Quer visitar países onde fumaça, fuligem, lixo, mar, lagos e rios poluídos deixaram de fazer parte da vida das pessoas? Para quem gosta de ambientes ecologicamente equilibrados, selecionei os 10 países que atingiram a posição de mais limpos do mundo.

Começamos o passeio em busca de pureza ambiental por um lugar bem distante e que alcançou o alto do pódio, a Islândia. Esta ilha no norte do oceano Atlântico combina um território pequeno e uma sociedade altamente consciente sobre a necessidade de proteger o meio ambiente e a necessidade de desenvolver projetos eficientes de proteção da natureza. A Islândia tem o ar mais puro do planeta, centros urbanos excepcionalmente limpos, um sistema de saúde eficiente e os índices de poluição pela indústria local são bem pequenos.

Breiddalsvik, no litoral leste da Islândia

A Suécia ocupa a segunda posição entre os países mais limpos do mundo. O país tem a população mais interessada e ativa quando o assunto é ecologia. Por isso, o governo se esforça para aumentar as áreas verdes e preservar os recursos naturais, além de exportar conhecimento e tecnologia voltados à preservação ecológica.

Humlegården, Estocolmo

A Suíça tem uma geografia privilegiada e com o objetivo de proteger esse patrimônio natural, o país buscou uma organização social e a implantação de políticas voltadas à preservação do meio ambiente. Com montanhas, vales, florestas, muito ar puro, alto padrão de vida, o país europeu é outro destino perfeito para aqueles que buscam um encontro intenso com a natureza.

Berna, Suíça

Outro país da Escandinávia, considerada a região mais limpa do planeta, a Noruega é mais um exemplo de sociedade ambientalmente consciente e se esforça para aumentar iniciativas conjuntas com os países vizinhos para buscar soluções sobre a questão. O povo norueguês ama a natureza, as atividades ao ar livre e tem um dos melhores índices de saúde e longevidade.

Fiorde Romsdal, Noruega

Saindo da Europa, chegamos à África. As Ilhas Maurício é um pequeno arquipélago no oceano Índico e é considerado também o país o mais limpo do continente africano. O tamanho do seu território, as políticas públicas e a ausência de explosão demográfica são fatores que facilitam as coisas por lá. O número reduzido de habitantes permitiu estabelecer uma sociedade ecoverde no local.

Ilha Maurício

A sexta colocada é a primeira representante americana. A Costa Rica tem um meio ambiente rico em diversidade de plantas e animais. Suas florestas são exuberantes e rios e praias têm as águas mais limpas entre os países das três Américas.

Parque Nacional Vulcão Tenorio, Costa Rica

A França apresenta a melhor qualidade da água entre os países do continente europeu. Lixo nas ruas é uma hipótese remota, porque o francês é ambientalmente consciente e engajado e a dedicação do povo aos parques e jardins é incomparável.

Jardim e Castelo de Vaux le Vicomte, França

Se você procura por ar limpo e fresco, a geografia e a natureza da Áustria são perfeitas. Com cidades impecavelmente limpas, entre montanhas, lagos, florestas, bosques e jardins, com uma variedade considerável de plantas e flores. O país oferece condições perfeitas para se levar uma vida saudável.

Parque Sölktäler, Steiermark, Áustria

Cuba entra na lista em nono lugar devido ao seu preservado ecossistema. E você pode pensar: Ih! País latino, pobre. Só pode sujo e feio. Ledo engano. Havana é muito limpa e a natureza da ilha floresce o ano todo. Com alto nível de conscientização e colaboração coletiva sobre assuntos ligados ao meio ambiente, Cuba buscou soluções para outro problema, a preservação da vida marinha, essencial para a produção de alimentos no país. A preservação da natureza é acompanhada por um bom sistema de saúde oferecido à população, fator importante em o país conquistar a nona posição.

Paseo del Prado, Havana

Cidade estado que ocupa 63 ilhas, Cingapura é um lugar próspero, com eficientes iniciativas sustentáveis. Apresenta o maior IDH dos países asiáticos, alta tecnologia, qualidade de vida e é uma das comunidades ecoverdes mais desenvolvidas do planeta. O seu território é altamente urbanizado, mas quase a metade dele é coberto por vegetação. Cingapura se destaca ainda como um exemplo perfeito de cidade biofílica, incorporando a natureza ao design urbano, desde a copa das árvores até seu delicado ecossistema.

Gardens By The Bay, Cingapura

E para estimular ainda mais seu desejo de conhecer lugares impecáveis em termos de limpeza, deixo uma lista das 20 cidades mais limpas do mundo como a sugestão:

1 – Tóquio – Japão
2 – Cingapura
3 – Zurique – Suíça
4 – Viena – Áustria
5 – Estocolmo – Suécia
6 – Dubai – Emirados Árabes
7 – Dubrovnik – Croácia
8 – Munique – Alemanha
9 – Copenhague – Dinamarca
10 – Praga – República Checa
11 – Seoul – Coreia do Sul
12 – Dublin – Irlanda
13 – Barcelona – Espanha
14 – Toronto – Canadá
15 – Oslo – Noruega
16 – Budapeste – Hungria
17 – Cidade do Cabo – África do Sul
18 – Cancún – México
19 – Amsterdã – Holanda
20 – Istambul – Turquia

Ronaldo Cooper
Nasceu em Porto Alegre, é jornalista, roteirista, fotógrafo e editor do blog VisualZine.
visualzine.blogspot.com.br

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA