possível
adjetivo de dois gêneros
1. que preenche as condições necessárias para ser, existir ou realizar-se.
2. que pode ser verdadeiro; que talvez exista ou vá existir; admissível, concebível. “uma gama de p. soluções para o problema”

Essa é uma forma útil de se livrar de culpas e remorsos. A melhor coisa a se fazer quando a sensação de impotência paralisa é focar nos esforços feitos diante dos desafios propostos.

Muitas pessoas, com receio de não chegarem, não dão nem o primeiro passo. Nesse momento, basta se lembrar que o que vale é começar, da forma que sabe e com os recursos que tem.

A vitória é mérito de quem quer e para isso acontecer, basta começar com o possível. Costumo dizer que os vencedores não dão ouvidos aos que colocam empecilhos, aos que desencorajam por medo, aos que impõem limites.

Mas, pensando em como isso pode ser limitador, seguem algumas dicas:

  • Toda vez que der vontade de recuar, lembre-se do quanto já superou e como foi bom!
  • A cada passo, refaça a rota, repense as metas.
  • Mire-se em alguém que você admire e chegou onde quer chegar.
  • Com a sensação de vulnerabilidade, lembre-se de um modelo que te inspirou.
  • Após cada conquista, comemore. Tenha a sensação de que foi o bastante. Ter momentos de gratidão é fundamental para o sucesso no passo seguinte.
  • Por fim, se divertir é parte do processo. A vitória não é somente a chegada, mas o trajeto. Quanto mais ele for prazeroso, mais saboroso será.

Claro que somos, diariamente, convidados a nos superarmos. Bom isso. Mas, saiba, é fundamental achar que bastou. A constante insatisfação gera ansiedade e isso tira o gosto da vitória.

O impossível é resultado da disciplina, da constância, da determinação. Reveja a trajetória dos grandes campeões, compare as conquistas dos ídolos de várias gerações e se inspire.

Toda conquista precisa de intenção e inspiração para colorir a árdua tarefa de se transformar a cada etapa.

Carla Brandão
Jornalista, palestrante, life coach certificada, escritora e professora universitária. Estuda e difunde os benefícios da programação neurolinguística, do mindfulness, da meditação e da psicologia positiva há dez anos. Especialista em desenvolvimento humano, com visão prática sobre automotivação, administração do tempo, melhoria contínua e inovação. Autora do livro #DoeCoragem – Manual divertido de viver o agora e criadora do Podcast “Na trilha da Coragem”. email: carla@acommunica.com.br

COMPARTILHAR