A Árvore é encontrada como um símbolo sagrado em várias culturas e nas mais diversas épocas da história. Faz parte da tradição de povos tão distintos quanto Maias, Escandinavos, Chineses, Maoris, Africanos e Hebreus.

The Tree of Wishes by Selenada

A Árvore Sagrada representa a estrutura do universo: seus galhos simbolizam a conexão com as dimensões superiores da existência, ao passo que a raiz evoca o vínculo com os aspectos mais primitivos e funcionais de nossas vidas. Da mesma forma, as múltiplas dimensões da Árvore e seus frutos representam os atributos positivos do Eterno.

Tree by Puppet Soul

A árvore abrange três níveis do Cosmo: as raízes atingem o universo subterrâneo e as profundezas, o tronco está na superfície da terra, e os galhos e as folhas alcançam o ponto mais alto, atraídos pela luz do céu.

Tree by Sedeptra

O simbolismo mais conhecido da árvore é de símbolo da vida, representando a perpétua evolução, sempre em ascensão vertical, subindo em direção ao céu. A representação da Árvore da Vida está presente em diferentes mitologias. Diz-se que quem comesse dos frutos dessa árvore – que cresceu no Paraíso – adquiria a imortalidade.

Simple Tree by Masterteacher

A Árvore da Vida se converte em Árvore de Conhecimento no cenário bíblico. Em desobediência a Deus, ao provar o fruto (conhecimento proibido) da Árvore do Bem e do Mal, Adão e Eva foram expulsos do paraíso, de modo que ela representa o engano e a tentação, bem como a dualidade da Natureza e do divino.

The Wishing Tree by Mar-ka

Descansando embaixo da Árvore Bodhi, ou Árvore Bo, Buda alcançou a iluminação após ter estado a sua procura ao longo de sua caminhada pela Índia que teria durado seis anos. A Árvore Bodhi é considerada sagrada pelos hindus e budistas e é símbolo de felicidade, longevidade e boa sorte.

Blue Summer Song by Gate-To-Nowhere

A árvore simboliza o crescimento de uma família ou de um povo, representa frequentemente uma genealogia, como uma árvore familiar, e pode subitamente inverter o seu significado de árvore da vida para árvore da morte.

A árvore também representa o caráter cíclico da evolução cósmica: vida, morte e regeneração. Ela cresce em posição vertical, perde as suas folhas e se regenera por incontáveis vezes, morrendo e renascendo de modo cíclico, de modo que também é um símbolo de fertilidade. Nesse sentido, pressupõe a ideia da árvore como uma concentração da fonte da vida, e possui uma ambivalência sexual representando o masculino e o feminino, sob a forma de germes e sementes.

Tree by Syntetyc

Ansiamos por atingir o crescimento da árvore, a sua altura e as suas raízes. Parecemo-nos árvores: com troncos, braços e dedos como galhos, os dedos dos pés em contato com o chão. Às vezes, na mitologia, os seres humanos são transformados em árvores. Seus suspiros, sussurros e as lágrimas transformadas em resina aludem à resistência, ao enredamento e à fixação.

Tree by Kumkumkum

A árvore pode representar um lugar de tomada de consciência, de iluminação, mas também de suspensões míticas, de sacrifício, provação e suicídio. No topo da árvore está a bela simetria da coroa da árvore, significando a união dos opostos. A alquimia fez da árvore o símbolo central, porque a árvore representa a natureza da intensa vida interna e o desenvolvimento que segue suas próprias leis.

Várias espécies de árvores também têm sua simbologia própria, que vale pesquisar. Podemos nos conectar mais profundamente com a natureza se plantarmos uma árvore com um “significado” e a observarmos crescer.

Eternal Tree with Flowers by Keiiii

As belas ilustrações foram selecionadas do DEVIANTART e estão com devidos créditos e links. Ilustração da capa: Tree of Life by Lordeeas. Sejamos felizes!

Marcelo Dalla
Formado em Comunicação pela ECA – USP.
Estuda astrologia há 30 anos e atua profissionalmente como astrólogo no Brasil e em Portugal há 10 anos.
Especializado em Astrologia Cármica, Terapeuta Florais de Bach e Xamanismo. Artista gráfico e criador de mandalas.
Publicou em Portugal os livros MANDALAS MÁGICAS e MANDALAS SIGNOS DO ZODÍACO, ambos pela editora Verso de Kapa.
Mantém uma coluna diária de astrologia no portal ASTROCLICK e coluna semanal no site
www.marcelodalla.com

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA