Geralmente não nos resta alternativa a não ser reclamar da programação da televisão. Mesmo os canais por assinatura se acostumaram a nos oferecer programas que pecam pela falta de imaginação e criatividade, sobrevivendo com sua imensa preguiça popularesca. E quem quer curtir algumas horas em frente a esse aparelho tão doméstico, ganha a irritante e neurótica atitude, que quase se transforma em TOC, de ficar apertando o botãozinho do controle remoto em busca de algo interessante.

São raras as exceções, entre elas está o canal Arte 1. Nele, você pode ter um encontro mais sincero e instigante com a dança, música clássica e popular brasileira, artes visuais, arquitetura, design, literatura, teatro, ópera, séries, documentários, cinema clássico e contemporâneo.

Lançado oficialmente em março de 2013 pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, o Arte 1 oferece o que falta na maioria dos canais de tv, conteúdos criados para um público que busca informação e entretenimento sobre algo  essencial, a arte, a maior manifestação de como o ser humano traduz a vida. O canal é uma fonte de oxigênio em meio ao marasmo televisivo.

A programação abre espaço para produções nacionais e internacionais, independentes e premiadas, com tamanha qualidade, que fez o Arte 1 receber a Menção Honrosa do Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, pela iniciativa de criação de um canal de cultura e também o Prêmio ABCA 2014, na categoria de difusão das artes visuais na mídia. O canal recebeu ainda a classificação de “canal brasileiro de espaço qualificado” dada pela Ancine – Agência Nacional de Cinema.

Se em um momento de aconchego você ligar a tv, lembre de aproveitar os programas mostrados pelo Arte 1. Experimente fugir do óbvio. Vejam alguns destaques dos 26 programas que ele apresenta:

Arte 1 Em Movimento
Ancorado de diferentes locais ligados às artes, fala sobre música, literatura, teatro, dança, artes visuais, cinema e fotografia. Vai ao ar na quinta-feira, às 22h30. O programa abre espaço para artistas de todos os gêneros, diferentes manifestações artísticas e acompanha os principais eventos do calendário artístico do Brasil e do mundo, como festivais, as Bienais de São Paulo e Veneza, SP-Arte, Flip e Artbo, em Bogotá, entre outros.

Estilo Arte 1
Apresenta as principais tendências em arquitetura, design, moda e gastronomia, além de traçar o perfil e o processo criativo de artistas renomados e jovens revelações. No ar sábado, às 21h.

Arte 1 ComTexto
Onde o livreiro Pedro Herz fala sobre livros e criação literária, e entrevista escritores, editores e ilustradores. Sábado, às 22h30.

Magazine Arte 1 com The New York Times
O programa traz um panorama sobre os grandes lançamentos da arte, do cinema e das artes visuais nacionais e internacionais.

Arte 1 Na Dança
Espetáculos das companhias mais importantes do Brasil e do mundo. Toda quarta, às 22h30.

Arte 1 Visual
Um panorama das artes visuais no Brasil e no mundo, dos artistas consagrados aos novos talentos. Toda terça, às 22h30.

Cine Clube Arte 1
Apresenta filmes contemporâneos que se destacaram nos principais festivais brasileiros e estrangeiros. Segunda, quarta e domingo, à 0h.

Arte 1 In Concert
Os grandes nomes da música clássica. Os principais regentes e orquestras do mundo em concertos inesquecíveis. Segunda, às 22h30.

Arte 1 Apresenta
Com espetáculos e apresentações de dança, ópera e todos os estilos de música. Sexta-feira, às 22h30.

Cine Clube Arte 1 Clássicos
Os filmes que marcaram a história do cinema de arte brasileiro e internacional. Toda sexta, à 0h.

Arte 1 Documenta
Uma seleção de documentários exibidos em mostras especializadas no Brasil e no mundo. Todas as terças e quintas, à 0h.

Bio Arte 1
Biografias dos maiores artistas do Brasil e do mundo: escritores, pintores, atores, dramaturgos e diretores. Todo domingo, às 21h.

Arte 1 Em Série
Histórias espetaculares em séries produzidas especialmente para a televisão. De segunda a sábado, às 21h30.

O canal integra a grade de programação das principais TVs a cabo. Sky – 183; Oi TV – 85; GVT – 84; Vivo TV – cabo 102; satélite 555; fibra 627. Net – 553 e Claro TV – 553.

Acompanhe a programação do Arte 1:
http://arte1.band.uol.com.br/
https://www.facebook.com/canalarte1

Ronaldo Cooper
Nasceu em Porto Alegre, é jornalista, roteirista, fotógrafo e editor do blog VisualZine.
visualzine.blogspot.com.br

 

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA