O rapper Criolo em dez sambas

O cantor e compositor Criolo disponibilizou seu mais recente disco para download gratuito em seu site oficial. É só entrar lá, clicar e curtir boa música. Não é a primeira vez que o rapper faz isso. A gentileza aconteceu quando lançou seu segundo álbum Nó na Orelha, em 2011. Também não é a primeira vez que Criolo se aproxima do samba. Só que esse novo trabalho Espiral de Ilusão é todo dedicado ao samba.

Espiral de Ilusão com capa de Elifas Andreato

Espiral de Ilusão apresenta dez sambas inéditos e faz um passeio por pelos subgêneros samba de breque, gafieira, jongo e samba rural. São dez faixas, oito compostas por Criolo, uma em parceiros Ricardo Rabelo e Jefferson Santiago e uma de autoria de Rabelo e Dito Silva. As letras das músicas hora são retratos da realidade ou trazem pitadas de malandragem e malícia, para em outros momentos destacar a poesia e o acalanto.

Para um artista que acredita que o samba e o rap caminham juntos, não parece estranho para ele se voltar ao ritmo mais brasileiro. A energia ancestral do samba marcou o paulista do Grajaú quando ele parou para ouvir a coleção de discos do pai, formada por coletâneas de Samba Rock, e obras de Martinho da Vila, Benito di Paula, João Bosco e Moreira da Silva.

A capa do disco foi realizada pelo artista Elifas Andreato, que já foi responsável por capas que ficaram famosas de LPs de Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Chico Buarque, Clara Nunes e Adoniran Barbosa, só para citar alguns. No oficial site do artista também pode ser baixada o primeiro volume da Revista Criolo, que traz, em uma belíssima edição produzida pela Oloko Records/Codex UQBAR, uma entrevista com o artista, as letras e as partituras das músicas, além de fotos e desenhos. Corre, lá ! Baixe e ouça Espiral de Ilusão. Você vai gostar.
www.criolo.net

 

Ronaldo Cooper
Nasceu em Porto Alegre, é jornalista, roteirista, fotógrafo e editor do blog VisualZine.

visualzine.blogspot.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA