A vida é corrida, exigente e fica difícil manter o equilíbrio emocional quando estamos cansados física e mentalmente. É nessas horas que falamos mais do que deveríamos, não ouvimos o que é falado e deixamos antigas crenças nos dominarem. Geralmente, são as piores.

Uma delas é a culpa. Essa sensação costuma insistir em chegar quando não temos claro nosso papel e nossa missão. Não somos culpados de nada que é feito sem intenção. Quando erramos sem querer, basta ajustar as velas e corrigir o barco. Pedir desculpas é uma boa ferramenta complementar. Todo mundo gosta de ouvir.

Mas, aposto que muitos que estão lendo esse artigo, agora, sabem bem o quanto a culpa corrói e debilita o estado emocional. E a pergunta é: como reverter?

E eu te digo. A primeira coisa a se fazer é respirar , olhar para os lados e ver que há vida fora da caixinha do seu problema. Depois, outra boa opção é ler, ver e interagir com pessoas e conteúdos bacanas. Mudar a energia.

Geralmente, achamos que não é possível virar o jogo e esse momento lembra o golpe final do Judô. Não, esse não é o Ipon e o tempo exige recuperação. Quanto mais rápido, melhor.

Para concretizar e ajustar o humor, a respiração e intenção dou a dica final: feche os olhos, se lembre de algum momento bom da sua vida, se conecte com essa sensação. Para quem tem dificuldade, ainda vale ouvir uma música que te remeta a uma boa lembrança. Recuperar rápido traz melhoria de raciocínio e humor.

E, para a próxima semana, vai uma mensagem: reúna tudo o que te lembre culpa. Se ainda há algum sentimento ruim, procure zerar, perdoar ou pedir desculpa. Quanto mais leve for a bagagem, mais fácil será a jornada.

Carla Brandão
Comunicadora por opção. Jornalista por profissão. Especialista em desenvolvimento humano por vocação. Pensamentos transformadores, evolução e treinamento. Visão divertida sobre automotivação, administração do tempo, melhoria contínua e inovação. Life Coach e Palestrante com foco na transformação da vida em uma fonte de aprendizado e felicidade! Autora do livro #DoeCoragem – Manual Divertido de Viver o Agora.
email: carla@acommunica.com

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA