e a qualquer outra consideração.

Uma vez que Capricórnio, como Virgem, é um signo de terra, Mercúrio neste signo considera importantes apenas as ideias que tiverem valor prático. Essas pessoas são mais realistas do que idealistas na abordagem de suas metas. Consideram as coisas pelo que são e não se iludem com falsos idealismos.

MERCÚRIO EM AQUÁRIO
Mercúrio no signo de Aquário indica uma mente aberta às novas experiências. A capacidade de considerar os fatos à luz da verdade impessoal oferece uma mente confiável, não preconceituosa e objetiva.

Para os nativos com esta posição, a verdade deve vir em primeiro lugar. Não se interessam muito por ideias tradicionais ou socialmente aceitas se essas forem incompatíveis com os fatos ou com experiências diretas.

Aqui está o segredo da sua originalidade. Devido à sua objetividade impessoal, os nativos não se surpreendem facilmente com nada que possam ver ou experimentar. Assim, podem aceitar coisas que outros considerariam amedrontadoras ou incompreensíveis.

Mercúrio em Aquário está em sua exaltação. Portanto, os nativos possuem a capacidade de saber que a razão existe como um padrão da Mente Universal, da qual a Mente Individual é apenas um submecanismo.

Assim, a capacidade dos nativos para experimentar as coisas ultrapassa os cinco sentidos físicos. Mercúrio em Aquário manifesta as suas faculdades intuitivas mais elevadas mediante a comunicação com a Mente Universal mais ampla, transcendendo o ego individual.

Como Aquário é um signo fixo, a energia mental é estabilizada e concentrada. Portanto, capaz de receber ideias das esferas arquetípicas da consciência. Alguns possuem a capacidade de perceber a própria mente como um campo de energia e o seu conteúdo como padrões desta energia. Podem ser bons telepatas ou canalizadores.

A experiência direta de estados de energia mais elevados também oferece um insight científico sobre os mecanismos das manifestações materiais. Há boa organização mental e concentração, com frequência levando à habilidade matemática e inventiva, uma das razões pelas quais esta posição gera cientistas.

As pessoas com esta posição de Mercúrio gostam de atuar com outras pessoas. Podem envolver-se em trabalhos de grupo ou de organizações. Buscam estímulo mental nas amizades. A capacidade de ver as coisas em termos amplos favorece o humanitarismo e a preocupação com o desenvolvimento espiritual da Humanidade. É uma excelente posição para a astrologia e todas as formas de estudos ocultos.

MERCÚRIO EM PEIXES
Mercúrio neste signo indica uma imaginação ativa e uma capacidade fotográfica para visualizar pensamentos e lembranças. Os nativos com esta posição são muito intuitivos e telepatas no nível inconsciente. Portanto, são facilmente influenciados por sugestões subliminares, uma vez que inconscientemente se sintonizam com os pensamentos e o estado de espírito das pessoas que os cercam.

Chegam a conclusões não por meio do raciocínio lógico, mas baseados em percepções intuitivas que fluem da mente inconsciente. Aprendem mais por osmose do que pelo estudo disciplinado.

A mente pode ser influenciada por padrões emocionais inconscientes baseados em experiências passadas. É preciso cuidado com o risco de ficar preso às lembranças, a ponto de distorcer a percepção da realidade presente. Em casos extremos, isso pode levar a imaginação mórbida, complexo de perseguição ou condições neuróticas.

Devido à extrema sensibilidade e imaginação, muitas vezes manifestam aptidões poéticas e artísticas. São compreensivos, podem imaginar como é estar na situação de outra pessoa, porque já estiveram em situações semelhantes. Às vezes suas emoções são facilmente manipuladas.

Peixes é um signo mutável e as emoções vacilantes podem provocar hesitação no raciocínio, nas decisões e na comunicação. Pode também haver tendência a sonhar acordado e devanear. O fato de os nativos gostarem de ser reservados e guardarem para si mesmos os seus pensamentos pode resultar em timidez e isolamento.

O nativo talvez seja hipersensível e capaz de perceber uma crítica pessoal mesmo não intencional. É preciso cultivar mais impessoalidade em seu raciocínio e percepção da realidade.

MERCÚRIO NAS CASAS

MERCÚRIO NA CASA 1
Mercúrio nessa casa oferece ao nativo um ponto de vista inquisitivo e intelectual com relação à vida. Quase nada do que acontece em seu meio ambiente lhe escapa. Suas iniciativas e sua auto expressão baseiam se na lógica e no raciocínio. Com frequência, o nativo tem uma inteligência acima da média.

Gosta de se movimentar muito, é inquieto e se expressa por meio da ação. Iniciativa mental e força de vontade acompanham esta posição. Portanto, os nativos geralmente são intelectualmente competitivos.

Pessoas com Mercúrio na casa 1 são bons escritores, médicos, cientistas, pesquisadores, eruditos, bibliotecários e secretários, devido à sua habilidade inata de expressão e ao elevado grau de inteligência.

São tagarelas e tendem a escrever bastante devido ao intenso desejo de se expressarem verbalmente. A busca do autoconhecimento pode despertar especial interesse.

MERCÚRIO NA CASA 2
Mercúrio na Segunda Casa indica uma preocupação com assuntos comerciais e financeiros. O sistema de valores baseia-se em coisas que podem produzir resultados práticos e concretos.

Muitos economistas, consultores financeiros e planejadores de organizações possuem Mercúrio na Segunda Casa. Existe uma habilidade para a literatura, o jornalismo, divulgação, radiodifusão, intercâmbios, ensino e outros meios de comunicação. As pessoas que ganham a vida como secretárias, contabilistas, bibliotecárias, telefonistas ou escritoras também podem ter esta posição de Mercúrio.

Os nativos com esta posição buscam a educação visando melhorar o seu poder aquisitivo. Possuem ideias originais sobre maneiras de ganhar dinheiro e os seus assuntos financeiros são sempre metodicamente planejados.

MERCÚRIO NA CASA 3
Mercúrio na Terceira Casa está favorecido, tende a proporcionar uma habilidade intelectual superior. Há talento e interesse por todos os tipos de comunicação. Os nativos com esta posição são bons escritores e oradores, com muita originalidade e agilidade mental.

Viagens curtas e constante comunicação com irmãos, irmãs e vizinhos são características desta posição, e grande parte do tempo é gasto no telefone, nas redes sociais ou escrevendo mensagens. É preciso cuidado com problemas devido ao discurso indiscreto ou informações falsas, incompletas ou errôneas.

Os nativos são competentes na busca de soluções práticas para todos os tipos de problemas. São bons secretários, telefonistas, repórteres, editores e redatores de textos.

MERCÚRIO NA CASA 4
Mercúrio na Quarta Casa indica pode haver muita atividade educacional e intelectual no lar. Os nativos com esta posição com frequência possuem pais bem educados. Tendem a investigar a sua árvore genealógica e a história dos seus ancestrais.

O lar provavelmente será utilizado como um local de trabalho, porque Mercúrio rege Virgem e a Sexta Casa, que lida com o trabalho. Com frequência possuem amplas bibliotecas em casa e passam muito tempo com as suas famílias, envolvidos em atividades intelectuais.

O lar pode se tornar um centro de relações sociais da vizinhança. São pessoas que costumam transformar a leitura do jornal num ritual diário durante o café da manhã.

Mercúrio nesta casa pode indicar um interesse por bens imobiliários, agricultura, ciências da terra (como Geologia) e pelos problemas ecológicos e ambientais. O nativo pode escrever a respeito dessas questões.

Possuem condições para mudar de casa ou se movimentar com frequência, viver em trailers ou de algum modo procurar uma vida nômade.

MERCÚRIO NA CASA 5
Mercúrio na Quinta Casa indica interesse intelectual em muitos empreendimentos artísticos e criativos. Por essa razão, ele pode criar dramaturgos, críticos de arte e escritores em geral. Os nativos sentem se atraídos pelas formas de arte que transmitem informações ou que agem como meio de ensino ou propaganda.

Possuem a capacidade de se expressar de forma dramática e vigorosa na fala e na escrita, e querem ser admirados pelas suas realizações intelectuais. É preciso cuidado com a vaidade intelectual.

Essas pessoas também tendem a preocupar-se e sentir orgulho das realizações intelectuais de seus filhos. Uma vez que há interesse pela educação das crianças, muitos importantes professores possuem Mercúrio nesta casa. A atração romântica está voltada a tipos intelectuais capazes de proporcionar excitação e estímulo mentais.

MERCÚRIO NA CASA 6
Mercúrio na Sexta Casa está favorecido, porque esta casa corresponde a Virgem, que é regido por Mercúrio. Portanto, pode indicar capacidade intelectual superior.

Mercúrio na Sexta Casa indica pessoas que adquirem conhecimento e habilidades especializados, que possam ser aplicados em seu trabalho ou profissão. São metódicas e eficientes para lidar com os detalhes de seu trabalho. Consideram uma obrigação pessoal manter se informadas sobre técnicas e pesquisas mais recentes na sua área de atuação.

Esta é uma posição favorável para pessoas envolvidas com a medicina, a engenharia ou a ciência. Indica uma preocupação com os deveres, a higiene pessoal e roupas adequadas. Pode indicar tendência ao trabalho excessivo e ao perfeccionismo.

Os sentidos profundamente alertas dos nativos tornam desagradável a desordem no ambiente. Podem sofrer efeitos psicológicos adversos e até ficar doentes em situações de caos.

MERCÚRIO NA CASA 7
Mercúrio na Sétima Casa indica pessoas preocupadas com a comunicação e a colaboração mental com os outros. Preferem trabalhar em algum tipo de parceria, em vez de atuarem individualmente.

São competentes para se comunicar com o público. Portanto, podem ter sucesso em vendas, relações públicas e direito.

Podem possuir habilidades em arbitragem, mediação e aconselhamento. Também pode haver aptidão para a psicologia. Mas também haver discórdia no casamento, baseada em diferenças de opinião.

Os nativos com esta posição de Mercúrio se preocupam com o que os outros pensam. A tendência de buscar parcerias mentais faz com que casem com pessoas intelectuais, inteligentes e bem educadas. As outras relações provavelmente também se estabelecerão com tipos intelectuais. Pode ocorrer um casamento com um empregado, colaborador ou parente.

MERCÚRIO NA CASA 8
Mercúrio na Oitava Casa indica interesse pelas fases mais profundas da ciência e do oculto. O interesse também pode se concentrar em finanças corporativas, impostos, seguros e bens de pessoas falecidas, uma vez que a Oitava Casa é a casa da morte.

As pessoas com esta posição tendem a ser reservadas, especialmente a respeito de informações que consideram pessoais ou importantes. Tendem a fazer planos em segredo e são engenhosas na formulação de estratégias.

Talvez façam viagens relacionadas à morte. Com frequência são herdeiras de informações secretas ou importantes documentos. Os nativos não se esquecem facilmente das ações, atitudes e desrespeitos dos outros. É preciso cuidado com a tendência para guardar rancor, falar em vingança e se envolver em planos secretos de vingança.

Adoram mistérios, investigações e intrigas. Gostam de ler e escrever histórias de detetives e de mistério. Possuem o desejo e a habilidade para desvendar segredos e descobrir as motivações ocultas por trás do comportamento humano, pois desejam chegar à essência das coisas.

MERCÚRIO NA CASA 9
Mercúrio nesta casa indica interesse por filosofia, leis e educação superior, conduzindo a uma educação elevada e a altos títulos. Os nativos com esta posição de Mercúrio adoram viajar e são curiosas a respeito de países e culturas estrangeiras. Podem ser bons historiadores e antropólogos.

É preciso cuidado com o orgulho e esnobismo intelectual, assim como crenças e opiniões sectárias, dogmáticas. Suas decisões se baseiam na ética e na moral, bem como em considerações práticas. Percorrem longas distâncias para adquirir o conhecimento que consideram importante ou para buscar ensinamentos religiosos e gurus que os esclareçam.

É importante para os nativos com esta posição compreender a evolução das ideias fundamentais que orientam o pensamento social, as leis, a filosofia e a religião dominantes. Muitos professores possuem Mercúrio na casa 9.

MERCÚRIO NA CASA 10
Mercúrio localizado na Décima Casa indica pessoas que buscam a educação por razões de ambição profissional. Elas desejam aumentar o seu conhecimento visando carreiras lucrativas e influentes.

Esta posição de Mercúrio oferece aos nativos uma boa habilidade de organização e capacidade para planejar o futuro. As suas carreiras não são acidentais, mas o resultado de planos deliberados destinados a atingir metas específicas. É preciso cuidado com a ambição pessoal desmedida. Isso pode vir acompanhado de uma atitude egoísta, fria e algumas vezes desonesta, na qual a ambição tem precedência sobre os princípios.

Mercúrio na Décima Casa oferece a capacidade de comunicação com pessoas em posições de poder e liderança. Consequentemente, muitos estrategistas políticos e redatores de discursos possuem esta posição. Também pode indicar habilidade executiva e capacidade de comunicação com o público. É a posição de políticos que se destacaram por suas ideias brilhantes.

Pessoas que pertencem a profissões relacionadas aos meios de comunicação, imprensa, literatura, divulgação, ensino ou oratória também podem ter Mercúrio nesta casa.

MERCÚRIO NA CASA 11
Mercúrio nessa casa indica pessoas profundamente interessadas na comunicação e na troca de ideias com amigos e grupos. Buscam em especial associações que estimulem suas mentes e aumentem o seu conhecimento. Ensinam e aprendem com seus amigos e podem receber ajuda deles para obter empregos. Contudo, seu pensamento pode ser fortemente influenciado pelas ideias do grupo no qual está inserido.

Mercúrio na casa 11 inspira amor à verdade, imparcialidade, a capacidade de pensar com originalidade e objetividade. Os nativos muitas vezes se interessam por investigações científicas, astrologia, filosofia oculta avançada, ideais e objetivos humanitários. Possuem amigos com interesses semelhantes. A sua atitude é impessoal, porém amigável.

É preciso cuidado com ideias demasiadamente excêntricas ou pouco práticas. Podem usar seus amigos para obter vantagens pessoais, ou os amigos podem orientá lo de forma errada por motivações próprias.

Os nativos desejam trocar ideias e se comunicar com todos, independentemente da sua educação ou posição social. Esta receptividade a toda a humanidade amplia a mente, proporciona compaixão e grande interesse pelas questões sociais mais amplas.

MERCÚRIO NA CASA 12
Mercúrio nessa casa indica que o pensamento do nativo tende a ser fortemente influenciado por lembranças e hábitos inconscientes originados de experiências passadas. As decisões podem se basear mais pelos sentimentos do que pelo raciocínio prático, uma vez que muitas impressões fluem da mente inconsciente.

A imaginação é muito ativa. Porém, com frequência são tímidos e hesitam em dizer o que realmente pensam. Os nativos com esta posição são mais reservados a respeito de seus pensamentos e ideias.

É preciso cuidado com neuroses, ou a fixação em experiências passadas, que não são importantes nas circunstâncias presentes. O indivíduo pode achar difícil se relacionar com o ambiente externo e por isso passar por dificuldades no aprendizado. Muitas crianças com Mercúrio nessa casa têm problemas de relacionamento durante a educação inicial, o que pode resultar em problemas na leitura ou outros bloqueios mentais.

Há a possibilidade de se obter ideias e conhecimentos valiosos por intermédio da habilidade psíquica, mediúnica ou intuitiva.

Mercury by Atethirteen

MERCÚRIO RETRÓGRADO NO MAPA NATAL

Para a Astrologia Cármica, quando um planeta retrógrado no mapa natal, isso indica que os temas que ele simboliza foram mal trabalhados em vidas passadas. No caso de Mercúrio, a vida no passado foi abordada de maneira pouco prática. A mente do nativo tende a ser mais introvertida e contemplativa, autocrítica e autoanalítica. Mente ausente e desinteressada para detalhes e pormenores, especialmente externos.

Há também as seguintes tendências:
– Interesses e habilidades literárias e/ou de comunicação.
– Gosta da própria companhia, diálogos internos.
– Cansa-se com conversas ocas e superficiais.
– Pode ter dificuldade em exteriorizar por palavras os seus raciocínios e percepções, o que pode gerar mal entendidos e lapsos de comunicação.
– O raciocínio não é rápido.
– Pode-se sentir desligado dos outros.
– Intranquilidade, preocupação ou agitação.

A função mental é interiorizada. O processo de pensamento parece ser mais profundo e mais sensível. Existe uma certa capacidade inata de estabelecer uma relação com os sentimentos e pensamentos dos outros, diminuindo a probabilidade de que se tire conclusões apressadas. Muitos escritores têm Mercúrio retrógrado, porque para muitos deles é mais fácil expressar-se por escrito do que verbalmente.

Algumas pessoas parecem ter dificuldades para explicar suas motivações ou sentimentos e se refugiam no silêncio, enquanto outras tornam-se particularmente hábeis na expressão de suas necessidades, depois que amadurecem e têm oportunidade de tentar eliminar a sua falha na comunicação. As escritoras Pearl Buck e Zelda Fitzgerald e o ator Charles Boyer têm Mercúrio retrógrado.

MERCÚRIO RETRÓGRADO NOS SIGNOS

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM ÁRIES
Em suas vidas passadas o nativo pode ter sido um comerciante e como tal, agia de forma agressiva, impaciente ou intolerante. Faltava-lhe paciência nas suas negociações, chegando a insultar os seus parceiros.

Se foi estudante ou intelectual, tinha uma tendência infantil a se vangloriar do seu desempenho intelectual. Talvez também tivesse professado opiniões militaristas extremistas que haviam incitado as pessoas a lutarem entre si. Uma coisa é certa: o nativo deve transformar seu discurso impulsivo e agressivo, com o qual feriu muita gente. Deve aprender a ouvir, a se comunicar com mais maturidade e compaixão.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM TOURO
Em suas vidas passadas, não importa qual fosse a sua profissão, o nativo só pensava no dinheiro. Tinha o espírito lento, calculador, obcecado por uma ideia fixa: o lucro! O seu medo de passar necessidade, absolutamente patológico, está sujeito a se manifestar de novo nesta vida.

Temia mudar de ideia ou de opinião. Muito materialista, só contavam, a seus olhos, o dinheiro, os bens possuídos, a boa mesa e o sexo. Qualquer motivação desinteressada lhe era completamente estranha. No entanto, o nativo por vezes apresentava extraordinários dons artísticos, bom gosto e o sentido da qualidade de vida. Agora, para quitar essa dívida cármica, deve abrir seu espírito, buscar ensinamentos edificantes e cultivar valores mais elevados.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM GÊMEOS
Em suas vidas passadas o nativo tinha o espírito vivo e flexível. Tão flexível, que pouco ligava para a lealdade. Essa posição de Mercúrio indica um comerciante desonesto numa vida passada. Ou ainda, um homem de letras mais brilhante do que sério. Em todo caso, fez mal uso de sua viva inteligência e de seu talento para se expressar, tanto por escrito como oralmente.

Sua aptidão manual e artística também era notável. Essas qualidades persistem na atual encarnação, mas esse gênio “faz-tudo” deve tomar cuidado para não perder o foco e se dispersar. Deve agora negociar e se comunicar com integridade. Pode ter também uma dívida cármica a ser regatada com irmãos ou primos.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM CÂNCER
Mercúrio retrógrado nesta casa indica alguém cuja mentalidade era muito infantil e voltada para o passado. Muito intuitivo, mas extremamente emotivo, o nativo era incapaz de qualquer objetividade. Não conseguia ter um distanciamento das suas emoções para fazer julgamentos serenos.

Sedento por segurança emocional e familiar, ficava sempre a reboque das opiniões da família. Na vida atual pode manifestar notáveis talentos para compreender as crianças. Mas deve crescer, amadurecer, tentar dominar suas turbulências dramáticas e afetivas.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM LEÃO
Abusando a todo instante do pronome “eu” (ou da expressão: “quanto a mim”), o nativo utilizava o poder da palavra (escrita ou falada) para submeter os outros ao seu poder. Orgulhoso, nutria inveja secreta das proezas dos outros. Esse despeito se manifestava por palavras ou por escritos críticos.

Considerava-se um gênio e ai de quem cometesse o crime de contrariá-lo, ou de não aplaudi-lo. Na vida atual deve controlar seu orgulho e cultivar humildade. Deve aprender a pedir aos outros aquilo que necessita (particularmente, conselhos). A reconhecer seus erros e aceitar ser criticado sem se zangar.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM VIRGEM
Mercúrio retrógrado, nesta casa indica tendência ao perfeccionismo. Muitas vezes o nativo tem, em certas áreas, uma obsessão de perfeição que o toma muito infeliz. Fica constantemente frustrado, já que a perfeição não existe neste mundo. Pode se mostrar maníaco por certos detalhes, excessivamente inclinado à crítica.

Bastante nervoso, em sua vida atual fica muitas vezes obcecado pela preocupação com a saúde. Apaixonado pelos regimes alimentares, pelos preceitos de higiene, está sempre pronto a dar lições de moral. Também não é raro teorizar sobre a sexualidade (porque ele próprio teve alguns problemas com isso em suas vidas passadas, e talvez ainda tenha hoje em dia!). Capaz de analisar brilhantemente tudo o que lhe cai na mão, deve aprender a relaxar, a soltar o controle, purgar-se do espírito crítico que podou o entusiasmo dos outros.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM LIBRA
Em vidas passadas o nativo desenvolveu bom gosto. Era um artista que deveria ter colocado a sua arte a serviço da sociedade. Mas provavelmente não o fez suficientemente. Sensível à harmonia, mas demasiado sensível ao detalhe desarmônico, incomodava os outros com suas críticas e com a sua indecisão.

A sua falta de tato e suas intrigas haviam torpedeado a harmonia do grupo. Pode indicar tendência e encontrar um parceiro desleal em suas associações, ou um cônjuge infiel no casamento. Na vida atual deve se esforçar para levar harmonia a todos, contribuir com sua arte. Que suas palavras tragam paz, que haja um diálogo aberto e íntegro em suas associações.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM ESCORPIÃO
Mercúrio retrógrado indica uma profissão de escritor nas vidas passadas, ou, pelo menos, de intelectual, talvez de jornalista. Em Escorpião, tratava-se talvez de literatura policial ou erótica. De uma inteligência fulgurante, desvendando as secretas motivações dos outros, o nativo não fez uso construtivo de suas excepcionais faculdades mentais.

Seu magnetismo sexual intenso lhe granjeara a submissão apaixonada de muitas pessoas. Pode ter usado sua imaginação de forma sádica ou perversa, enquanto envolvia o seu discurso em teorias mágico-religiosas. O poder que exercia pela palavra ou pela escrita pode ter levado a consequências prejudiciais.

Deve agora usar sua palavra e sua inteligência para curar, ajudar, desenvolvendo uma consciência mais elevada e espiritual.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM SAGITÁRIO
As elucubrações mentais do nativo nunca lhe permitiram fixar-se. Tem uma enorme necessidade dos outros para encontrar-se a si mesmo. Seduzido por mil ideias, filosofias e teorias diferentes, outrora se dispersava, sem nunca se aprofundar em nada. Era incapaz de concentração mental, deixava-se distrair por todas as sugestões exteriores.

Os provérbios “quem tudo quer, tudo perde” ou “quem vai ao vento, perde o assento” descrevem as suas vidas passadas. Entretanto, seus pensamentos otimistas lhe serão de grande ajuda. É importante que desenvolva um foco na busca do conhecimento e que se aprofunde em seus estudos.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM CAPRICÓRNIO
O nativo deve tomar cuidado com a tendência para o pessimismo. Cultivou amargura em suas vidas passadas, sem buscar horizontes mais positivos e felizes. A atitude crítica e negativa cortou suas asas.

Pode ser uma alma antiga, que vive refletindo há milénios e manifesta reflexões de surpreendente sagacidade. Sabe tomar o distanciamento necessário para julgar, sem se deixar perturbar por suas emoções. Mas Mercúrio retrógrado nesta casa indica que o nativo desprezou a sensibilidade dos outros. Sua personalidade se tornou fria e ambiciosa, não pensou em aliviar os sofrimentos dos pobres com palavras de bondade.

Deve agora cultivar a inteligência amorosa, comunicar-se com mais afeto. Identificar e transmutar as crenças limitantes. Cultivar o pensamento e a palavra positiva.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM AQUÁRIO
O nativo, em vidas passadas, parece ter desconhecido as leis da amizade. Não soube dialogar, partilhar as suas ideias e as suas intuições com os amigos e os grupos nos quais estava inserido. É possível também que tenha sido um inventor desconhecido, que não soube ou não quis transmitir suas descobertas avançadas.

Pode ter cultivado desprezo pelos outros ou uma espécie de deficiência na aptidão para se comunicar. Mas se sofremos o bastante por causa de algo, acabamos por encontrar o meio de nos libertar! Tem nova oportunidade, desta vez, de se fazer conhecer e compreender, de sair do seu isolamento mental e partilhar suas ideias originais e inventivas.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM PEIXES
Em suas encarnações anteriores o nativo viveu a reboque de sua imaginação, muitas vezes delirante. Prisioneiro de suas emoções e de suas intuições (incomunicáveis), o nativo passou longos períodos mergulhado em pensamentos de desespero.

Fazer bolhas só permite a comunicação com os outros Peixes. Os terrenos não entendem nada disso. O nativo deve aprender organizar suas ideias nebulosas. Sair da sua confusão mental. Deve se esforçar para racionalizar suas visões intuitivas. Desenvolver mais senso crítico nos seus entusiasmos religiosos e amorosos.

Esse poeta inato deve aprender a se comunicar com os outros pela palavra e pela escrita. Deve também se esforçar para buscar meios práticos e concretos de aliviar o sofrimento dos outros, sem se contentar apenas com belas e vagas palavras compassivas.

MERCÚRIO RETRÓGRADO NAS CASAS

MERCÚRIO RETRÓGRADO NA CASA 1
Na casa do Ascendente, Mercúrio retrógrado afeta profundamente a personalidade da pessoa, que pode reagir como uma criança: egocêntrico, impaciente, agindo sem refletir ou empreendendo várias coisas ao mesmo tempo, sem jamais terminá-las.

Procura-se a si próprio, busca definir a sua identidade. Essa insaciável curiosidade de se conhecer preenche uma lacuna das vidas passadas e permitirá que um dia o nativo possa enfim se situar enfim na comunidade dos homens. Ele sairá do seu egocentrismo e aprenderá a servir aos outros. Enfim, abrandará os seus julgamentos críticos que, no início desta encarnação, podem ter causado inimizades.

MERCÚRIO RETRÓGRADO NA CASA 2
Esta casa, em analogia com Touro, trata dos bens materiais e dos valores de uma forma geral. Mercúrio retrógrado é lunático, mutante, demasiadamente influenciado pelos detalhes da vida quotidiana. Isso indica que nas vidas passadas, o nativo se apegou demais à segurança material, cultivou valores materialistas acima de tudo.

Nenhuma perspectiva espiritual viera desligá-lo da busca dos bens terrestres. Atualmente, o nativo deve fazer um esforço para cultivar valores mais elevados, recolocar cada valor em seu devido lugar e procurar o essencial, que é de ordem espiritual.

MERCÚRIO RETRÓGRADO NA CASA 3
O nativo se vê confrontado com um problema de comunicação de origem cármica. Nas vidas passadas, não conseguiu se comunicar realmente com os outros. Seu espírito crítico e seus preconceitos o haviam impedido de fazê-lo.

Demasiadamente racional e intelectual, não sabia promover intercâmbios no plano das emoções, nem partilhar o entusiasmo dos outros. Essa posição de Mercúrio indica também um mau contato com irmãos e primos numa vida passada. Essa atitude pode e deve ser superada com uma postura mais amorosa, aberta, simples e fraternal para com os parentes e as pessoas próximas.

MERCÚRIO RETRÓGRADO NA CASA 4
A infância exerceu grande importância na vida do nativo, que não se esquece das suas primeiras impressões nesta vida. Continua a procurar uma grande segurança afetiva e familiar, como fazia nas vidas anteriores.

Na encarnação presente, sua emotividade entrava seu desenvolvimento intelectual. So poderá se expressar realmente quando tiver progredido afetivamente. Sobretudo quando tiver aceitado crescer, amadurecer. Quando tiver renunciado ao apego às velhas emoções, mágoas e memórias, sairá da imaturidade e sua verdadeira personalidade se revelará enfim (quase sempre na idade madura).

MERCÚRIO RETRÓGRADO NA CASA 5
Nas encarnações passadas, o nativo era descuidado, leviano e infiel em seus amores. Talvez também fosse indiscreto, não levando a sério as suas responsabilidades.

O mesmo aconteceu com relação à família. Foi provavelmente um pai (ou mãe) “omisso”. Negligenciou a educação dos seus filhos, não se esforçando o bastante para se comunicar com eles. Na verdade, suas más relações com amores e filhos eram provenientes de um excessivo orgulho.

Deve então, nesta vida, assumir humildemente suas responsabilidades parentais, refletir sobre seus compromissos amorosos, buscar o prazer e o lazer com mais maturidade e responsabilidade.

MERCÚRIO RETRÓGRADO NA CASA 6
Esta casa, em analogia com o signo de Virgem, é a da disciplina no trabalho, da saúde, da vida quotidiana. O nativo com Mercúrio retrógrado na casa 6 pode sentir algumas dificuldades no relacionamento com os outros no trabalho.

É bom que ele evite dizer: “Ah, se tivessem feito o que eu disse”! Sente continuamente que deve obrigações aos outros, não conseguindo cumprir todas elas. O seu espírito prático é por vezes crítico demais, mesmo para consigo mesmo. Assim, fica frequentemente angustiado e em estado de fragilidade nervosa.

Falta-lhe a autoconfiança. Quando os outros recusam sua ajuda, fica atormentado. Sente-se mais à vontade na mecânica, do que entre as pessoas. Adquiriu grandes competências técnicas no passado, e estas muitas vezes reaparecerão na vida atual. É bom que evite cultivar frustrações, que aprenda a se relaxar. Deve agora aprender que as pessoas não são máquinas!

MERCÚRIO RETRÓGRADO NA CASA 7
O nativo teve em suas vidas passadas grandes dificuldades nas parcerias e na vida associativa: contratos de negócios ou casamento. Por seu espírito demasiado crítico e por sua inconstância, provocou rupturas. Seus sócios ou seu cônjuge de uma vida passada reprovavam-no por não manter os seus compromissos, por mentir e por só levar em consideração seus próprios interesses.

O nativo deve agora aprender a negociar com equilíbrio e justiça, deve cultivar integridade, comprometer-se sinceramente num contrato não sem ter examinado cuidadosamente as cláusulas deste, antes de assiná-lo!

MERCÚRIO RETRÓGRADO NA CASA 8
Nas vidas passadas o nativo foi muito materialista. Sentia que as pesquisas espirituais eram algo que absolutamente não lhe diziam respeito. O seu comportamento de visão limitada pode ter acarretado muitos fracassos.

Era também muito duro em seus julgamentos (e continuará a sê-lo, no início desta vida). Mas sua perspicácia psicológica e seu faro causarão espanto. Deve agora e se mostrar mais tolerante. Cultivar uma busca mais profunda acerca dos mistérios da vida e procurar um ideal espiritual.

MERCÚRIO RETRÓGRADO NA CASA 9
Provavelmente o nativo viveu vidas agitadas, desenraizadas, sem foco ou objetivos estáveis. É possível que tenha sido muito religioso, mas de maneira dogmática ou fanática. Pode ter feito um bocado de inimigos, em virtude dos seus excessos verbais.

Portanto, deve agora cultivar humildade. Refletir sobre como pode ser mais prático e organizar com bom senso sua vida quotidiana. Deve, ao mesmo tempo, procurar uma orientação mais ampla, elevada e espiritual que irá inspirar toda a sua vida. Respeitar outras culturas, filosofias e religiões. Respeitar as leis, equilibrando a liberdade com a responsabilidade.

MERCÚRIO RETRÓGRADO NA CASA 10
Nas profissões que a pessoa exercia durante certas vidas passadas, tinha tendência a se mostrar indeciso, leviano, irresponsável. Tinha dificuldade em assumir seriamente uma carreira. Muito oportunista, só se empenhava na medida dos seus próprios interesses. Isso pode tê-lo impedido de ser bem sucedido.

Era, entretanto, observador, e possuía o senso do comércio. Pode agora, por exemplo, buscar uma carreira na administração ou no serviço público: ali, aprenderá a inspirar confiança, obrigando-se a uma rigorosa honestidade. Em muitos casos, é possível também que o nativo tenha uma dívida cármica para com sua mãe ou seu pai.

MERCÚRIO RETRÓGRADO NA CASA 11
Nesta casa o nativo teve problemas com seus amigos ou com o grupo no qual estava inserido. Eram mal escolhidos e a sua influência foi desastrosa. A inferioridade deles permitia ao nativo valorizar-se, ganhando uma popularidade fácil.

Em outros casos, ele não tinha amigos, porque não vivenciava as leis da amizade: respeito pelos outros, ajuda desinteressada. Na vida atual deve escolher aqueles cuja qualidade espiritual o ajudará a crescer e a amadurecer. Liquidará esse carma integrando-se a grupos sociais, humanitários e solidários, centrados no auxílio ao próximo.

MERCÚRIO RETRÓGRADO NA CASA 12
Em suas vidas passadas o nativo se descuidou do seu aperfeiçoamento espiritual. Tinha muita intuição e imaginação poética, que não foram utilizadas positivamente. Teve tendência a se evadir no sonho, em discursos delirantes e obscuros. Recusou-se, provavelmente, a se dedicar aos outros, o que lhe teria exigido uma disciplina e sacrifícios que não estava disposto a fazer.

Deve utilizar hoje sua viva intuição para cuidar dos outros, particularmente os doentes (seria muito eficiente num hospital). Agir mais do que sonhar (e não contar tudo a todo mundo). O nativo deve tomar consciência das suas dívidas cármicas e se tornar um farol de luz nesta vida.

Veja também: VÊNUS – O AMOR, A BELEZA, O PRAZER E OS VALORES

Marcelo Dalla
Formado em Comunicação pela ECA – USP.
Estuda astrologia há 30 anos e atua profissionalmente como astrólogo no Brasil e em Portugal há 13 anos.
Professor de Astrologia especializado em Astrologia Cármica. Terapeuta Florais de Bach e Xamanismo. Artista gráfico e criador de mandalas.
Publicou em Portugal os livros MANDALAS MÁGICAS e MANDALAS SIGNOS DO ZODÍACO, ambos pela editora Verso de Kapa.
Mantém uma coluna diária de astrologia no portal ASTROCLICK e coluna semanal no site
www.marcelodalla.com

COMPARTILHAR