Temos vivido um momento atual muito peculiar, onde temos de um lado, muita tecnologia e avanços em várias áreas e de outro, muito desconforto emocional. Nunca se falou tanto em depressão como atualmente.

Parece paradoxal ter acesso a tanta informação, instantaneamente, tantos recursos à nossa disposição, e tanta dificuldade em lidarmos com algo tão pertinente a nós: as nossas emoções. Fazemos um esforço quase brutal para nos distrairmos delas. Nunca disfarçamos tanto nossa vulnerabilidade.

Parecer feliz é a ordem do dia. Mas, nem sempre estamos realmente felizes. Ficamos em dúvida de qual caminho seguir, não vemos luz no fim do túnel, ficamos indecisos, e tá tudo bem. Faz parte do viver.

Porém, estamos aqui para evoluir e crescer. Acionar a nossa força diante dos desafios que se apresentam, num movimento de conexão com o nosso Eu Real. O resto, é ilusão. E tudo fica mais leve, claro, se entendermos o funcionamento da vida. Aceitar tudo o que se apresenta, do jeito que for. Sair da vitimização, pegar as rédeas da própria vida nas mãos e investir energia em mudar, transformar, sair do lugar de desconforto em que nos colocamos.

Mas, se a vida tá punk, e eu sei que em alguns momentos fica mesmo, existem muitas alternativas que nos ajudam a fazer esse movimento de volta para dentro de nós, neutralizando esse grande chamado externo para tudo o que nos afasta de quem somos. E essa é a razão de estarmos em tantas dificuldades: muitas vezes nos distanciamos de nós mesmos.

Porém, temos ótimas alternativas para nos auxiliar: uma delas, é trazer consciência para a respiração que, para nós é tão natural que não prestamos atenção a ela e nem sequer imaginamos que não sabemos respirar.

Parece brincadeira, mas não é. Aprender a respirar, é fundamental para a nossa saúde. Muitas vezes, ao final de um dia que nem foi muito cansativo, nos sentimos esgotados, exaustos. Isso acontece porque, ao invés de nos reenergizarmos, acontece o oposto: perdemos energia por não nos darmos conta da nossa respiração.

Através da inalação, nos preenchemos de energia vital e na exalação, eliminamos energias densas e resíduos que não precisam estar no nosso organismo, num movimento contínuo de esvaziamento e renovação.

Um outro ganho importantíssimo na respiração consciente, é trazer nossa atenção para nós e para o momento presente, pois não há como pensar no passado ou no futuro, nos distrair, se estivermos atentos ao nosso movimento respiratório. É imediato. Rapidamente estamos no aqui e agora, o único tempo real. O único tempo possível de fazermos algo em nosso benefício!

Mas, para que a respiração se torne uma aliada, é preciso treino. Quer experimentar?

Não tem mistério: sente-se de maneira confortável, comece respirando normalmente, percebendo a qualidade do fluxo da respiração, se está acelerado ou tranqüilo, percebendo as batidas do coração, o seu ritmo, tomando consciência do seu corpo, se tem alguma parte tensionada, dolorida… se tiver, vai relaxando, respirando ali no incômodo… respira…depois, sentindo as emoções, quais as mais flagrantes, não existe certa ou errada, percebendo-as mas não se fixando nelas… respirando… agora, o teor dos pensamentos, lembrando que não existe pensamento feio ou bonito, são só pensamentos, eles vem e vão.

Nesse momento, se quiser, conta quatro tempos para inalar e quatro tempos para exalar, menos ou mais, o que for possível e confortável para você, durante cinco minutos. O horário é por sua conta. De manhã, à noite antes de dormir, ou os dois, fica a seu critério.

O objetivo dessa prática, é alinhar a nossa energia, facilitar o processo de autoconhecimento e nos conectar com nosso estado natural de paz e tranqüilidade, fundamental para respondermos à vida de forma mais leve, assertiva e fluida!

Claudia Lontra – Terapeuta Integrativa, atua com as técnicas de Light Touch, Fogo Sagrado – Alinhamento Energético e Reiki. Estudiosa de técnicas de Cura Nativa/Xamanismo e organizadora do “Projeto Ressignificar-te”, em que, através da arte de recortes e colagens manuais de imagens, as emoções se manifestam a partir da espontaneidade de expressão, transformando-se em lindos trabalhos! Email: claudialontra@yahoo.com.br

COMPARTILHAR