A Mãe Lua, anciã… sua história romântica e espiritual acompanha o imaginário do ser humano desde antigas eras. Várias sociedades assumiram ser a Lua o seu mais sagrado símbolo espiritual. Ela ensina sobre o tempo e é a força de comando feminino no reconhecimento de um calendário que expressa os ciclos naturais.

Na astrologia, a Lua representa a forma como vivemos as nossas emoções. É o que já é familiar, conhecido, nossa zona de conforto, onde buscamos nutrição emocional. O que é que precisamos para nos sentirmos seguros? A Lua também representa nossos condicionamentos, a repetição de padrões de comportamento, os instintos que nos levam a ser reativos. O nos afeta emocionalmente?

Simboliza como reagimos à nossa experiência de vida, quais nossas necessidades emocionais, como reagimos aos outros, nossa relação materna na infância, como fomos cuidados em nossas necessidades básicas, nutridos, como nos sentimos a respeito da maternidade, nosso arquétipo feminino.

Para a Astrologia Cármica, a Lua representa a memória do passado: infância, ancestralidade, hereditariedade e vidas passadas. Já o Sol representa o futuro. As qualidades do signo solar indicam um caminho de cura para equilibrar as questões relativas à Lua. Por isso, a Lua deve estar ao serviço do Sol, sendo um canal de expressão da vontade solar.

Para estudantes de Astrologia e para quem conhece seu mapa astrológico natal, deixo a seguir a interpretação da Lua em cada signo:

LUA EM ÁRIES
A Lua em Áries predispõe o nativo a uma natureza volátil, emocionalmente enérgica e impulsiva. Muitas vezes comporta-se de maneira precipitada ou agressiva, sem levar em consideração as consequências de seus atos. Pode ter súbitos acessos de raiva que, no entanto, são passageiros e logo esquecidos. Sente urgência em tudo.
A pessoa com esta posição da Lua prefere a autonomia e é muito independente. Insiste em seguir o seu próprio curso de ação, certo ou errado. Não tolera a interferência dos outros e costuma reagir mal quando depende de alguém para alguma coisa. Tende a considerar a reação dos outros de maneira pessoal e a dominar os outros emocionalmente. Num relacionamento, o que lhe interessa é a conquista.
Por tudo isso, é importante aprender a equilibrar suas imposições com mais ternura, cordialidade e suavidade.

LUA EM TOURO
A Lua no signo de Touro indica necessidade de segurança financeira e material para conseguir bem‑estar emocional. A Lua em Touro é fértil e muito forte, porque está no signo da sua exaltação. As emoções tendem a ser firmes e tranquilas. Esta posição atrai riqueza e as boas coisas da vida. O nativo aprecia a boa comida e busca conforto material. Uma situação doméstica estável é importante para a sua segurança emocional Quem tem a Lua em Touro conta com bom senso na administração de assuntos financeiros e domésticos. Esta posição exige o estímulo de outras pessoas para iniciar novos projetos, que, no entanto, uma vez iniciados, são levados até o fim com muita perseverança e persistência. Geralmente não inicia novos empreendimentos até que os anteriores estejam totalmente completos.
Em termos de afetividade, é capaz de associar paciência e mansidão e com determinação e firmeza. Prefere preservar os relacionamentos ao invés de se meter em aventuras arriscadas. Tem senso estético apurado, costuma ser doce e sedutor, mas também duro e teimoso quando não se sente à vontade. É resistente às mudanças e se apega facilmente. Precisa ter cuidado com a possessividade e o ciúme.
Pode haver relutância em modificar atitudes emocionais estabelecidas, com tendência à preguiça e um apego excessivo aos confortos materiais. Acomodar-se emocionalmente é um risco que deve ser equilibrado com o aprendizado do desapego, aceitando as transformações da vida como algo natural e renovador.

LUA EM GÊMEOS
A Lua no signo de Gêmeos indica uma natureza emocional hesitante, embora também estejam presentes a vivacidade, a flexibilidade e a engenhosidade. É uma oscilação emocional resultante da curiosidade.  A comunicação tem lugar nobre na classificação das importâncias emocionais. A pessoa com a Lua em Gémeos tende a falar incessantemente, algumas vezes a ponto de incomodar os outros. Com frequência é nervosa e agitada. É o tipo de pessoa que nunca sai do telefone. As emoções ficam sujeitas à análise racional e algumas vezes não sabe o que realmente sente. Há muita inquietação, com frequentes mudanças de residência e muitas viagens curtas. Circular em ambientes variados, conhecer novas pessoas, experimentar emoções inexploradas… tudo isso é importante para sua vida sentimental. Apreende com facilidade as informações, percebe com rapidez o que as outras pensam e quais suas necessidades afetivas. Com esta posição há tendência a querer abarcar o mundo com as pernas, a excitar-se momentaneamente com muitas ideias, sem segui-las até ao fim. Pode haver indecisão, superficialidade e confusão, mas conta com capacidade de planejar soluções para problemas práticos e domésticos.
É importante estabelecer objetivos para não dispersar sentimentos, nem se tornar uma pessoa ambígua ou superficial.

LUA EM CÂNCER
A Lua em Câncer se encontra no signo de sua regência, indicando profundidade e intensidade de emoções. A sensibilidade encontra terra fértil nos relacionamentos mais íntimos. Pode haver fortes ligações com a mãe, a família e o lar. O nativo com esta configuração pode ser bom cozinheiro ou boa dona de casa. A segurança e o casamento são importantes. É intuitivo para perceber as necessidades de quem ama, tem talento para cuidar. Quem tem a Lua em Câncer possui uma sensibilidade aos humores e sentimentos dos outros que pode beirar a mediunidade. É facilmente influenciado pela atmosfera dos encontros. Sua extrema sensibilidade às opiniões e reações dos outros pode levá-lo a imaginar desfeitas, mesmo não sendo propositais. Evita encontros quando há possibilidade de desamparo. Consequentemente, tende a retrair-se e perder‑se em pensamentos. Quando não é tomado por ressentimentos, pode fazer com que as pessoas se sintam paradas ao seu lado, pois sua ternura e sensibilidade são cativantes. Mas é também sonhador, vulnerável, instável e carente. Isso fica evidente em situações de estresse emocional. Por isso, sentir-se seguro e ter suas necessidades afetivas atendidas são importantes. Pode haver tendência para sufocar os filhos com o seu amor, a ponto de desejarem dominar as suas vidas.
É preciso aceitar a realidade e aprender a dar limites para sua fragilidade emocional. Com mais praticidade, a consciência do momento presente, a memória do passado e a intuição do futuro, pode encontrar um caminho para sua segurança e seu bem-estar emocional.

LUA EM LEÃO
A Lua no signo de Leão indica uma pessoa emocionalmente orgulhosa, com talento para artes dramáticas. Com frequência procura estar em evidência, pois há necessidade inconsciente de sentir‑se admirado e apreciado. Quem tem a Lua em Leão precisa de romance e afeto. Gosta de crianças, festas, arte, esportes, lazer e todo tipo de divertimento. Conta com disposição para se apaixonar, seja por uma pessoa ou por um projeto, abrindo o coração quando afetado pela sintonia do encontro. As emoções são intensas e algumas vezes age com necessidade de dramatizar os sentimentos. Tem grande poder de expressão, pode usar seu brilho e seu magnetismo para impor sua vontade. Há tendência para o egocentrismo e, consequentemente, a teimosia. Há tendência também para dominar os outros, especialmente os que convivem no cenário doméstico. Pode aparentar ser uma fortaleza quando, na verdade, procura esconder suas fragilidades. Algumas vezes seu desejo de ser adulado e mimado se manifesta como vaidade infantil. A tendência à dramatização seria insuportável se não fosse sincero em seus esforços de auto aperfeiçoamento. A sua necessidade de amar e ser amadas é um impulso emocional saudável e na maioria dos casos contribui para um temperamento alegre e uma expressão construtiva. Quem tem esta posição da Lua deseja que os seus filhos estejam sempre bem arrumados e que o seu lar seja uma  exposição de beleza e arte.
O desafio é aprender a dominar seu orgulho, cultivar um coração generoso, aprender a ceder e a reconhecer quando está errado.

LUA EM VIRGEM
A Lua no signo de Virgem indica uma natureza prática, trabalhadora e exigente. Há grande preocupação com o asseio e a higiene pessoal, a limpeza e a organização do lar. Quem tem a Lua em Virgem é preocupado com a saúde, por isso é cuidadoso com a alimentação e com dietas. É bom cozinheiro, mas saúde é mais importante do que o paladar. É também tímido e reservado, prefere trabalhar tranquilamente nos bastidores. Presta muita atenção aos detalhes e deseja servir. Tanto o signo de Virgem quanto a Lua estão relacionados à fertilidade e fecundidade. Por isso, quem nasce com essa configuração gosta de cultivar boa qualidade em suas relações, cuidar do ambiente familiar e das pessoas mais queridas. Classificar os sentimentos traz segurança, que é abalada quando se defronta com emoções incompreensíveis e inomináveis.
A objetividade e a praticidade são tendências visíveis. Não faz perguntas pessoais, a menos que seja necessário. É curioso, porém, somente em relação ao seu trabalho ou às questões práticas. Assim como costuma ser crítico consigo mesmo, também pode ser com os outros. Pode haver uma preocupação excessiva com detalhes irrelevantes, uma atitude de crítica e censura. O perfeccionismo nos detalhes pode torná-lo cego para questões mais amplas. É preciso aprender a perdoar as falhas, tanto as suas quanto as dos outros, ter calma, se estressar menos com os afazeres cotidianos. Com sensibilidade e compreensão o aperfeiçoamento pode ser cultivado de forma mais harmoniosa.

LUA EM LIBRA
A Lua em Libra indica forte sensibilidade às atitudes e reações dos outros, especialmente os parceiros no casamento e companheiros de trabalho.
Quem tem a Lua em Libra considera a vulgaridade desagradável. Conta com charme e elegância na sua aparência e maneiras pessoais. O senso estético é apurado. Sua casa geralmente é um lugar bonito e com frequência um local de reunião para atividades sociais. É amável, cordial, encantador e bondoso com todos, porque seu bem‑estar emocional depende da aprovação dos outros. Prefere ceder a enfrentar situações de conflito.
Raramente age por impulso. Seus relacionamentos são pautados no equilíbrio, seus sentimentos são analisados de acordo com a razão. A indecisão pode ser fruto desse excesso de cuidado. Fica facilmente perturbado por relacionamentos desarmoniosos, que têm efeito prejudicial sobre a sua saúde.
Esta posição da Lua pode proporcionar talento para relações públicas. Também indica uma ligação com os pais, especialmente a mãe.  No lado negativo, pode implicar dependência dos outros para adquirir segurança emocional. Há tendência para ser facilmente influenciável.
Deve aprender a ter pulso firme quando necessário, para evitar que alguém tome iniciativas em seu lugar. É preciso também aprender a impor suas vontades, pois muitas vezes esquece de si mesmo para colocar os outros em primeiro plano.

LUA EM ESCORPIÃO
Nascer com a Lua no signo de Escorpião é estar sujeito a emoções fortes, aos aprendizados e mudanças produzidos pela superação de momentos difíceis, principalmente quando há alguma perda envolvida. Quem tem a Lua em Escorpião costuma mergulhar de cabeça nas relações. Vive o extremo das emoções, tanto as destrutivas quanto as de potencial criativo.
Os mistérios e segredos o atraem. Os sentimentos são intensos quando envolvem a paixão. Há tendência para levar muito a sério os assuntos pessoais, o que algumas vezes leva à possessividade. Em alguns casos, a um ciúme violento. Quando isso é levado ao extremo, pode guardar ressentimentos e planejar uma vingança na ocasião oportuna. De qualquer forma, não esquece tão  facilmente as afrontas pessoais.
A inclinação para remoer pensamentos deve ser observada e controlada. É preciso cuidado também com o desejo de manipular ou dominar os outros por meios sutis. Assim como o Escorpião possui o ferrão para se defender, pode usar o seu “veneno” nas situações de desequilíbrio emocional. Há tendência também para a teimosia, devido à ligação emocional com os seus próprios desejos.
O desafio é cultivar a doçura para manter suas relações. Contudo, se houver uma direção clara e motivação correta, pode contar com determinação para alcançar um objetivo que valha a pena. Pode também ajudar a curar as dores dos outros, devido à sensibilidade para o sofrimento alheio.

LUA EM SAGITÁRIO
A Lua no signo de Sagitário indica uma natureza emocional idealista e elevada. O nativo aspira a metas elevadas, porém, pode não possuir uma percepção muito realista da vida. Pode haver forte ligação com crenças religiosas ou filosóficas, incutidas pelos pais no início da vida. Quem tem a Lua em Sagitário é otimista, entusiasmado e alegre, raramente se acomoda, pois gosta de expandir suas fronteiras. Gosta de trazer mundos distantes para perto de si, viajar, movimentar-se com rapidez. Com frequência fixa suas raízes em países estrangeiros ou lugares muito afastados do local de nascimento.  Há tendência para se identificar com certos valores sociais devido a razões emocionais, pessoais e inconscientemente motivadas. Por causa disso, não possuir objetividade no seu ponto de vista sobre questões sociais. Pode haver intransigência, arrogância, deboche e uma atitude egoísta superior.
O desafio é evoluir emocionalmente, ser mais flexível. Procurar compreender os sentimentos, transformar emoções e desejos instintivos (que muitas vezes se manifestam de forma amplificada) com base na razão. É preciso também aprender a valorizar o que já foi conquistado, para controlar a insatisfação e aproveitar melhor o que está próximo de seu alcance.

LUA EM CAPRICÓRNIO
A Lua no signo de Capricórnio indica uma natureza reservada e cautelosa, inclinada à frieza e à austeridade. O nativo procura racionalizar os sentimentos, prefere agir ao invés de falar sobre as emoções. Leva a vida a sério e se identifica emocionalmente com valores materiais, em detrimento dos valores espirituais. Nascer com a Lua em Capricórnio é ser trabalhador, exigente e ambicioso. Mas suas ambições possuem uma tendência pessoal, voltada ao status e à segurança financeira. A sua ativa busca de dinheiro e poder, bem como de status para si mesmas e sua família, pode levar a investimentos egoístas, principalmente quando está em posição de maior responsabilidade social.
Há tendência para timidez e insegurança a respeito de seu próprio valor. Pode ser sensível à falta de consideração, real ou imaginária. Por causa disso, procura se justificar pela dignidade pessoal e ambição para vencer. Pode haver também tendências calculistas para obter o poder a qualquer custo, sem considerar os sentimentos dos outros.
Na via positiva, pode desenvolver solidez emocional e assim cultivar a confiança dos outros. É capaz de fazer sacrifícios para atender as demandas familiares, dominar bem as emoções ao lidar com as pressões exigidas na construção de uma carreira. O desafio é aprender a expressar os sentimentos. Equilibrar o dever e a responsabilidade com mais suavidade e doçura.

LUA EM AQUÁRIO
Nascer com a Lua no signo de Aquário é contar com capacidade para compreender as necessidades da humanidade. É buscar a liberdade de expressão emocional e exigir liberdade de movimentos dentro do cenário doméstico. É provável que as relações familiares sejam incomuns. O seu lar pode ser um local de reunião para amigos e atividades em grupo.
A Lua em Aquário pode proporcionar lampejos de conhecimento intuitivo. Os cuidados e os interesses se voltam para a coletividade, as amizades, as novidades, o convívio social, a participação ativa em ações humanitárias. Novas relações são sempre bem-vindas.
Mas há pouca habilidade para lidar com sentimentalismos. A Lua em Aquário pode proporcionar também reações emocionais imprevisíveis, uma tendência à perversidade emocional e à teimosia, ou uma inquietação e necessidade irracional de liberdade a qualquer custo. Também pode haver medo de envolvimentos emocionais devido à ameaça que eles representam para a liberdade pessoal.
Quanto mais a liberdade for respeitada, mais pode se ligar às pessoas. Mas é preciso aprender a valorizar os laços de afeto e os sentimentos. Perceber as necessidades alheias para que possa servir e ajudar os outros, formando assim relações de amizade sinceras e duradouras.

LUA EM PEIXES
Nascer com a Lua no signo de Peixes é ser dotado de uma natureza emocional hipersensível. Assim, pode ser como uma esponja psíquica, que absorve os pensamentos e as emoções dos outros. É bondoso, intuitivo e compreensivo, devido à sua sensibilidade aos sentimentos alheios.
Entretanto, pode se magoar facilmente e desenvolver um complexo de perseguição. Essa sensibilidade extrema pode fazer com que se sinta psicologicamente vulnerável e até mesmo se afaste ou se isole, para que possa se proteger emocionalmente.
A Lua em Peixes indica uma imaginação ativa, criativa e inspirada, que pode resultar em manifestações poéticas, musicais ou artísticas. O nativo é sonhador e costuma viver com os pés longe do chão, já que é nas alturas que busca sua inspiração. As relações são construídas com base nos sonhos para o futuro. O perigo é idealizar as pessoas de tal forma que seja difícil corresponder às suas expectativas.
Pode haver também, em alguns casos, tendências neuróticas ou psicóticas, quando é dominado por questões do inconsciente. Em alguns casos, há timidez. É preciso aprender a organizar melhor seus sentimentos. Conhecer-se melhor, desenvolver um lado mais crítico e realista para que possa separar o que é seu e o que é do outro. Assim pode expressar sua sensibilidade com mais segurança, estabilidade, equilíbrio e clareza.

Leia também:
CARACTERÍSTICAS DOS SIGNOS
AS CARACTERÍSTICAS DO SIGNO ASCENDENTE

Marcelo Dalla
Formado em Comunicação pela ECA – USP. Estuda astrologia há 30 anos, atua profissionalmente como astrólogo no Brasil e em Portugal há 10 anos. Especializado em Astrologia Cármica. Terapeuta Florais de Bach e Xamanismo, também é artista gráfico e criador de mandalas. Publicou em Portugal os livros MANDALAS MÁGICAS e MANDALAS SIGNOS DO ZODÍACO, ambos pela editora Verso de Kapa.
www.marcelodalla.com

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA