Na Astrologia, Marte rege a energia para ação, os novos inícios, a assertividade, a agressividade e a competitividade. Simboliza a individualidade, a força de vontade e de conquista, a energia vital como um todo. Sua retrogradação acontece a cada dois anos.

Em 2020 Marte ficará retrógrado de 9/10 de setembro a 13/14 de novembro (isso porque ele fica um tempo estacionário antes de aparentemente inverter a rota). Todo planeta que fica retrógrado evidencia revisões nos assuntos que ele rege.

Este movimento é desafiador, pode nos trazer muitos aprendizados sobre comportamentos inconscientes e reativos. Emoções bloqueadas ou reprimidas podem vir à tona (raiva, frustração, agressividade), revelando antigas feridas a serem enfrentadas.

Velhos conflitos não resolvidos podem retornar, para serem encarados (o movimento retrógrado indica também revisões e processos internos). Se a situação não pode ser transformada fora, então é hora de mudar nossas reações/percepções/atitudes em relação a ela.

Pode ser um movimento catalizador de muitos processos coletivos inclusive nas questões ligadas ao poder, pois Marte fará quadratura com Júpiter, Saturno e Plutão. Vamos observar em nossas vidas situações opressivas, abusos e opressões para que sejam transformadas. O grande aprendizado é utilizar com maestria a força do nosso guerreiro interno.

As ações infantis, imprudentes, impulsivas e as decisões tomadas às pressas não resultam bem. Devemos ser mais perseverantes e pacientes, cultivando iniciativas maduras e responsáveis. Vamos tomar cuidado para não invadir o território do outro. Afinal, o mundo não gira em torno do nosso umbigo.

O que deve ser evitado?

  • A impulsividade, as atitudes egoístas. Conflitos podem gerar prejuízos e dores de cabeça.
  • Essa fase não é aconselhável para inícios de grandes projetos, é melhor desacelerarmos.
  • Melhor evitar cirurgias eletivas também (não emergenciais).
  • Ficar na dependência de outra pessoa, evitar grude e cobranças.

O melhor a fazer:

  • Preparar os novos projetos com estratégia e planejamento.
  • Calcular riscos com realismo e objetividade.
  • Cultivar mais gentileza e cordialidade.
  • Cultivar mais flexibilidade, nem tudo sai como a gente quer nessa fase.
  • Pensar antes de agir.

Sejamos felizes!

Sejamos felizes!

Marcelo Dalla
Formado em Comunicação pela ECA – USP. Estuda astrologia há 30 anos, atua profissionalmente como astrólogo no Brasil e em Portugal há 14 anos. Professor de Astrologia, especializado em Astrologia Cármica. Terapeuta Florais de Bach e Xamanismo, também é artista gráfico e criador de mandalas. Publicou em Portugal os livros MANDALAS MÁGICAS e MANDALAS SIGNOS DO ZODÍACO, ambos pela editora Verso de Kapa.
www.marcelodalla.com

COMPARTILHAR