A Árvore é encontrada como um símbolo sagrado em várias culturas e nas mais diversas épocas da história. Faz parte da tradição de povos tão distintos quanto Maias, Escandinavos, Chineses, Maoris, Africanos e Hebreus.

The Tree of Wishes by Selenada

A Árvore Sagrada representa a estrutura do universo: seus galhos simbolizam a conexão com as dimensões superiores da existência, ao passo que a raiz evoca o vínculo com os aspectos mais primitivos e funcionais de nossas vidas. Da mesma forma, as múltiplas dimensões da Árvore e seus frutos representam os atributos positivos do Eterno.

Tree by Puppet Soul

A árvore abrange três níveis do Cosmo: as raízes atingem o universo subterrâneo e as profundezas, o tronco está na superfície da terra, e os galhos e as folhas alcançam o ponto mais alto, atraídos pela luz do céu.

Tree by Sedeptra

O simbolismo mais conhecido da árvore é de símbolo da vida, representando a perpétua evolução, sempre em ascensão vertical, subindo em direção ao céu. A representação da Árvore da Vida está presente em diferentes mitologias. Diz-se que quem comesse dos frutos dessa árvore – que cresceu no Paraíso – adquiria a imortalidade.

Simple Tree by Masterteacher

A Árvore da Vida é um sistema cabalístico hierárquico em forma de árvore, que é dividida em dez partes, ou dez frutos. Esses frutos podem ser interpretados tanto como estado do todo, do Universo, como podem ser lidos como estados de consciência. Ou seja, podem ser lidos tanto microcosmicamente, do ponto de vista do homem, como macrocosmicamente, ou seja, do ponto de vista do universo em geral. Macrocosmicamente, a Árvore deve ser lida de cima para baixo, e microcosmicamente, deve ser lida de baixo para cima.

A Árvore da Vida se converte em Árvore de Conhecimento no cenário bíblico. Em desobediência a Deus, ao provar o fruto (conhecimento proibido) da Árvore do Bem e do Mal, Adão e Eva foram expulsos do paraíso, de modo que ela representa o engano e a tentação, bem como a dualidade da Natureza e do divino.

The Wishing Tree by Mar-ka

Descansando embaixo da Árvore Bodhi, ou Árvore Bo, Buda alcançou a iluminação após ter estado a sua procura ao longo de sua caminhada pela Índia que teria durado seis anos. A Árvore Bodhi é considerada sagrada pelos hindus e budistas e é símbolo de felicidade, longevidade e boa sorte.

Blue Summer Song by Gate-To-Nowhere

A árvore simboliza o crescimento de uma família ou de um povo, representa frequentemente uma genealogia, como uma árvore familiar, e pode subitamente inverter o seu significado de árvore da vida para árvore da morte.

A árvore também representa o caráter cíclico da evolução cósmica: vida, morte e regeneração. Ela cresce em posição vertical, perde as suas folhas e se regenera por incontáveis vezes, morrendo e renascendo de modo cíclico, de modo que também é um símbolo de fertilidade. Nesse sentido, pressupõe a ideia da árvore como uma concentração da fonte da vida, e possui uma ambivalência sexual representando o masculino e o feminino, sob a forma de germes e sementes.

Tree by Syntetyc

Ansiamos por atingir o crescimento da árvore, a sua altura e as suas raízes. Parecemo-nos árvores: com troncos, braços e dedos como galhos, os dedos dos pés em contato com o chão. Às vezes, na mitologia, os seres humanos são transformados em árvores. Seus suspiros, sussurros e as lágrimas transformadas em resina aludem à resistência, ao enredamento e à fixação.

Tree by Kumkumkum

A árvore pode representar um lugar de tomada de consciência, de iluminação, mas também de suspensões míticas, de sacrifício, provação e suicídio. No topo da árvore está a bela simetria da coroa da árvore, significando a união dos opostos. A alquimia fez da árvore o símbolo central, porque a árvore representa a natureza da intensa vida interna e o desenvolvimento que segue suas próprias leis.

Várias espécies de árvores também têm sua simbologia própria, que vale pesquisar. Podemos nos conectar mais profundamente com a natureza se plantarmos uma árvore com um “significado” e a observarmos crescer.

Eternal Tree with Flowers by Keiiii

As belas ilustrações foram selecionadas do DEVIANTART e estão com devidos créditos e links. Ilustração da capa: Tree of Life by Lordeeas. Sejamos felizes!

Marcelo Dalla
Formado em Comunicação pela ECA – USP.
Estuda astrologia há 30 anos e atua profissionalmente como astrólogo no Brasil e em Portugal há 10 anos.
Especializado em Astrologia Cármica, Terapeuta Florais de Bach e Xamanismo. Artista gráfico e criador de mandalas.
Publicou em Portugal os livros MANDALAS MÁGICAS e MANDALAS SIGNOS DO ZODÍACO, ambos pela editora Verso de Kapa.
Mantém uma coluna diária de astrologia no portal ASTROCLICK e coluna semanal no site
www.marcelodalla.com

 

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO