A Serra da Mantiqueira é um lugar especial, a ponto de nos presentear com coisas lindas, uma delas é a voz de Ceumar. Você já deve ter sentido o corpo arrepiar ao ouvir um instrumento, uma orquestração, um arranjo musical, um cantor ou uma cantora. Isso acontece poucas vezes comigo, e por razões diferentes, ao escutar artistas como Billie Holiday, John Coltrane, Paulinho da Vila, Luiz Melodia, Maria Bethânia, Pena Branca e Xavantinho e um grupo folclórico de Pastorinhas, durante uma apresentação de grupos folclóricos, no interior de Minas Gerais. E aconteceu também quando ouvi as primeiras frases de Dindinha entoadas por ela em uma gravação para o Canal Rural, vinte anos atrás.

Zeca Baleiro produziu e assinou a canção que deu nome ao seu disco de estréia, Dindinha, de 2000. O disco também teve a parceria de Tata Fernandes. Em Sempre Viva, Ceumar estreou como produtora, arranjadora e compositora, ao lado da poeta Alice Ruiz, na canção “Avesso”, e de Chico César e Tata Fernandes, em “Boca da Noite”. O terceiro disco, Achou!, de 2005, ela se reuniu com o parceiro Dante Ozzetti. O trabalho mais autoral da cantora é Meu Nome, lançado em 2009.

Depois, Ceumar foi mostrar seu canto na Holanda e por lá ficou por seis anos e realizou o cd Live in Amsterdam, em 2010. SILENCIA, de 2014, é o sexto álbum e revela momentos de uma nova fase na vida dessa mineira, repleta de reflexão e descobertas pessoais e espirituais. O trabalho foi gravado “ao vivo”, mas em estúdio e foi produzido pelo cellista francês Vincent Ségal.

Agora, reencontrei essa cantora de voz melódica e suave, com uma afinação translúcida e um repertório cheio de poesia e encantamento e referências de sua raiz mineira. Ceumar conversou com o Marcelo Dalla para o Astroclick em sua casa, na Zona Leste de São Paulo. No quintal com muitas flores e bananeiras, ela canta e conta suas realizações, sobre a vida e seu próximo trabalho.

Assista a entrevista e visite o site dessa cantora para sentir grandes emoções ao ouvir sua voz e as coisas que ela cante. No site também é possível baixar suas músicas.

http://ceumar.com.br/
Perfil no Soundcloud: https://soundcloud.com/ceumar-singer

Discografia de Ceumar:

Dindinha (CD/2000)
Sempre viva (CD/2003) Elo Music.
Achou! (CD/2006) (com Dante Ozzetti)
Meu Nome (CD/2009) Solo – Circus Produções
Live in Amsterdam (CD/2010) Solo – gravado no Tropentheater (não foi lançado no Brasil)
Silencia (CD/2014)

Ronaldo Cooper
Nasceu em Porto Alegre, é jornalista, roteirista, fotógrafo e editor do blog VisualZine.
visualzine.blogspot.com.br

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA